MAGAZINE

Uma coleccionadora de pessoas, experiências e emoções - entrevista a Raquel André

05/11/2019

Raquel André é uma artista de Lisboa que atravessou o oceano para se transformar "como artista, pessoa e mulher" no Rio de Janeiro. Depois voltou ao seu país de origem, onde se encontra actualmente a desenvolver o seu trabalho, mas uma parte de si mantém-se no Brasil. "Colecção de Artistas" é o seu mais recente espetáculo, que apresentará em Berlim dias 8 e 9 de Novembro na Tanzfabrik (Uferstr. 23, 13357 Berlim).

Foto © Afonso Sousa

"Ruth", de António Pinhão Botelho - entrevista

20/10/2019

A Berlinda conversou com António Pinhão Botelho sobre a estreia do seu filme na Alemanha durante os Portuguese Cinema Days, o contraste entre o Portugal dos anos 60 e o Portugal actual, bem como alguns dos seus projectos actuais - e até prognósticos sobre o campeonato nacional. “O desafio do filme não foram os temas, mas sim o retratar de uma época muito específica na História de Portugal”, revelou o realizador durante a entrevista.

Foto © Promo / Leopardo Filmes

Cinco dicas para aprender alemão de forma simples e lúdica

29/07/2019

Como aprender um novo idioma quando se é adulto? Pedagogos dizem que prestar atenção à cultura e ao contexto das conversas pode ajudar muito. No caso de imigrantes lusófonos que decidem morar na Alemanha, há ainda alguns requisitos que podem auxiliar.

Foto © Enio Moraes Júnior

Caetano Veloso em família no palco do Tempodrom em Berlim

07/06/2019

Com uma carreira que ultrapassa cinco décadas, Caetano Veloso dispensa apresentações. Uma das suas aparições mais recentes na Europa foi  junto de Salvador Sobral, com quem cantou "Amar pelos dois"  no final da Eurovisão 2017, aquando da vitória do cantor português naquele concurso. Dia 25 de Junho pelas 20h estará no Tempodrom, onde partilhará o palco com os seus três filhos Moreno, Zeca & Tom Veloso. O músico traz o seu mais recente trabalho „Ofertório“ ao público alemão.

Foto © Promo

“Não há arte mais directa para trazer emoção do que a música”

16/04/2019

A propósito do concerto em Berlim dia 27 de Abril no Heimathafen Neukölln (Karl-Marx-Str. 141, 12043 Berlin), a Berlinda falou com Salvador Sobral sobre a Eurovisão, a carreira que vem solidificando nos últimos anos e o novo álbum acabado de lançar, passando pelo transplante de coração e a nova “realidade terei de enfrentar”, como canta na música de abertura do álbum.

Foto © Ana Paganini

"Bandido é minoria na favela" - MC Carol em entrevista

29/03/2019

Carolina de Oliveira Lourenço, nascida no Rio de Janeiro em 1993, é uma cantora, compositora e ativista. Funkeira de nascimento, desde criança que é apelidada de Carol Bandida por sua personalidade forte e contestatária. MC Carol apresenta-se em concerto em Berlim a de 6 de Abril no Club Gretchen, após sua “fulminante actuação para 400 pessoas no ano passado”, como se pode ler na descrição do evento no site.

Foto © Fernando Schlaepfer

"O que eu canto é o que eu falo" - Conan Osiris em entrevista após concerto de estreia em Berlim

28/03/2019

A Berlinda esteve presente na noite do concerto intimista, que foi recebido de forma muito positiva e entusiástica pelo público berlinense, composto por muitos portugueses e por outros fãs locais. No dia seguinte tivemos a oportunidade de nos encontrarmos com o Conan Osiris, João Reis e o resto da equipa no Mano Café, em Kreuzberg, para uma entrevista relaxada entre chá de menta e uma fatia de cheesecake (ele adora mesmo bolos!).

Foto © Rita Couto

Fado ao Centro trazem de novo o seu Fado de Coimbra à Passionskirche

13/03/2019

Cerca de 700 aficionados encheram no ano passado a Passionskirche para ouvir Fado Ao Centro. O grupo de Coimbra voltará está em tour este ano e já passou pelos EUA, Portugal, Holanda e França, dirigindo-se ainda à Alemanha e Espanha. Fado ao Centro voltará a passar por Berlim no dia 16 de Março, pelas 19h, no mesmo local (Passionskirche, Marheinekepl. 1, 10961 Berlin).

Foto © Fado ao Centro

Conan Osiris: o fenómeno do momento em Portugal pela primeira vez em concerto em Berlim

05/03/2019

Conan Osiris - ou o fenómeno do momento em Portugal - é autor, compositor e produtor das suas músicas. “Cellulite”, “Borrego”, “Adoro Bolos” e, mais recentemente, “Telemóveis”, estão entre os mais conhecidos temas da sua autoria.  Venceu no passado dia 3 de Março o Festival da Canção 2019, tornando-se assim o escolhido para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção em Tel Aviv, Israel, em Maio. Conan Osiris estará em Berlim pela primeira vez em concerto já no dia 8 de Março no Trauma Bar und Kino (Heidestrasse 50, 10557 Berlim) pelas 20h.

Foto © Promo

“Chão“, de Camila Freitas, um retrato do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil

27/02/2019

“Chão” trata o tema da ocupação de terras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) numa usina de cana de açúcar em Santa Helena, Goiás, e a sua luta pela reforma agrária. É a primeira longa-metragem de Camila Freitas, que passou no ano passado pelo Talent Campus, e estreou na secção Forum da 69. Berlinale.

Foto © Camila Freitas

Cristina Branco apresenta o seu novo álbum “Branco” em Berlim

20/02/2019

Cristina Branco esteve em Berlim pela última vez em 2017 na Apostel-Paulus-Kirche com casa cheia e onde apresentou “Menina”. Volta agora com o seu novo álbum “Branco” no dia 7 de Março pelas 20h na Passionskirche.

Foto © Vera Linda

Cinco filmes a não perder na 69. Berlinale - Por Rui Tendinha

09/02/2019

O homem do site cinetendinha.pt deixa umas dicas para os que ainda estão indecisos sobre que filmes ir ver à 69. Berlinale. Cinco filmes para ver entre as várias secções do festival – das curtas à competição principal - pelo jornalista e crítico de cinema Rui Tendinha, um verdadeiro veterano do Festival de Cinema de Berlim que acompanha há mais de 20 anos.

Foto © Jorge Jácome

O Natal, as crianças e o trabalho dos voluntários da Berlinda

23/12/2018

O Natal aproxima-se e a Berlinda aproveita a ocasião para lembrar as crianças, eternas admiradoras desta época. Através do programa de voluntariado da Berlinda, que organiza visitas a crianças hospitalizadas na região de Berlim e Brandemburgo em parceria com o Friedensdorf, procuramos fazer-lhes companhia e mostrar-lhes que não estão sozinhas, mesmo num país desconhecido e tão longe de casa.

Foto © Berlinda

Luzes, frio e Glühwein nos mercados de Natal em Berlim

06/12/2018

A partir de final de Novembro começa a lufa-lufa dos mercados de Natal em Berlim. As típicas casinhas de madeira e o seu colorido luminoso atraem todos os anos muitos residentes e outros tantos turistas. Mas os mercados de Natal não são só para turista ver. Antes pelo contrário, para quem vive em Berlim, é uma tradição passar por um destes mercados durante a época natalícia, assim como é ver as decorações de Natal que brilham um pouco por toda a cidade.

Foto © Maria João Silva

Festa de Natal da Comunidade Portuguesa em Berlim 2018

22/11/2018

A Berlinda - associação cultural e de apoio social da comunidade de língua portuguesa em Berlim, de utilidade pública e sem fins lucrativos – organiza a Festa de Natal da Comunidade Portuguesa em Berlim. Este ano, a festa terá lugar no Domingo, dia 9 de Dezembro, no Tak Theater Aufbau Kreuzberg (Prinzenstraße 85 F, 10969 Berlin)

Foto ©Ricardo Torres

Cuca Roseta: "Desde que comecei a cantar nunca mais parei" I Entrevista

02/11/2018

Cuca Roseta apresenta-se este mês pela primeira vez na Alemanha. Em Berlim, o concerto de Cuca Roseta terá lugar a 24 de Novembro pelas 20h na Apostel-Paulus-Kirche. A cantora promete um concerto “muito intenso, nostálgico, um concerto de muitas emoções. Seja para sorrir, emocionar, ou bater o pé, o fado deve-se ouvir e viver ao vivo“.

Foto ©Pedro Ferreira 

"Quero que as pessoas fechem os olhos e viagem comigo" - Entrevista a Surma

24/10/2018

Surma é Débora Umbelino, uma rapariga de 23 anos de Leiria. A propósito da sua participação na DICE Conference + Festival no dia 2 de Novembro, a Berlinda esteve à conversa com a multifacetada jovem artista portuguesa que tem vindo a conquistar cada vez mais público um pouco por todo o mundo.

Foto ©Hugo Domingues

Dias do Cinema Português em Berlim 2018

15/10/2018

A Associação 2314 – Portugiesischer Kulturverein in Berlin, em colaboração com o Hackesche Höfe Kino, organiza o Festival Portuguese Cinema Days in Berlin 2018, que terá decorrerá de 17 a 20 de Outubro. 

Foto ©Promo / Associação 2314

A passagem do tempo e o retorno a uma verdade simples e despojada - Aline Frazão em entrevista

02/10/2018

O seu quarto álbum chama-se "Dentro da Chuva" e foi lançado no passado dia 21 de Setembro. Foi gravado no Rio de Janeiro e escrito em Luanda, cidade natal da cantora. Entrevista a Aline Frazão, que apresenta o seu "Dentro da Chuva" dia 9 de Outubro em Berlim.

Foto ©Fradique

"Portugal é um mundo por descobrir"- entrevista com a cantora Ana Lains

11/09/2018

"Portucalis" é o seu terceiro álbum, lançado em 2017, que celebra 18 anos de carreira. É também o trabalho que Ana Lains apresentaráem palco em Berlim dia 14 de Setembro pelas 20h na Apostus Paulus Kirche.

Foto © Promo

Maria Rita pela primeira vez em concerto em Berlim

09/08/2018

Uma das artistas contemporâneas mais populares do Brasil, Maria Rita estará pela primeira vez em concerto em Berlim, com seu duo íntimo 'Voz : Piano', acompanhado pelo pianista Rannieri Oliveira.

Foto © Promo

Incêndios em Portugal: a importância da aposta na investigação e criação de uma sociedade do conhecimento - Entrevista a António Ferreira

21/06/2018

António Dinis Ferreira é professor da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra e coordenador científico do Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS).  

Foto © António Ferreira

De Portugal para a Alemanha para fazer investigação no nordeste do Brasil - entrevista com José Miguel Delgado

27/05/2018

José Miguel Delgado vive em Berlim e faz o seu pós-doutoramento na Universidade de Potsdam. Formou-se em Engenharia Civil no Instituto Superior de Agronomia em Lisboa e deixou Portugal em 2007 para seguir um novo rumo profissional.

Foto © José Miguel Delgado

Espetáculo multidisciplinar "Time and (in) Movement", de Rosiris Garrido, estreia em Berlim

10/05/2018

Artista brasileira aborda o processo de envelhecimento na arte com histórias, dança aérea e humor.

Foto © Rafael BisBis

Mia Couto em Berlim com "Mulheres de Cinzas" ("Imani" na tradução alemão)

05/04/2018

Mia Couto, pseudónimo de António Emílio Leite Couto: escritos, jornalista, poeta e biólogomoçambicano. O seu mais recente livro, lançado em 2015 em Portugal,

intitula-se "Mulheres de Cinzas" (Imani", na tradução alemã), é o primeiro volume da trilogia As Areias do Imperador.

Foto © Unionsverlag

"Foi uma aventura incrível": Karim Aïnouz sobre o seu documentário “Zentral Flughafen – THF” | Berlinale

09/03/2018

Karim Aïnouz, realizador brasileiro com raízes argelinas radicado em Berlim, voltou este ano à Berlinale, onde estreou o documentário “Zentral Flughafen – THF” na secção Panorama. Entrevista para a Berlinda.

Foto © Juan Sarmiento

Noites da Berlinda | Especial Cinema

28/02/2018

No rescaldo da Berlinale, a Berlinda organiza uma noite dedicada ao cinema, em especial às curtas-metragens. Curta convidada - "Cidade Pequena", de Diogo Costa Amarante, vencedor do Urso de Ouro na secção Berlinale Shorts no ano passado.

Foto © Berlinda.org

"Mariphasa", de Sandro Aguilar - por Rui Pedro Tendinha | Berlinale

20/02/2018

Crítica de Rui Pedro Tendinha: Penso que, nas longas o "Mariphasa" é o melhor filmes português, de longe. Tem uma precisão lapidar. Acho que este puzzle não-narrativo do Sandro Aguilar tem uma geografia de cinema muito própria.

Foto: "Mariphasa", Sandro Aguiar © Promo

Cinebrasil: 13º Mostra de Cinema Brasileiro - "Há muito tempo que não tenho uma seleção tão regional", diz Sidney Martins

15/01/2018

A decorrer de 25 a 29 de Janeiro, o Cinebrasil - 13ª. Mostra Cinema Brasileiro, terá lugar no Kino Babylon. Rosa-Luxemburg-Str. 30. O Cinebrasil é já um acontecimento na cidade de Berlim, contribuindo para explorar ideias e narrativas contemporâneas com o objetivo de desafiar estereótipos sobre o Brasil e mostrar a sua diversidade e a riqueza cultural.​

Foto:© Cinebrasil

O Fado que aquece o coração

19/11/2017

Quando vou de bicicleta, dou por mim a cantar sozinha, quando passo pelos cartazes que anunciam o concerto de Telmo Pires em Berlim - o fadista vai actuar no dia 11 de novembro na Igreja Apostel-Paulus-Kirche (metro Eisenacher Str).

Foto:© Anton/Promo

"Feminista Baby!"

24/10/2017

"Feminista Baby!", em cena no Deutches Theater (várias datas até Dezembro), leva três homens a interpretar o manifesto ultra-radical da feminista Valerie Solanas, de 1967.

Foto:© Marc Wathieu

Afrikamera - Africa Lusofonia: festival de cinema africano em Berlim com foco nos países de língua portuguesa

04/11/2019

A associação cultural sem fins lucrativos toucouler e.V., organiza o festival de cinema "AFRIKAMERA" desde 2007, dedicado ao diálogo intercultural entre África e Alemanha. A Berlinda falou com dois participantes na edição este ano, focada na lusofonia: o angolano Ery Claver que estará presente com a curta "Lúcia no céu com semáforos" e o moaçambicano Mickey Fonseca que levará a sua longa "Resgate" à capital alemã. 

Foto © Nick Willing / Paula Rego

Portuguese Cinema Days 2019

23/09/2019

O cinema português estará de volta a Berlim com o festival "Portuguese Cinema Days". De 30 de Setembro a 29 de Outubro no Kino Moviemento. O início do evento, no dia 30 de Setembro, conta com a estreia na Alemanha do filme "Ruth" e a presença do realizador António Pinhão Botelho.

Foto © Promo / Leopardo Filmes

“Para os alemães sou muito português, em Portugal sou muito estrangeiro” | Entrevista a Carlos Bica

25/07/2019

Músico e compositor, Carlos Bica é conhecido pelo seu Trio Azul, composto por Frank Mobus e Jim Black. Com eles editou os álbuns “Azul” (1996), “Twist" (1999), “Look what they've done to my song” (2003), “Believer” (2006) e “Things About” (2011).  No dia em que fez  61 anos, Carlos Bica recebeu o Portugal Post (em colaboração com a Berlinda) em sua casa, no centro de Berlim, para uma entrevista.

Foto © Promo

"Permanecer e actuar" - o compromisso do escritor Luiz Ruffato com a Democracia e o Brasil I Entrevista 

20/05/2019

O escritor brasileiro esteve em Berlim nos dias 2 e 3 de Maio para uma palestra sobre a Democracia no Volksbühne e uma leitura de “O livro das impossibilidades” (Inferno Provisório: Volume IV) na associação Schwarze Risse em Kreuzberg. O autor de “Eles eram muitos Cavalos” ou “Estive em Lisboa e lembrei de você” falou à Berlinda sobre a situação política do Brasil, o seu papel activo na defesa da Democracia, a sua relação com a Alemanha e o seu mais recente romance, “Verão Tardio”.

Foto © Promo

Jenifer Solidade estreia-se em palco em Berlim

09/04/2019

Jenifer Solidade Almeida nasceu no Mindelo, ilha de São Vicente, em Cabo Verde, e começou a dar os primeiros passos na música como cantora de apoio de músicos como Tito Paris, Ildo Lobo, Nancy Vieira ou Mayra Andrade. Em 2015 lançou “Um click” na sua terra natal, que passou também por Portugal e chega agora a Berlim para um concerto na Apostel-Paulus-Kirche a 27 de Abril pelas 20h.

Foto © Promo

Landing Festival Berlin - 2a edição

28/03/2019

Pela segunda vez na capital alemã, o Landing Festival terá lugar entre 3 e 4 de Abril na Telekom Hauptstadtrepräsentanz (Französische Straße 33 a-c, 10117 Berlim). É organizado pela empresa portuguesa Landing.jobs, uma plataforma de recrutamento online com foco no setor das tecnologias de informação. O objetivo deste site de ofertas de emprego tech é facilitar o encontro entre os candidatos e as empresas que os procuram.

Foto © Promo

The Legendary Tigerman - entrevista a Paulo Furtado

17/03/2019

The Legendary Tigerman, nome artístico de Paulo Furtado, músico blues português, estará em tour pela Europa a partir de 15 de Março e passará por França, Suiça, Alemanha e Espanha. A tour pela Alemanha é uma estreia para The Legendary Tigerman, que subirá ao palco em cinco cidades: Munique (26/03), Nuremberga (27/03), Köln (28/03), Hamburgo (30/03) e Berlim (31/03).

Foto © Promo

Branko apresenta “Nosso” em Berlim

11/03/2019

Branko - ou João Barbosa - é natural de Lisboa e começou o seu percurso musical no grupo Buraka Som Sistema, que o levou pelo mundo fora em concertos. Lançou o seu primeiro trabalho a solo em 2015, “Atlas”. “Nosso”, lançado este mês,  é o seu segundo álbum e conta com a colaboração de artistas como o cantor português de origem Cabo-verdiana Dino d’Santiago, a banda peruana Dengue Dengue Dengue ou a cantora brasileira Mallu Magalhães. Branko estará em Berlim em concerto a 15 de Março pelas 23.59h no Club Gretchen.

Foto © Branko /Promo

"SIZA - UNSEEN & UNKNOWN" - Exposição do arquitecto português Álvaro Siza Vieira em Berlim

01/03/2019

Foi inaugurada a exposição do arquitecto português Álvaro Siza Vieira no dia 20 de Fevereiro na Tchoban Foundation Museum für Architekturzeichung em Berlim. A inauguração contou com a presença do arquitecto e do Embaixador de Portugal na Alemanha, Dr. João Mira Gomes e pode ser visitada até ao dia 26 de Maio.

Foto © Promo

“Marighella” - Um filme forte e visceral, mas movido por amor

27/02/2019

O filme estreou no passado dia 14 de fevereiro no Berlinale Palast com uma numerosa comitiva presente. Entre elenco, membros da produção e a própria neta de Carlos Marighella, apresentaram-se mais de 20 pessoas na antecipada estreia deste filme, que estava fora da competição. Esta antecipação foi muito devida ao envolvimento do veterano da Berlinale, Wagner Moura, que se declarou como não sendo um realizador, mas sim “um actor que realizou um filme”.

Foto © 02 Filmes

“Não acredito em esperar que as coisas aconteçam” - Aldemar Matias, “La Arrancada”

19/02/2019

“La Arrancada”, de Aldemar Matias, fez parte da secção Panorama Dokumente da 69. Berlinale. O realizador é originário de Manaus, capital do estado do Amazonas, e vive actualmente em Barcelona. “Fui fazer um mestrado em Barcelona em 2016, acabei ficando, e estou entre o alívio e a culpa de não estar no Brasil neste momento”, desabafa logo no início da conversa com a Berlinda. Não foi a primeira vez que esteve em Berlim - em 2016 já tinha participado no Berlinale Talent Campus.

Foto © ©Dublin Films

Cá e lá entre Alemanha e Portugal

19/01/2019

“Saltito entre Lisboa e Alemanha. E dentro da Alemanha saltito por vários sítios”. Mariana Martinho, 26 anos, esteve pela primeira vez naquele país em 2014. Desde esse ano, começou uma vida itinerante entre Alemanha e Portugal. É licenciada em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e viveu em Barcelona durante um semestre em Erasmus.

Foto © Mariana Martinho

Piripkura – os últimos da sua tribo - entrevista com a realizadora Mariana Oliva

20/12/2018

A Berlinda entrevistou Mariana Oliva, uma das realizadoras do documentário, que nos contou como surgiu a ideia de "Piripkura", como decorreram as filmagens na Amazónia e de que forma a trajetória dos dois índios é representativa da opressão a que os povos indígenas foram - e são - sujeitos ao longo da História do Brasil.

Foto © Promo/Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge

II Feira do Livro - uma celebração da literatura portuguesa em Berlim

26/11/2018

Decorre nos próximos dias 28, 29 e 30 de Novembro a II Feira do Livro em Berlim, uma iniciativa do Camões Berlim com o apoio da Embaixada de Portugal em Berlim. A directora do Camões Berlim contou à Berlinda que “este ano a novidade é um programa literário, paralelo à Feira do Livro”. Assim, durante os três dias da Feira irão decorrer vários eventos:  leituras de diferentes obras, tertúlias com autores portugueses e brasileiros e uma prova de vinhos.

Foto © Promo/Camões Berlim

La By'le lança o seu primeiro EP

22/11/2018

O trio musical La By’Le mistura ritmos como funk, hip hop e rap para cantar, com humor, as venturas e desventuras da adaptação de imigrantes à vida na capital alemã. O primeiro EP será lançado no dia 23 de novembro. O primeiro EP da banda será lançado no dia 23 de novembro, na Badehaus, em Berlim (Revaler Str. 99, Raw Gelände).

Foto © Berlinda.org

Bixiga 70 em Berlim para lançamento do novo álbum "Quebra Cabeça" 

28/10/2018

Os Bixiga 70 estão de volta a Berlim para um concerto dia 30 de Outubro no Yaam.  A banda brasileira de afrobeat lançou o primeiro álbum em 2011 ("I"), depois surgiu mais um disco em 2013 ("II") e o terceiro em 2015 ("III"). Bixiga 70 lançaram este ano o seu novo trabalho, "Quebra Cabeça" - o primeiro com um título – que vêm apresentar na capital alemã. 

Foto © Bixiga 70 /Promo

Natiruts em Berlim – estreia absoluta na Alemanha

21/10/2018

Naturits estará pela primeira vez ao vivo na Alemanha. A legendária banda brasileira de reggae e nomeada ao Grammy Latino apresenta-se ao vivo em Berlim dia 25 de outubro de 2018 no YAAM pelas 21h. 

Foto ©Promo

Samba acompanhado de copo de vinho - a alegria simples que transborda do palco de Zeca Pagodinho 

10/10/2018

“Se eu quiser beber eu bebo”, canta numa das suas mais famosas canções, “Maneiras”. Sob as luzes quentes do palco, Zeca Pagodinho entretém-se com uns passos de samba simples e uns acenos ao público, com especial carinho pelo seu povo brasileiro. Zeca Pagodinho está em tour pela Europa e chega a Berlim dia 13 de Outubro. 

Foto ©Berlinda.org

A lenda do samba Zeca Pagodinho pela primeira vez em Berlim

01/10/2018

Zeca Pagodinho, a lenda do samba nascida em 1959 no Rio de Janeiro, apresenta-se pela primeira vez em palco em Berlim. O show terá lugar no Sábado, 13 de Outubro, pelas 19h no Huxleys Neue Welt. 

Foto © Promo

"A arte tem que ser provocadora" - entrevista a Johnny Hooker

10/09/2018

John Donovan, mais conhecido como Johnny Hooker, é um cantor, compositor, ator e cineasta nascido em Recife, Brasil. Seus shows têm alto teor performático e discurso subversivo que desafiam as expressões brasileiras e de gênero.

Foto © Promo

Luta contra o preconceito feita em Berlim em português e alemão - Entrevista La By'le

08/08/2018

O La By’le (pronuncia-se "la baile") é um coletivo criado em 2017 em Berlim, tendo a música como base para compartilhar ideias e experiências. A proposta é fazer shows e festas mostrando alguns dos ritmos periféricos brasileiros, começando com o funk carioca.

Foto © Arnon Gonçalves

Entrevista com Georgina Benrós de Mello, uma economista a serviço da língua portuguesa

15/06/2018

Para a diretora geral da CPLP, é importante que as línguas nacionais e as culturas de origem sejam preservadas e valorizadas em qualquer parte do mundo, inclusive em metrópoles como Berlim.

Foto © Enio Moraes Júnior

"A lusofonia luta por ganhar visibilidade no mundo" - entrevista com Mia Couto

13/05/2018

Mia Couto, pseudónimo de António Emílio Leite Couto: escritor, jornalista, poeta e biólogomoçambicano. Entrevista para a Berlinda por ocasião do lançamento de "Mulheres de Cinzas", o primeiro volume da trilogia As Areias do Imperador.

Foto © Promo

Produção artística brasileira em tempos de crise em debate na Freie Universitåt Berlin (FU)

08/05/2018

Seis estilos, seis artistas, seis brasileiros unidos por um mesmo traço: vida e trabalho no exterior. Debate sobre a produção atística brasileira em tempos de crise a partir da perspectiva de quem vive fora do Brasil.

Foto © Enio Moraes Júnior

Evento debate "dimensão-mundo" como traço de literatura de Cabo Verde

18/03/2018

A atualidade da cultura e da literatura cabo-verdiana esteve em debate na sexta, dia 16 de Março, na embaixada do Brasil em Berlim. Os escritores Arménio Vieira e Filinto Elísio participaram da conferência, cuja tradução e mediação ficou a cargo de Barbara Mesquita.

Foto © Enio Morais Júnior

"Obscuro Barroco", Evangelia Kranioti I Berlinale

05/03/2018

Evangelia Kranioti, realizadora grega, estreou o seu filme "Obscuro Barroco" no Panorama Dokumente da 68ª Berlinale. No filme, a carismática travesti Luana Muniz leva o espectador pelas ruas do Rio de Janeiro, dando a conhecer a vida e a intensidade desta cidade.

Foto © Evangelia Kranioti

"Bixa Travesty" - um documentário para abrir mentalidades e apelar à igualdade de direitos LGBT | Berlinale

22/02/2018

"Bixa Travesty" é daqueles filmes que talvez não deva ser visto em jejum; o melhor é ter já mastigado alguns conceitos como igualdade de direitos, machismo ou transfobia. A Berlinda esteve na projeçao do filme da dupla Claudia Priscilla e Kiko Goifman.

Foto: Linn da Quebrada © Berlinda.org

Entrevista a Diogo Costa Amarante - Juri Berlinale Shorts 2018

20/02/2018

A Berlinda esteve à conversacom o realizador português, vencedor do Urso de Urso para a a melhor curta-metragem no ano passado na Berlinale. Diogo Costa Amarante volta este ano a Berlim, desta feita como membro do júri das Berlinale Shorts, juntamente com Jyoti Mistry (África do Sul) e Mark Toscano (EUA).

Foto: Ali Ghandtschi © Berlinale 2017

A Fábrica de Nada no Around the World in 14 Films

07/01/2018

A Fábrica de Nada, de Pedro Pinho, foi a escolha portuguesa do festival de cinema independente Around the World in 14 Films em Berlim. Um brilhante documento da decadência social potenciada pela crise financeira, bem como da instrumentalização desta na concretização dos interesses do patronato.

Foto:© Terratreme Filmes

Web Sumit 2017

15/11/2017

Quase 60.000 pessoas estão por estes dias em Lisboa para participar no Web Summit - a decorrer de 6 a 9 de Novembro na capital portuguesa. A cidade preparou-se para estar na ribalta pelo facto de, pelo segundo ano consecutivo, receber a maior cimeira de tecnologia e empreendedorismo do mundo. Afinal, Lisboa - e Portugal - não é só turismo.

Foto:© Berlinda.org

"Muito Romântico", novo filme da dupla brasileira Distruktur chega ao cinema em Berlim

24/10/2017

"Muito Romântico", o filme da upla brasileira Distruktur, chega ao cnema de Berlim. Feito ao longo de 9 anos, o filme conta-nos a viagem de Melissa e Gustavo do Brasil até Berlim.; Uma viagem que continua em Berlim, cidade em constante movimento.

Foto:© Distruktur

“Sou um grande admirador da obra da minha mãe e do meu pai” - entrevista a Nick Willing

23/10/2019

Com estreia na Alemanha a 26 de Outubro pelas 19h, a exibição de “Paula Rego, histórias & segredos” integra a programação do Doku.Arts e vem na sequência da exposição que esteve patente de 8 de Agosto a 7 de Outubro no espaço Kunstraum do Camões Berlim. O filme explora os anos vividos em Portugal, na casa da Ericeira, a posterior radicação da família em Inglaterra e a ascensão da carreira da pintora a partir de Londres, a cidade que a levou ao reconhecimento internacional.

Foto © Nick Willing / Paula Rego

Festa Junina 2019

02/08/2019

A Festa Junina é um dos mais tradicionais festivais folclóricos brasileiros que celebram os Santos Antônio, João e Pedro. Nesta festa não vai faltar a comida e bebida típicas, a música e a tradicional quadrilha. Em Berlim é sinónimo da celebração da  cultura, música e gastronomia regional brasileira. Sábado, 10 de agosto, o Festsaal Kreuzberg vai acolher a Festa Junina 2019 a partir das 12h e até às 04h da manhã. 

Foto © Promo

Associação Cultural Hodi Maputo Afro Swing  | Entrevista

15/07/2019

A Associação Cultural Hodi Maputo Afro Swing é uma iniciativa dos irmãos Elias e Augusto Manhiça e de Eugénio Macuvel, que se encontrarão em Berlim no fim-de semana de 20 e 21 de Julho para ensinar alguns dos ritmos moçambicanos mais dançáveis nos seus workshops na Swingspiration em Kreuzberg (Körtestr. 10 , 10967 Berlim)

Foto © Promo

Cyclops - Performance na Ballhaus Naunynstrasse

07/05/2019

Na sua estreia como director na Ballhaus Naunynstraße, Zé de Paiva reúne a sua experiência como ator, dançarino, fotógrafo e videoartist. Numa performance juntamente com a bailarina Nasheeka Nedsreal ele procura distorcer a ordem pictórica pós-colonial. A performance terá lugar entre os dias 8 e 11 de Maio pelas 20h na Ballhaus Naunynstrasse (Naunynstraße 27, 10997 Berlin).

Foto © Kathleen Kunath

Todas as noites são noites de fado

04/04/2019

Noite de fado na Konzerthaus em Berlim. Nem mesmo uma sala de espetáculos com duzentos anos de história consegue ficar indiferente a uma artista como Mariza. Como a própria avisou, transportou-nos numa viagem aleatória mas cheia de sentido, por entre 20 anos de carreira e amor infinito para dar. Deu-nos tudo o que queríamos, e eu até podia descrever ou enumerar as canções que foram cantadas, mas ver Mariza é como fazer uma viagem transcendental sobre a própria alma.

Foto © Promo

Mariza em Berlim para apresentação do novo álbum

28/03/2019

Mariza não é certamente desconhecida do público alemão, país que já visitou por diversas vezes. Este ano está de novo em tour pela Alemanha, passando por Berlim já no dia 1 de Abril pelas 20h na Konzerthaus (Gendarmenmarkt, 10117 Berlin). A “Rainha do Fado” traz o seu novo disco de originais, “Mariza”, o seu sétimo trabalho de estúdio.

Foto © Promo

First Breath After Coma apresentam o novo álbum “Nu” em Berlim

16/03/2019

“Nu”, lançado dia 1 de Março, é o novo trabalho do grupo, que começou este mês uma tour pela Europa. Os FBAC partiram de Leiria, passaram por Lisboa e Porto e seguem para Espanha, Alemanha, Luxemburgo e Suiça. Passam por Berlim a 27 de Março, e apresentam-se em concerto no Privat Club Berlin (Skalitzer Straße 85-86, 10997 Berlim).

Foto © First Breath After Coma + Hugo Domingues

"Rise", nova curta-metragem de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca

11/03/2019

“Rise”, é o mais recente trabalho da dupla Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, seleccionada no Berlinale Shorts. Mostra a ascensão de vozes e sub-culturas numa grande cidade e foi inteiramente rodado no metro de Toronto, Canadá. 

Na sessão de perguntas e respostas após o filme, onde a Berlinda esteve presente,

o realizador explicou ainda que a ideia para a curta “combinou muito bem com o que encontrámos no centro comunitário. As noites são organizadas por uma geração de canadenses, nascidos no Canadá, mas vindos de outros países e regiões como o Caribe ou a África. Não se sentem exatamente canadianos, mas também não têm muita relação com a sua cultura ou país de origem.

Foto © Bärbara Wagner e Benjamin de Burca

“Estou me guardando para quando o Carnaval chegar”, Marcelo Gomes

28/02/2019

“Prefiro falar em português, para que possam ouvir um pouco esta língua que falamos”, começou Marcelo Gomes antes da projeção de “Estou me guardando para quando o Carnaval chegar”. O realizador explicou brevemente a geografia do Brasil e descreveu a  zona do Agreste, onde foi rodado o filme e onde o próprio cresceu. As memórias de infância que guarda da cidade de Toritama são muito diferentes da situação atual. Era uma cidade pacata e muito silenciosa. Volvidos vários anos re-descobriu um local cheio de movimento e do ruído ensurdecedor das incansáveis máquinas de costura.

Foto © Carnaval Filmes

“A Portuguesa”, Rita Azevedo Gomes

26/02/2019

“Porque não?” foi a resposta imediata de Rita Azevedo Gomes à pergunta relativa à escolha do conto de Robert Musil como fonte de inspiração para o seu filme. “É uma coisa que todos me perguntam”. Prossegue, então, explicando o que a levou a transformar o conto em filme: “É um texto muito forte, acho que o conto é muito intrigante e sugestivo e deu-me um certo apetite”. Apetite, curiosidade, admiração e vontade de fazer foram alguns dos ingredientes essenciais para “cozinhar” o seu novo filme: “A Portuguesa”.   

Foto © Basilisco Filmes