EMPREGO

Existem muitas ofertas de emprego na Alemanha e muitos sites diferentes com oportunidades em várias áreas. No meio de tanta oferta, o problema pode ser escolher. No entanto, apesar de a Alemanha ser um país rico, a distribuição da riqueza – e do emprego – é desigual. A taxa de desemprego na Alemanha está num nível mínimo histórico de 5,5% (Fonte: IHK, 2017), mas Berlim é das regiões com uma das taxas de desemprego mais altas: 8,9% (Fonte: RBB). O sul do país, onde se encontra grande parte da indústria, é onde há mais emprego. Assim, as regiões mais interessantes para quem procura trabalho são, por exemplo, a Baviera (Munique, Nuremberga, etc.) e Baden-Württemberg (Estugarda), com uma taxa de desemprego de apenas 3,4%. (Fonte:  IHK, 2017)

Os cidadãos da União Europeia (ou pessoas que estejam casadas com um membro da UE) têm permissão para entrar na Alemanha e, por isso, não precisam de visto de trabalho. As pessoas que não se encaixam nesse perfil, devem pedir permissão para trabalhar no país, fazendo a requisição do Blaue Karte no Arbeitsamt (Agência do Trabalho). Após a emissão, o Blaue Karte tem a validade de 4 anos. Em geral, a sua validade costuma coincidir com a duração do contrato de trabalho.

Os cidadãos portugueses que pretendem vir trabalhar para a Alemanha podem também contactar directamente o site EURES - Portal Europeu Da Mobilidade Profissional. AEURES presta os seus serviços através do website e de uma rede de conselheiros espalhados por vários países na Europa. Pode contactar os conselheiros da EURES em Portugal responsáveis pelo trabalho bilateral com a Alemanha e registar a sua candidatura através do seguinte email: eures-germany@iefp.pt.

O que precisa para começar a trabalhar legalmente na Alemanha

  • Número de identificação fiscal (Steuer-Identifikationsnummer, antiga Lohnsteuerkarte)

  • Seguro de Saúde (Krankenkasseversicherung)

  • Conta bancária na Alemanha

  • Número do Fundo de Pensões/Aposentadoria (Rentenversicherungsnummer)*

* Para obter o Número do Fundo de Pensões/Aposentadoria (Rentenversicherungsnummer) existem três maneiras:

  • Uma vez que esteja registado em Berlim, os seus dados passam para a DRV (Deutsche Rentenversicherung), que lhe enviará o seu número por correio.

  • Quando arranjar um trabalho (com contrato) a empresa enviará os seus dados para a DRV (Deutsche Rentenversicherung).

  • Escrever uma carta para a DVR Deutsche Rentenversicherung) com todos os seus dados (dados da empresa onde vai trabalhar; nome completo; data de nascimento; país e morada atual).

PROCURAR EMPREGO

JOBBÖRSE

Bolsa de Emprego do Centro de Emprego Alemão. Organizada por cidade e tipo de trabalho. Em inglês e em alemão.

www.jobs.de

Um dos portais de emprego mais conhecidos na Alemanha.

www.make-it-in-germany.com

Site institucional resultante da colaboração entre vários ministérios alemães para apresentar a Alemanha como um país atrativo para se trabalhar. Tem muitos conselhos sobre procura de emprego, vida laboral na Alemanha, etc. Em em alemão, inglês, francês e espanhol.

www.monster.de

Motor de busca com grande variedade de empregos. Em alemão.

www.jobscout24.de

Site para oferta e procura de emprego, por zona e profissão. Só em alemão.

www.stepstone.de

Um dos primeiros sites alemães de busca de empregos, muito completo e com muitas dicas úteis. Em inglês e alemão

www.careerjet.de

Motor de busca com grande variedade de empregos. Em alemão.

www.jobrapido.de

Motor de busca com grande variedade de empregos. Em alemão.

www.jobrobot.de

Motor de busca com grande variedade de empregos. Em alemão.

www.toytowngermany.com/jobs/

Site de expatriados de língua inglesa, aberto a expatriados no geral. Em Inglês.

www.jobsinberlin.eu/

Motor de busca de emprego em Berlim. Em Inglês.

www.ebay-kleinanzeigen.de/s-jobs/berlin/c102l3331

Site de anúncios que inclui uma área de busca de emprego. Em alemão.

Hotel Career.de

O maior site para procura de empregos na área da hotelaria na Alemanha. Desde limpezas até gerentes de hotel. Nesta área normalmente não costumam ser necessários grandes conhecimentos de alemão e pode ser uma boa hipótese para quem está à procura de emprego.

www.kimeta.de

Motor de busca com grande variedade de empregos. Em alemão.

Lembramos que a Berlinda não é especializada em procura de emprego em Berlim ou na Alemanha. Ou seja, a nossa associação pode não ser o local mais indicado para colocar as suas dúvidas sobre procura de emprego. Tentamos sempre dar ajuda através da experiência, mas não somos peritos nesta matéria. Para melhor se informar sobre procura de emprego, aconselhamos que pesquise bem através da internet e utilize os fóruns e grupos do Facebook, como Portugueses em Berlim ou Brasileiros em Berlim. O que pretendemos com a informação contida no nosso site é dar uma ajuda inicial a quem procura emprego em Berlim. No fundo, lembrar alguns pontos-chave antes do começo da busca de emprego. Uma consideração importante é sobre procurar emprego em Berlim sem falar alemão. Lembramos que:

- Em Berlim há bastante desemprego;

- Em Berlim há ainda mais desemprego para quem não fala alemão;

- Há um excedente de artistas, designers, músicos e outras profissões liberais, o que faz baixar muito os preços praticados, sendo que muitas pessoas qualificadas chegam a trabalhar de graça;

- Apesar de ser a capital, Berlim é das cidades alemãs onde os salários são mais baixos;

- Apesar de ser possível conseguir emprego sem falar alemão, tal pode ser mais difícil e moroso do que sabendo falar a língua.

 

Se quiser saber mais sobre este tema, pode também escolher participar de um Workshop "Como Procurar Emprego em Berlim", ministrado por Margarida Camejo em colaboração com a Berlinda. O próximo Workshop realiza-se a 17 e 18 de MarçoSABER MAIS

Recorde-se que estar desempregado é mau em qualquer parte do mundo; mas estar desempregado num país estranho, sem falar a língua, e sem o apoio da família pode ser uma experiência traumatizante repleta de frustração e solidão. Prepare-se o melhor que puder antes de vir para a Alemanha e lembre-se que uma atitude de abertura e espírito de iniciativa pode ser decisivo para o seu sucesso profissional neste país. Por fim, deixamos algumas dicas: 

Abaixo deixamos uma lista de motores de busca que poderão ajudar a encontrar um trabalho. A maior parte possibilita buscas em toda a Alemanha e em vários idiomas. Para além disso, pode procurar por agências de trabalho temporário na sua zona (procurar no Google:  [cidade] + “Leiharbeit” ou “Leihfirma” ou “Zeitarbeit”).

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved