top of page

MAGAZINE

Mariza em Berlim para apresentação do novo álbum

Mariza (c) Promo - Konzerthaus Berlin.jp

28/03/2019

Foto: ©Promo

“Em menos de doze anos, Mariza passou de um fenómeno local quase escondido, partilhado apenas por um pequeno círculo de admiradores lisboetas, para uma das mais aplaudidas estrelas do circuito mundial da World Music” , escreve Rui Vieira Nery na página oficial da cantora.

 

Mariza não é certamente desconhecida do público alemão, país que já visitou por diversas vezes. Este ano está de novo em tour pela Alemanha, passando por Berlim já no dia 1 de Abril pelas 20h na Konzerthaus (Gendarmenmarkt, 10117 Berlin). A “Rainha do Fado” traz o seu novo disco de originais, “Mariza”, o seu sétimo trabalho de estúdio.

 

“Berlim é uma cidade que me fascina, porque cada vez mais é um misto de culturas. E todas as cidades que misturam culturas são fascinantes. Se calhar estou a puxar a brasa à minha sardinha, como eu sou mestiça… mas eu estou convencida que a mistura de culturas só traz proveitos. Berlim fascina-me também porque eu adoro arte, e em Berlim encontro coisas fabulosas que não encontro em mais nenhuma parte do mundo. Adoro toda aquela – como dizer? – toda aquela parte mais livre, mais alternativa, do outsider que sai fora do clássico”, disse Mariza em entrevista à Berlinda por ocasião do seu concerto na cidade em 2013 na Haus der Kulturen der Welt.

Com mais de uma década de carreira, Mariza atrai multidões e enche salas de espetáculos pelo mundo fora - e Berlim não é excepção. “Quando eu era miúda, gostar de fado era coisa para velhos. Ninguém gostava, o fado tinha o estigma de ser uma música do Antigo Regime. A música francesa é que era boa, depois passou a ser a música anglo-saxónica, e nunca se dava atenção àquilo que era nosso e que era tão rico. De há uns tempos para cá tem aparecido uma geração que canta o fado da forma como é Portugal hoje, e com a qual as pessoas se identificam. Quando é que alguém ia pensar ver uma fadista de cabelo curto e louro?”, referiu ainda na conversa com a Berlinda. Pois bem, Mariza estará em breve de novo em Berlim, mostrando que a sua carreira continua com um reconhecimento internacional ímpar e a provar que o fado está mais moderno que nunca.

Leia a entrevista completa aqui.

 



Fonte: Konzerthaus.

 

Rita Guerreiro

Foto Rita.jpg

Licenciada em Audiovisual e Multimedia pela ESCS – Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa), chegou a Berlim em 2010. Depois de ter participado em vários projectos de voluntariado e iniciado o Shortcutz Berlim, juntou-se à nova equipa Berlinda em 2016 e é desde então editora do magazine, para o qual contribui com vários artigos e entrevistas. 

bottom of page