top of page

MAGAZINE

Aline Frazão - a cantora angolana está de volta a Berlim

‎Aline Frazão (c) handshake booking.jpg

26/09/2018

Foto: © Promo / handshake booking

Nascida em Luanda, Angola, Aline Frazão é cantora, compositora e cronista. Estudou em Lisboa, viveu em Barcelona e começou a levar a sério a carreira músical em 2010. Em 2011 surge o primeiro disco, "Clave Bantu", gravado em Espanha. 

Diz Aline: “Clave Bantu foi escrito sobre a rota Luanda-Lisboa-Barcelona-Madrid-Santiago. Mas a estória de “Clave Bantu” começa muito antes do voo dos pássaros: começa na raiz dessa árvore, raiz enterrada na terra vermelha de Angola. Ali começou a travessia, começou o som desta clave e começou um voo que tem o grande oceano como asa. A música de Clave Bantu nasce feito árvore, do vai-vem histórico das claves africanas, dos seus batuques e cânticos mais sagrados que cruzaram oceanos e renasceram noutras latitudes – do Brasil a Cuba. Nas suas folhas, a sapiência de um povo: o tempo lento, o calor dos corpos, o caminho de volta. Na madeira dessa pele, as marcas inequívocas do tempo, sinais assumidos de vida, cicatrizes da viagem. Clave Bantu é o resultado de muitas trocas ao longo da história, ao longo da minha estória. Clave Bantu é talvez o começo da estória.“

Aline Frazão esteve em Berlim pela primeira vez em Outubro de 2012, por ocasião do Festival Berlinda, onde apresentou o seu álbum de estreia. O concerto no Lido Berlin, cuja primeira parte ficou ao cargo do cabo-verdiano Dino D´Santiago, trouxe ritmos quentes africanos combinados com influências de jazz e foi um sucesso. Ines Thomas Almeida, fundadora e anterior directora da Berlinda e do Festival Berlinda, lembra: “As pessoas adoraram, a bicha para os autógrafos era imensa, os CDs foram todos vendidos e os músicos conseguiram uma porta aberta para a Alemanha e a Europa.”

 

Seis anos volvidos, três novos álbuns,  a cantora traz “Dentro da Chuva”, que será apresentado em Berlim no dia 9 de Outubro pelas 20h na Kantine am Berghain.

Este quarto álbum foi gravado no Rio de Janeiro. "Dentro da Chuva" foi todo escrito em Luanda, cidade natal da cantora, onde, após 10 anos fora, voltou a morar desde final de 2016. 

Em breve, entrevista com Aline Frazão para o Magazine Berlinda.  Não perca ! 

A Berlinda é parceira da promotora do concerto, handshake booking, e oferece entradas grátis para o concerto. Veja como participar aqui!

 

bottom of page