APRENDER ALEMÃO

Aprender alemão pode ser bem mais fácil do que pensa. Uma língua é sempre mais que um conjunto de regras, é também uma porta aberta para se entender melhor o país e as pessoas, o que pode ter consequências diretas para a maneira como se integra e como as pessoas vão avaliar o seu trabalho. Se falar alemão, naturalmente irá sentir-se muito mais integrado na Alemanha. Para tal, o melhor é inscrever-se num curso de Alemão. Mas antes ou depois de emigrar, há muitas maneiras de melhorar o seu alemão: pela internet, ouvindo emissões de rádio, vendo programas na TV, encontrando-se com alemães, arranjar um tandem-partner

WORKSHOPS DE ALEMÃO DA BERLINDA

Especificamente feitos a pensar nos falantes de português e nas dificuldades próprias deste grupo-alvo ao aprender alemão. Os cursos são organizados pela Berlinda – associação sem fins lucrativos ligada à divulgação da cultura dos países de língua portuguesa em Berlim e à integração da comunidade de língua portuguesa. Os professores da Berlinda são qualificados e têm vários anos de experiência na área. Os cursos são dados num espaço acolhedor e confortável, em ambiente descontraído e numa sala equipada para o efeito.

Os novos cursos de alemão Berlinda seguem o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, isto é, cada nível é dividido em dois. Um nível  de proficiência implica, no mínimo, um conjunto de 90h (45h nível A1.1 + 45h nível A1.2).
PRÓXIMO CURSO: a definir

Horário: a definir

Preços: : a definir

DICAS PARA APRENDER ALEMÃO

Tenha paciência e não desanime! Muitas vezes, ao tentar encontrar as palavras certas para completar um raciocínio, o seu interlocutor irá interrompê-lo e dizer-lhe a palavra que acha que está à procura. Não se atrapalhe, é normal as pessoas quererem ajudar, mesmo que por vezes isso o possa confundir. A princípio pode parecer-lhe frustrante não conseguir expressar-se por completo noutra língua. Tudo isto é normal. Quando o vocabulário ainda não é grande, não conseguirá dizer aquela piada, fazer aquela observação inteligente, dizer um comentário espontâneo...  Não é apenas uma questão de tempo mas sim de empenho. Evite fazer cálculos do tipo: “só estou aqui há um ano, por isso ainda não falo bem” ou “fulano já fala bem, mas vive aqui há 10 anos”. Se não houver esforço de sua parte, podem passar décadas sem que tenha aprendido alemão – infelizmente há muitos casos assim! Também há muitas pessoas que passados poucos meses já dominam a língua. O idioma não se aprende por osmose – a iniciativa tem de vir de sua parte. Quanto mais tentar, mais perto ficará do seu objetivo. Aqui ficam algumas dicas para ajudar no processo:

Aqui ficam algumas dicas para ajudar no processo:

Falar alemão


Mesmo se o seu nível de alemão for muito principiante, não se acanhe! Regra geral, o seu esforço será apreciado e vai ver que tem muito mais resultados do que se canalizar a comunicação logo para o inglês. Tente falar todos os dias alemão – no supermercado, no café, numa loja. Prepare-se antes, faça uma lista com as possíveis frases que terá de dizer (Ich hätte gerne…/Eu queria…; ein Stück Kuchen/um bolo; einen Kaffee/um café; eine heiße Schokolade/um chocolate quente; etc) e também as perguntas que lhe poderão ser feitas (Was darf es sein/O que deseja?; Mit oder ohne Sahne?/Com ou sem creme?; Zum hier Essen oder zum Mitnehmen/Para comer aqui ou para levar; etc.). Faça de cada ida ao café, ao supermercado, à padaria etc, uma pequena aula prática diária.




Evitar o inglês


Um dos erros mais comuns dos recé-chegados à Alemanha é apoiar-se no inglês para comunicar, enquanto esperam aprender alemão. Só que aquilo que supostamente iria ser um apoio secundário acaba por se transformar na regra diária, e ao fim de anos a viver na Alemanha muita gente ainda só fala inglês. Porquê? Tenha em consideração o seguinte: - Não é por viver na Alemanha que vai automaticamente aprender alemão. Tem de haver um esforço activo da sua parte, seja inscrevendo-se num curso de alemão, seja de forma auto-didata através de livros, programas de TV, cursos online etc. O simples contacto com a língua não é suficiente para aprender – empenhe-se! - Quanto mais falar inglês, menos alemão vai aprender. Atreva-se a falar alemão! Se estiver errado, não faz mal – o que interessa é conseguir comunicar com o seu vocabulário, ainda que seja reduzido, e mesmo se a gramática estiver longe de ser perfeita. As pessoas entendem o seu esforço, e para além de entenderem o que diz, vão ficar muito mais bem impressionadas e solidárias ouvindo-o falar um alemão principiante, do que se apenas conseguir comunicar com o inglês.




Não tentar perceber tudo


Mais importante que entender tudo o que lhe é dito, ou tudo o que lê, é entender o sentido e a mensagem. Concentre-se no verbo, e em reconhecer algumas palavras-chave. Muitas vezes o verbo em alemão está no fim da frase; oiça o seu interlocutor com atenção até ao fim, para entender do que está a falar. Trata-se de comida? Ou de ir a algum lado? Tente completar a frase com as informações da sua intuição.




Não ficar obcecado pela gramática


O importante é comunicar e fazer-se entender, mesmo se a gramática estiver toda errada. Falar com erros é infinitamente melhor do que não falar – os alemães ficam contentes, você aprende, e está cada vez mais perto do seu objetivo, que é falar fluentemente. Se tiver a noção de que está a aplicar algo mal, anote num papel e tente informar-se sobre a forma gramatical correta quando estiver em casa, ou na próxima aula de alemão. No dia-a-dia, o que importa é falar!




Ter contacto com alemães


Aproveite todas as oportunidades que tiver de se encontrar com alemães. Mesmo se num grupo de amigos você acabar por não ser aquele que fala mais, vai ver como há tanto que pode aprender ouvindo as conversas ligeiras e as expressões normais do dia-a-dia.




Usar as palavras que sabemos


É normal que lhe faltem muitas palavras. Não passe logo para o inglês quando não souber dizer uma coisa em alemão; use as palavras que conhece para tentar explicar o que pretende. Por exemplo, se quiser explicar que tem um problema com a torneira de sua casa, e não souber dizer torneira, pode tentar dizer das Ding, wo das Wasser raus kommt. Verá que o seu interlocutor lhe dirá a palavra correta (Wasserhahn); e terá assim aprendido uma palavra nova, e sobretudo, terá resolvido o seu problema em alemão. Descreva aquilo que pretende dizer (es ist groß/schwarz/klein/rund/zum Essen etc). Enquanto descreve, está a usar e consolidar outro vocabulário, que lhe será sempre muito mais útil que uma mera lista de palavras que rapidamente se esquecem.




Ler jornais e revistas


Tente ler uma pequena notícia de jornal ou revista, todos os dias, com a ajuda do dicionário. A princípio terá de procurar todas as palavras, depois lentamente vai ver que algumas se repetem muito e já as aprendeu. Pode comprar um jornal e ler todos os dias um parágrafo; se preferir, pode também comprar uma revista ilustrada com muitas fotos, de preferência uma com pouco conteúdo como por exemplo as revistas como a Deutsche Perfekt, que tem inclusive textos divididos por níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil).




Ver filmes/TV


Ver filmes ou programas de televisão é uma maneira excelente de se aprender um idioma. Pela parte visual, consegue entender mais ou menos a trama – estes são os bons, aqueles são os maus, este está apaixonado por aquela mas o outro não deixa, etc. Mesmo se no final tiver ficado com uma perspectiva apenas global, vai ficar surpreendido com a quantidade de palavras e expressões que terá aprendido sem se dar conta, e que vai reconhecer noutra ocasião e noutro contexto.




Ler livros infantis


Os livros infantis podem ser uma excelente maneira de aprender alemão. Procure a princípio livros com pouquíssimo texto, passe depois para contos conhecidos (Capuchinho vermelho, Branca de Neve, etc.), em que já conhece a história e trata-se apenas de aprender o vocabulário e como se dizem as coisas.





WEBSITES GRATUITOS PARA APRENDER ALEMÃO

DEUTSCHE WELLE 

Aprender alemão com os cursos completos e gratuitos da Deutsche Welle. Pode ser via e-learning pelo computador, com vídeos, áudios e podcasts para baixar, ou então da maneira tradicional, com textos e exercícios para imprimir.

APRENDER ALEMÃO 

Blogue para aprender alemão, com muitas explicações gramaticais, exercícios, tira-dúvidas, etc.

LEARN GERMAN EASILY 

Blogue em inglês com exercícios e aulas online diárias, também com bom acompanhamento através do facebook

BABBEL 

Site muito popular para aprender vocabulário, através de jogos e diferentes exercícios

DUOLINGO 

Site muito popular para aprender vocabulário, através de jogos e exercícios

Hit Radio FFH 

Rádio que toca apenas música alemã

Der, Die, Das 

Aprender os artigos de alemão a brincar, também com apps para o iPhone e Android

LESEKORB 

Histórias infantis – capuchinho vermelho, etc.- bom para começar a ler, já se conhece a história e trata-se de ver como ela é escrita e aprender o vocabulário

MEMRISE 

Curso inglês – alemão

DEUTSCH PERFEKT 

Site da revista Deutsch Perfekt

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved