top of page

APRENDER ALEMÃO

Aprender alemão pode ser bem mais fácil do que pensa. Uma língua é sempre mais que um conjunto de regras, é também uma porta aberta para se entender melhor o país e as pessoas, o que pode ter consequências diretas para a maneira como se integra e como as pessoas vão avaliar o seu trabalho. Se falar alemão, naturalmente irá sentir-se muito mais integrado na Alemanha. Para tal, o melhor é inscrever-se num curso de Alemão. Mas antes ou depois de emigrar, há muitas maneiras de melhorar o seu alemão: pela internet, ouvindo emissões de rádio, vendo programas na TV, encontrando-se com alemães, arranjar um tandem-partner

WORKSHOPS DE ALEMÃO DA BERLINDA

Especificamente feitos a pensar nos falantes de português e nas dificuldades próprias deste grupo-alvo ao aprender alemão. Os cursos são organizados pela Berlinda – associação sem fins lucrativos ligada à divulgação da cultura dos países de língua portuguesa em Berlim e à integração da comunidade de língua portuguesa. Os professores da Berlinda são qualificados e têm vários anos de experiência na área. Os cursos são dados num espaço acolhedor e confortável, em ambiente descontraído e numa sala equipada para o efeito.

Os novos cursos de alemão Berlinda seguem o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, isto é, cada nível é dividido em dois. Um nível  de proficiência implica, no mínimo, um conjunto de 90h (45h nível A1.1 + 45h nível A1.2).
PRÓXIMO CURSO: a definir

Horário: a definir

Preços: : a definir

DICAS PARA APRENDER ALEMÃO

Tenha paciência e não desanime! Muitas vezes, ao tentar encontrar as palavras certas para completar um raciocínio, o seu interlocutor irá interrompê-lo e dizer-lhe a palavra que acha que está à procura. Não se atrapalhe, é normal as pessoas quererem ajudar, mesmo que por vezes isso o possa confundir. A princípio pode parecer-lhe frustrante não conseguir expressar-se por completo noutra língua. Tudo isto é normal. Quando o vocabulário ainda não é grande, não conseguirá dizer aquela piada, fazer aquela observação inteligente, dizer um comentário espontâneo...  Não é apenas uma questão de tempo mas sim de empenho. Evite fazer cálculos do tipo: “só estou aqui há um ano, por isso ainda não falo bem” ou “fulano já fala bem, mas vive aqui há 10 anos”. Se não houver esforço de sua parte, podem passar décadas sem que tenha aprendido alemão – infelizmente há muitos casos assim! Também há muitas pessoas que passados poucos meses já dominam a língua. O idioma não se aprende por osmose – a iniciativa tem de vir de sua parte. Quanto mais tentar, mais perto ficará do seu objetivo. Aqui ficam algumas dicas para ajudar no processo:

Aqui ficam algumas dicas para ajudar no processo:

WEBSITES GRATUITOS PARA APRENDER ALEMÃO

DEUTSCHE WELLE 

Aprender alemão com os cursos completos e gratuitos da Deutsche Welle. Pode ser via e-learning pelo computador, com vídeos, áudios e podcasts para baixar, ou então da maneira tradicional, com textos e exercícios para imprimir.

APRENDER ALEMÃO 

Blogue para aprender alemão, com muitas explicações gramaticais, exercícios, tira-dúvidas, etc.

LEARN GERMAN EASILY 

Blogue em inglês com exercícios e aulas online diárias, também com bom acompanhamento através do facebook

BABBEL 

Site muito popular para aprender vocabulário, através de jogos e diferentes exercícios

DUOLINGO 

Site muito popular para aprender vocabulário, através de jogos e exercícios

Hit Radio FFH 

Rádio que toca apenas música alemã

Der, Die, Das 

Aprender os artigos de alemão a brincar, também com apps para o iPhone e Android

LESEKORB 

Histórias infantis – capuchinho vermelho, etc.- bom para começar a ler, já se conhece a história e trata-se de ver como ela é escrita e aprender o vocabulário

MEMRISE 

Curso inglês – alemão

DEUTSCH PERFEKT 

Site da revista Deutsch Perfekt

bottom of page