MAGAZINE

26/11/2018

Foto: © Tchiss Lopes

Decorre nos próximos dias 28, 29 e 30 de Novembro a II Feira do Livro em Berlim, uma iniciativa do Camões Berlim com o apoio da Embaixada de Portugal em Berlim.

 

Patrícia Severino, Conselheira Cultural da Embaixada de Portugal em Berlim e directora do Centro Cultural Português Camões Berlim, explicou à Berlinda como surgiu a ideia “Esta Feira do Livro integra-se na estratégia da Camões Berlim para a área do Livro, que se tem orientado pela procura de projetos de continuidade como a criação de uma Bolsa de Residência Literária, que terá em 2019 a sua IV edição, a presença com um programa literário nas Feiras do Livro de Leipzig e de Frankfurt, as visitas de editores de língua alemã a Portugal, o trabalho muito próximo com tradutores e a permanente disponibilização de excertos traduzidos de autores de língua portuguesa a editoras de língua alemã. Neste contexto Portugal foi convidado a ser o País Tema da Feira do Livro de Leipzig em 2021”.

 

Patrícia Severino mencionou ainda outra das grandes iniciativas desta estratégia: a publicação, até 2021, de uma edição especial do Jornal de Letras em alemão. O objetivo é “permitir uma circulação permanente de informação sobre literatura de língua portuguesa nos países de língua alemã“. O primeiro número foi lançado no passado mês de Outubro na Feira do Livro de Frankfurt. A próxima edição será apresentada na Feira do Livro de Leipzig de 2019.

 

Literatura Portuguesa na Alemanha

 

São poucos os escritores portugueses conhecidos do grande público na Alemanha e existem poucas obras de literatura portuguesa editadas em língua alemã. “Os autores portugueses mais conhecidos são Lobo Antunes, Fernando Pessoa e José Saramago. Estes três ocupam um lugar muito destacado entre os autores portugueses editados na Alemanha”, afirma Patrícia Severino. Ainda assim, a literatura portuguesa está neste momento a ganhar relevância no país. O próprio facto de Portugal ser o país convidado na Feira do Livro de Leipzig em 2021 parece ser uma confirmação desse crescente interesse pela literatura portuguesa na Alemanha.

“Desde 2016, autores como Hélia Correia, Isabela Figueiredo, Raquel Nobre Guerra e Kalaf Epalanga, até agora inéditos na Alemanha, têm vindo a ser traduzidos e foram ou estão a ser publicados. Margarida Vale de Gato, Miguel Manso e Daniel Jonas são alguns dos poetas que integram uma antologia de poesia europeia a publicar em 2019. Assim, julgo que podemos afirmar que este trabalho tem contribuído para contrariar uma tendência, anteriormente verificada, de ausência de traduções de autores de língua portuguesa na Alemanha. Refiro aqui autores que têm vindo a participar nos programas promovidos pela Embaixada de Portugal/Camões Berlim”.

 

Programa da II Feira do Livro e novidades

“O objetivo central desta feira do livro é garantir uma maior acessibilidade a edições em língua portuguesa”, continua. Assim, os visitantes poderão encontrar livros de editoras como a Tinta-da-China, Caminho, Assírio e Alvim, Teorema, Companhia das Letras, Relógio d`Água, Orfeu Negro e Cotovia, bem como edições alemãs de autores de língua portuguesa. “Aqui ocupam um papel central os livreiros – TFM – Centro do Disco e do Livro de Língua Portuguesa, de Frankfurt  e A Livraria de Berlim”, explica Patrícia Severino.

 

A directora do Camões Berlim contou à Berlinda que “este ano a novidade é um programa literário, paralelo à Feira do Livro”. Assim, durante os três dias da Feira irão decorrer vários eventos:  leituras de diferentes obras, tertúlias com autores portugueses e brasileiros e uma prova de vinhos.

Um dos pontos altos da feira acontece a 29 de Novembro, dia dedicado a José Saramago “Esta homenagem acontece no ano em que se comemoram 20 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao autor, facto que teve um impacto muito grande na receção da literatura portuguesa na Alemanha e no mundo”.

De notar ainda a participação da Douda Correria, editora de poesia nascida em 2013 em Lisboa, e que tem um catálogo de poetas contemporâneos portugueses que inclui nomes como Raquel Nobre Guerra, Margarida Vale de Gato, Miguel Cardoso, Miguel Manso ou Cláudia Sampaio. A editora estará em Berlim a acompanhar a Feira do Livro e o programa literário em parceria com a editora alemã hochroth. “Para o ano [esta editora] publica Raquel Nobre Guerra, ainda inédita na Alemanha”.

Os três dias da II Feira do livro serão bem preenchidos e esperam um grande número de visitantes. “A Feira foi muito visitada nos dois dias em que decorreu em 2017”. Por isso, este ano Patrícia Severino espera que o público venha “com ainda maior curiosidade do que em 2017” e que a II Edição da Feira do Livro se revele, mais uma vez, um dos pontos altos da agenda cultural de todos os interessados por literatura portuguesa em Berlim.

 

II Feira do Livro do Camões Berlim: 28-30.11.2018

Camões Berlim - Kunstraum Botschaft. – Portugal

Zimmerstraße 55, 10117 Berlin

Ver programa completo aqui

II Feira do Livro - uma celebração da literatura portuguesa em Berlim

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved