top of page

SAÚDE

O seguro de saúde na Alemanha é obrigatório para quem vive no país e é da responsabilidade de cada pessoa regularizar a sua situação assim que decide mudar-se para a Alemanha.  Geralmente o seguro de saúde é tratado no momento de conclusão do contrato de trabalho, em que uma parte do mesmo é paga pela empresa. O seguro é normalmente extensível à família do empregado (cônjuge e filhos).  No caso dos trabalhadores freelance, o seguro de saúde é pago na totalidade pelo trabalhador.

Turistas, estudantes ou outros estrangeiros que não exerçam atividade assalariada na Alemanha devem ter também um seguro de saúde, a ser tratado de preferência antes de viajar para a Alemanha. A contratação de seguro de saúde é requisito para concessão de vistos e admissão de estrangeiros no país. Mais informações na página da Embaixada do Brasil.

 

 

EMERGÊNCIAS MÉDICAS PARA EMIGRANTES COM SITUAÇÃO IRREGULAR

Se tiver um problema médico grave em Berlim e não tiver a sua situação regularizada, ou não tiver um cartão de saúde válido, poderá em caso de emergência recorrer a este serviço de ajuda especial para emigrantes: o Malteser Migranten Medizin. Os voluntários da associação Malteser asseguram a emigrantes ilegais ou irregulares atendimento médico, em caso de emergência, doença súbita, lesão ou gravidez. O serviço protege o anonimato de todos os pacientes.

Atendimento: 3ª, 4ª e 6ª das 9 às 15h

Tel. (030 ) 82 72 21 02

Fax (030) 82 72 23 86

Aachener Straße 12

10713 Berlin

 

NOTA: salvo em casos excepcionais, como o acima descrito, nenhum profissional de saúde ou hospital alemão presta atendimento gratuito. Consultas médicas ou internações podem sair muito caras se o paciente não tiver seguro de saúde. Convém sempre regularizar a sua situação.

 
Se precisar de ir ao médico em Berlim mas (ainda) não fala alemão, pode experimentar consultar algum dos nomes que deixamos abaixo. A lista é composta por médicos que falam português - e às vezes multiplas línguas (como inglês ou espanhol).
Tenha em conta que, algumas vezes, é só o médico que fala português e não quem atende o telefone (secretária, enfermeira, etc.). Pode ter que falar inglês.
NOTA: A Berlinda não se responsabiliza por eventuais mudanças de morada, telefone ou outros contactos desta lista. Alguns consultórios poderão inclusive já não estar operacionais -  a última atualização desta lista foi feita em 2015. Procuraremos revê-la ainda durante este ano de 2018. Se notar alguma incorreção ou se quiser inserir o seu contacto na lista, pf envie email para info@berlinda.org.
bottom of page