MAGAZINE

"A Fábrica de Nada" no Around the World in 14 Films

Foto: © Terratreme Filmes

A Fábrica de Nada, de Pedro Pinho, foi a escolha portuguesa do festival de cinema independente Around the World in 14 Films em Berlim. Um brilhante documento da decadência social potenciada pela crise financeira, bem como da instrumentalização desta na concretização dos interesses do patronato.

 

Around the World in 14 Films é um festival de cinema independente em Berlim, que traz ao grande ecrã filmes que marcaram passagem por alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo: Cannes, Locarno, Rotterdão, San Sebastián, Sundance, Toronto e Veneza. Neste âmbito, o filme de Pedro Pinho, A Fábrica de Nada, foi a escolha portuguesa do festival.

Baseado na peça homónima da escritora holandesa Judith Herzberg, De Nietsfabriek, Pedro Pinho conseguiu com o seu filme dar voz e imagem a várias facetas e repercussões da crise financeira em Portugal. Numa dialéctica entre o documentário e a ficção – com passagens pelo musical –, o filme narra a história de um grupo de operários de uma fábrica na zona de Alverca, que vêem, de forma inesperada, os seus patrões darem início ao processo de insolvência da fábrica.

Para o filme, Pedro Pinho, além de contar com actores profissionais, incluiu no seu elenco operários fabris; alguns dos quais chegaram mesmo a passar pelas angústias retratadas no filme. Esta escolha premeia o filme com um realismo intimista. Tal não passou indiferente à apreciação dos júris de vários festivais de cinema; entre outros, Cannes, Barcelona e Munique.

 

  

 
Please reload

Édi Kettemann

O Édi é uma pessoa muito curiosa, que se interessa por tudo aquilo que vê. Adora observar pessoas, os seus movimentos e interacções. Este é provavelmente o principal motivo que fez despertar nele, já desde pequeno, a paixão pelo cinema, teatro, pela escrita e fotografia. De formação engenheiro electrotécnico, algo que lhe deu a oportunidade de viver em diferentes países, interagir com diferentes culturas e familiarizar-se com várias línguas, dedica-se à cultura e à educação. Vive em Berlim desde 2016.

Please reload

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved