CAFÉS

RESTAURANTES

Galão - A Pastelaria (Café/pastelaria)


Desde o ano 2000 em Mitte, Galão - A Pastelaria é uma referência na cidade de Berlim. Criado pelo alemão Axel Burbacher, é conhecido pelo bom café. Como o nome indica, o seu produto especial chama-se galão e é para os berlinenses tão exótico quanto o nome, que mal conseguem pronunciar. Apesar do nome português do estabelecimento, a sua referência são os italianos e o café vem de Itália. Tem pastelaria portuguesa como o típico pastel de nata e também tostas mistas.

http://www.galao-berlin.de/

Weinbergsweg 8, 10119 Berlin




Bekarai (Café/pastelaria)


Criada pela portuguesa Paula Gouveia em 2006, a Bekarai encontra-se no bairro de Prenzlauer Berg e é dos locais portugueses mais antigos e mais reconhecidos em Berlin. Esta pastelaria que já foi premiada como uma das melhores na Alemanha, tem 3 tipos de pastéis de nata: pastel de nata: o original português, o pastel de nata vegan e ainda a versão do outro lado do Atlântico: a nata brasileira. Para além disso, na Bekarai ainda pode encontrar outros clássicos da pastelaria típica portuguesa como o pastel de noz, a tigelada, o pastel de coco… tudo caseiro, feito na própria pastelaria. Para acompanhar, uma bica ou um galão. www.bekarei.com Dunckerstr. 23, 10437 Berlin




Melro


O Café Melro abriu em 2013 pelas mãos de Anna Harbaum em Kreuzberg geöffnet. É um pequeno Bistrô português que oferece vários snacks e especialidades de café, vinhos e cervejas. Os pastéis de nata não faltam.

www.facebook.com/melroberlin

Graefestraße 10




Café Mori


O Café Mori situa-se em Kreuzberg e serve pastelaria brasileira. Tem brigadeiros e ainda pão de queijo e coxinhas. Serve também feijoada.

www.facebook.com/cafemori Wiener Str. 13, 10999 Berlin




Café Juli’s


Criado por Juliane Loske und Mike Röthel e situado em Prenzlauer Berg, o Café Juli’s serve pastelaria portuguesa caseira, também café e vinho.

impressum.cafe-julis.de

Metzer Str. 21, 10405 Berlin




Meta Mate


Café situado em Prenzlauer Berg, foi criado pelos brasileiros Fabricio & Krithika do Canto, é conhecido pelo chá de mate artesanal. É acarinhado pela comunidade lusófona pelos encontros organizados por Pedro Monterroso para falar português e alemão às Sextas-feiras: Portugiesisch-Deutsch Stammtisch.

“Desde a minha chegada, procuro organizar junto com outros companheiros um encontro tanto informal quanto voluntário para a aprendizagem e troca de conhecimentos entre a língua portuguesa e a alemã, isto devido à minha paixão pela língua portuguesa, além das fronteiras do meu pequeno país, que é dotada de uma multiplicidade de pessoas, sotaques e expressões em todo o mundo e pela minha necessidade de aprender a língua alemã, com a qual vivo na minha rotina diária.”, explica Pedro. Natural de Amarante, Portugal, é licenciado em Sociologia e tem mestrado em Empreendedorismo e Serviço Social pela U.B.I. Trabalha na área da pedagogia em Berlim.

“A busca de cafés e/ou estabelecimentos para estes encontros é uma constante e, sendo nós já mais que um grupo de meros conhecidos, procuramos também descobrir espaços que, além de estarem relacionados com a língua, tenham um pendor não meramente mercantilista, mas com um perfil de abertura para os mais variados e diversificados tipos de gente. O Meta Mate Bar, “descoberto” depois de alguns meses de procura, é um dos espaços prediletos do grupo, pelo seu interessante conceito em relação ao mate e às pessoas.”, remata Pedro.

http://metamate.cc/

Morada: Strassburgerstrasse 16, 10405 Berlin




Pop Kultur Berlin


Situado no bairro de Kreuzberg, este café existe já desde 2013. Do seu menu que vai dos sumos e gelados à pastelaria, o Pop Kultur tem alguns produtos de origem portuguesa e brasileira. É o caso dos pastéis de nata e dos pães de queijo respetivamente. O açaí, diretamente do Brasil, é outra das estrelas do menu.

www.facebook.com/popkulturberlin

Morada: Paul-Lincke Ufer 41, 10999 Berlin




Pastel


Da mesma família da Bekarai, o café Pastel surgiu alguns anos depois dado o sucesso daquela pastelaria portuguesa. “O primeiro filho da Bekarai”, como é descrito, situa-se em Kreuzberg e serve pastéis de nata (feitos nas instalações da Bekarai em Prenzlauer Berg), e também pastéis de noz e coco. Também encontra miniaturas de diversos tipos de pastéis e café.

www.facebook.com/pg/pasteljoint

Wrangelstraße 44, 10997 Berlin




Nata Lisboa


Abriu este ano em Berlim para felicidade de muitos, lusófonos e não só. Faz parte da família de espaços que em 2012 abriu a sua primeira unidade no Príncipe Real, em Lisboa. Em Berlim, abriu portas na primeira metade de 2017. Este franchising traz os famosos pastéis de nata para a capital alemã e ainda algumas outras iguarias tipicamente portuguesas, como Sopa do Mar, Caldo Verde, rissóis ou pastéis de bacalhau. Também serve vinho moscatel, ginjinha e sangria, entre outros.

www.natalisboa.com

Pariser Str. 24, 10707 Berlin




Super Ibérico (café/restaurante)


Supermercado situado em Mitte, o Super Ibérico tem uma vasta oferta de produtos portugueses, brasileiros e espanhóis. Existe um outro supermercado semelhante da mesma empresa que detém o Super Ibérico na Kanntstr. 34 - chama-se Aqui España (http://aqui-espana.de)

Tem um espaço de cafetaria onde, para além da bica, se pode encontrar diversa pastelaria típica portuguesa como os pastéis de nata. Ao almoço serve vários pratos de carne e peixe - caldo verde ou bacalhau à brás são apenas alguns exemplos.

http://superiberico.de/magento/

Markgrafenstr. 68, 10969 Berlin




Café Sagres


O Café Sagres é um local onde pode encontrar várias especialidades portuguesas, dos doces aos salgados: pasteis de nata, tarte de amêndoas, bola de Berlim e bolo de arroz às chamuças. Serve pequenos almoços ao jeito típico português com torradas e galão e também almoços com sopa e tosta mista por exemplo.

https://www.facebook.com/Cafe-Sagres-lecker-portugiesisch-in-Berlin-161768487210778/

Kollwitzstrasse 28/Ecke Belforter, 10405 Berlin




A Mercearia (café/restaurante)


A Mercearia é um espaço em Prenzlauer Berg que uma série de produtos portugueses, entre os quais vinhos, flor de sal ou conservas. Tem também uma oferta variada de pastelaria portuguesa e bolos caseiros e serve alguns pratos ao almoço.

www.facebook.com/pg/merceariaausportugal

Dunckerstr 12, 10437 Berlin




Café Lisboa (café/restaurante)


O Café Lisboa situa-se no bairro de Charlottenburg e é um local onde se pode encontrar a típica pastelaria portuguesa e café. Serve também diversos pratos portugueses e tapas e tem cerveja Sagres e Super Bock.

www.facebook.com/pages/Cafe-Lisboa/137310563001012

Goethestrasse 34, 10625 Berlin





Lisboa Bar am Boxi


Situado em Boxhagener Platz, o Lisboa Bar dividiu-se em dois espaços. O maior, é um restaurante com comida típica portuguesa, que oferece desde o caldo-verde às tábuas de queijos e enchidos. O vinho português não falta, desde o vinho verde a diferentes colheitas de tinto, há muito por onde escolher. E a cerveja também não: há Sagres.

www.lisboa-bar-berlin.de

Krossener Straße 20, 10245 Berlin




A Cabana


Restaurante de cozinha típica portuguesa em Prenzlauer Berg, define-se como “Um restaurante familiar, onde qualquer um se sente em família.” O forte deste restaurante são os grelhados, tanto de carne como peixe. Dourada ou bacalhau são dois pratos típicos que pode encontrar nesta casa. Como diz o seu slogan “Só falta o mar”!

www.facebook.com/a.cabana.de

Hufelandstrasse 15, 10407 Berlin




Villa Rodízio


Situado em Prenzlauer Berg, o Villa Rodízio é aquilo que podemos esperar do nome: um restaurante de rodízio típico brasileiro, com uma grande oferta de carnes e opções buffet.

www.villa-rodizio.de

Milastr. 2, 10437 Berlin




Brasil Brasileiro


Este restaurante situado em Wilmersdorf é especialista no rodízio típico brasileiro e no churrasco.

www.brasil-brasileiro.de Kurfürstendamm 151, 10709 Berlin




Lusíada


Restaurante de cozinha típica portuguesa, situa-se em Halensee. Do menu constam diversos grelhados de carne e peixe.

www.facebook.com/pages/Lusiada/228118860564730

Kurfürstendamm 132A, 10711 Berlin




A Telha


Restaurante de cozinha típica espanhola e portuguesa, serve uma grande variedade de pratos de carne, peixe e marisco: bitoque, lombinhos de porco, peixe grelhado, arroz de marisco... Tem também opção de tapas.

www.restaurant-a-telha.de

Holsteinische Str. 17, 10717 Berlin




Café do Brasil


Churrasco, moqueca ou feijoada são alguns dos pratos típicos do Brasil que podem ser encontrados no Café do Brasil. E as caipirinhas também não faltam.

www.cafe-do-brasil.de/

Dudenstr. 2, 10965 Berlin




Carlos Caravela


Desde 1997 em Fridenau, este restaurante de comida típica portuguesa é conhecido pelos pratos de peixe fresco, como as sardinhas, dourada ou bacalhau, e pela escolha de vinhos. Tem também opções de tapas.

www.carlos-tapas.de

Dickhardtstrasse 27, 12161 Berlin




Anabelas Kitchen


Criado pela alentejana Anabela Campos-Neves este restaurante de paredes verde situa-se em Charlottenburg. Caracteriza-se pela cozinha internacional, essencialmente alemã, com toque português e alguns pratos de inspiração portuguesa, tais como sopa de peixe ou sardinhas grelhadas.

www.facebook.com/anabelas-Kitchen-140904779265518/

Pestalozzistraße 3, 10625 Berlin




Viana do Castello


O Restaurante Viana do Castello situa-se em Köpenick e serve diversas especialidades da cozinha italiana e portuguesa. Um dos pratos disponíveis no menu é o “Lissabon Teller”, que inclui diversos tipos de carne e acompanhamento de verduras.

www.viana-do-castello.de

Kaulsdorfer Str. 129, 12555 Berlin




La Sepia


Restaurante de comida espanhola e portuguesa situado em Wilmersdorf, serve caldo-verde, sopa de peixe, bacalhau ou polvo. Para além do galão, tem uma oferta de várias bebidas portuguesas que vai do vinho verde ao Licor Beirão, Medronho e Amêndoa Amarga.

http://lasepia-berlin.de

Marburger Str. 2, 10789 Berlin




Paracas


Este restaurante é especializado em cozinha da América Latina, nomeadamente peruana (de onde advém o nome), com alguns pratos típicos brasileiros. É o caso da sopa de peixe e da moqueca.

http://www.paracas.de

Morada: Güntzelstraße 37a, 10717 Berlin




Sudaka by Chakall


Situado em Schöneberg, o Sudaka é um restaurante de comida da América Latina, com foco na Argentina. Foi criado pelo chef Chakall, de origem Argentina, e tem entre os pratos principais do seu menu a moqueca típica brasileira ou a picanha.

http://www.sudaka.de/

Morada: Goltzstraße 36 , 10781 Berlin





BARES

Lisboa Bar am Boxi


No espaço mais pequeno, situado mesmo ao lado o restaurante Lisboa Bar (e onde, aliás, originou o conceito da casa), há uma série de petiscos e snacks como o pastel de nata, bolo de arroz ou bolo de feijão. Também tem cerveja portuguesa.

https://www.lisboa-bar-berlin.de/

Krossener Straße 20, 10245 Berlin




Transit


Situado em Kreuzberg, o Tansit é um Café/bar português e espanhol com um menu que vai sempre alternando. Serve por exemplo feijoada (à portuguesa ou à brasileira) e moqueca. Tem cerveja Sagres e Super Bock. Tem programação variada conforme os dias da semana, que vai das exposições aos concertos e dj-sets: desde o jazz, ao hop pop ou à música electrónica.

www.facebook.com/pg/Transit-148979031813999

Schlesische Straße 35 a, Berlin




7 Mares


Espaço maioritariamente dedicado ao vinho português, também serve alguns petiscos tradicionais - empadas, tábuas de queijos, ou enchidos.. .tudo o que acompanha bem vinho tinto, verde ou branco. O espaço tem disponível os famosos Vinho do Porto e Vinho Madeira, bem como outros nomes como Olho no Pé, Fita Preta, Casa da Senra. Também tem Sagres e Super Bock.

http://www.7mares.de/

Morada: Heimstr. 3, 10965 Berlin




BR 101


Bar fundado em 2003, tem com dono Ricardo Ferreira Ratte e a sua especialidade são os cocktails com nomes de praias de surf ao longo da costa do Brasil. BR101 vem do nome homónimo da estrada que faz praticamente todo o litoral leste brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A happy Hour é das 18h às 21h e conta com criações próprias, tais como “Rio de Janeiro” (mit Cachaça, xarope de cana de açúcar, nectar de maracujá, champanhe) ou “Cururipe” (Bombay Sapphire, xarope de romã, sumo de limão, Ginger Ale) - e, claro, a Capirinha também não falta.

www.facebook.com/br101.bar/

Torstrasse 69, 10119 Berlin





LOJAS / SUPERMERCADOS

Galão - A Pastelaria (Café/pastelaria)


Desde o ano 2000 em Mitte, Galão - A Pastelaria é uma referência na cidade de Berlim. Criado pelo alemão Axel Burbacher, é conhecido pelo bom café. Como o nome indica, o seu produto especial chama-se galão e é para os berlinenses tão exótico quanto o nome, que mal conseguem pronunciar. Apesar do nome português do estabelecimento, a sua referência são os italianos e o café vem de Itália. Tem pastelaria portuguesa como o típico pastel de nata e também tostas mistas.

http://www.galao-berlin.de/

Weinbergsweg 8, 10119 Berlin




Bekarai (Café/pastelaria)


Criada pela portuguesa Paula Gouveia em 2006, a Bekarai encontra-se no bairro de Prenzlauer Berg e é dos locais portugueses mais antigos e mais reconhecidos em Berlin. Esta pastelaria que já foi premiada como uma das melhores na Alemanha, tem 3 tipos de pastéis de nata: pastel de nata: o original português, o pastel de nata vegan e ainda a versão do outro lado do Atlântico: a nata brasileira. Para além disso, na Bekarai ainda pode encontrar outros clássicos da pastelaria típica portuguesa como o pastel de noz, a tigelada, o pastel de coco… tudo caseiro, feito na própria pastelaria. Para acompanhar, uma bica ou um galão. www.bekarei.com Dunckerstr. 23, 10437 Berlin




Melro


O Café Melro abriu em 2013 pelas mãos de Anna Harbaum em Kreuzberg geöffnet. É um pequeno Bistrô português que oferece vários snacks e especialidades de café, vinhos e cervejas. Os pastéis de nata não faltam.

www.facebook.com/melroberlin

Graefestraße 10




Café Mori


O Café Mori situa-se em Kreuzberg e serve pastelaria brasileira. Tem brigadeiros e ainda pão de queijo e coxinhas. Serve também feijoada.

www.facebook.com/cafemori Wiener Str. 13, 10999 Berlin




Café Juli’s


Criado por Juliane Loske und Mike Röthel e situado em Prenzlauer Berg, o Café Juli’s serve pastelaria portuguesa caseira, também café e vinho.

impressum.cafe-julis.de

Metzer Str. 21, 10405 Berlin




Meta Mate


Café situado em Prenzlauer Berg, foi criado pelos brasileiros Fabricio & Krithika do Canto, é conhecido pelo chá de mate artesanal. É acarinhado pela comunidade lusófona pelos encontros organizados por Pedro Monterroso para falar português e alemão às Sextas-feiras: Portugiesisch-Deutsch Stammtisch.

“Desde a minha chegada, procuro organizar junto com outros companheiros um encontro tanto informal quanto voluntário para a aprendizagem e troca de conhecimentos entre a língua portuguesa e a alemã, isto devido à minha paixão pela língua portuguesa, além das fronteiras do meu pequeno país, que é dotada de uma multiplicidade de pessoas, sotaques e expressões em todo o mundo e pela minha necessidade de aprender a língua alemã, com a qual vivo na minha rotina diária.”, explica Pedro. Natural de Amarante, Portugal, é licenciado em Sociologia e tem mestrado em Empreendedorismo e Serviço Social pela U.B.I. Trabalha na área da pedagogia em Berlim.

“A busca de cafés e/ou estabelecimentos para estes encontros é uma constante e, sendo nós já mais que um grupo de meros conhecidos, procuramos também descobrir espaços que, além de estarem relacionados com a língua, tenham um pendor não meramente mercantilista, mas com um perfil de abertura para os mais variados e diversificados tipos de gente. O Meta Mate Bar, “descoberto” depois de alguns meses de procura, é um dos espaços prediletos do grupo, pelo seu interessante conceito em relação ao mate e às pessoas.”, remata Pedro.

http://metamate.cc/

Morada: Strassburgerstrasse 16, 10405 Berlin




Pop Kultur Berlin


Situado no bairro de Kreuzberg, este café existe já desde 2013. Do seu menu que vai dos sumos e gelados à pastelaria, o Pop Kultur tem alguns produtos de origem portuguesa e brasileira. É o caso dos pastéis de nata e dos pães de queijo respetivamente. O açaí, diretamente do Brasil, é outra das estrelas do menu.

www.facebook.com/popkulturberlin

Morada: Paul-Lincke Ufer 41, 10999 Berlin




Pastel


Da mesma família da Bekarai, o café Pastel surgiu alguns anos depois dado o sucesso daquela pastelaria portuguesa. “O primeiro filho da Bekarai”, como é descrito, situa-se em Kreuzberg e serve pastéis de nata (feitos nas instalações da Bekarai em Prenzlauer Berg), e também pastéis de noz e coco. Também encontra miniaturas de diversos tipos de pastéis e café.

www.facebook.com/pg/pasteljoint

Wrangelstraße 44, 10997 Berlin




Nata Lisboa


Abriu este ano em Berlim para felicidade de muitos, lusófonos e não só. Faz parte da família de espaços que em 2012 abriu a sua primeira unidade no Príncipe Real, em Lisboa. Em Berlim, abriu portas na primeira metade de 2017. Este franchising traz os famosos pastéis de nata para a capital alemã e ainda algumas outras iguarias tipicamente portuguesas, como Sopa do Mar, Caldo Verde, rissóis ou pastéis de bacalhau. Também serve vinho moscatel, ginjinha e sangria, entre outros.

www.natalisboa.com

Pariser Str. 24, 10707 Berlin




Super Ibérico (café/restaurante)


Supermercado situado em Mitte, o Super Ibérico tem uma vasta oferta de produtos portugueses, brasileiros e espanhóis. Existe um outro supermercado semelhante da mesma empresa que detém o Super Ibérico na Kanntstr. 34 - chama-se Aqui España (http://aqui-espana.de)

Tem um espaço de cafetaria onde, para além da bica, se pode encontrar diversa pastelaria típica portuguesa como os pastéis de nata. Ao almoço serve vários pratos de carne e peixe - caldo verde ou bacalhau à brás são apenas alguns exemplos.

http://superiberico.de/magento/

Markgrafenstr. 68, 10969 Berlin




Café Sagres


O Café Sagres é um local onde pode encontrar várias especialidades portuguesas, dos doces aos salgados: pasteis de nata, tarte de amêndoas, bola de Berlim e bolo de arroz às chamuças. Serve pequenos almoços ao jeito típico português com torradas e galão e também almoços com sopa e tosta mista por exemplo.

https://www.facebook.com/Cafe-Sagres-lecker-portugiesisch-in-Berlin-161768487210778/

Kollwitzstrasse 28/Ecke Belforter, 10405 Berlin




A Mercearia (café/restaurante)


A Mercearia é um espaço em Prenzlauer Berg que uma série de produtos portugueses, entre os quais vinhos, flor de sal ou conservas. Tem também uma oferta variada de pastelaria portuguesa e bolos caseiros e serve alguns pratos ao almoço.

www.facebook.com/pg/merceariaausportugal

Dunckerstr 12, 10437 Berlin




Café Lisboa (café/restaurante)


O Café Lisboa situa-se no bairro de Charlottenburg e é um local onde se pode encontrar a típica pastelaria portuguesa e café. Serve também diversos pratos portugueses e tapas e tem cerveja Sagres e Super Bock.

www.facebook.com/pages/Cafe-Lisboa/137310563001012

Goethestrasse 34, 10625 Berlin





Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved