MAGAZINE

Foto © Enio Moraes Júnior
19/04/2020
O menino, o dragão e a neve
Enio Moraes Júnior
Em tempos de máscaras que negam sorrisos e de distâncias que afastam abraços, uma criança sorriu em Berlim. O menino gargalhou e se divertiu muito, vestindo uma roupa azul com desenhos brancos e amarelos que pareciam iluminá-lo. Sorriu como fazem todas as crianças, todos os dias. Mas em tempos como esses, suas risadas romperam silêncios e tocaram corações.

Foto © Luis Bompastor
11/04/2019
Viver em Berlim: lar, agridoce lar
Parceria Goethe Institut Lisboa - por Rita Guerreiro
“Quem procura, acha”, diz o ditado. Mas quem procura casa em Berlim tem cada vez mais dificuldade em encontrar um lugar para chamar seu. Conseguir uma casa ou quarto em Berlim tornou-se uma tarefa cada vez mais complexa, morosa e cara. Cristina Aibéo, Luís Silva e Marta Setúbal, residentes portugueses em Berlim, partilham algumas experiências sobre este tão discutido tema.

Foto © Enio Moraes Júnior
16/10/2018
Dona Ana, uma mulher de raízes
Perfil - por Enio Moraes Júnior
“Eu sou muito família. Esta é a força para estar aqui”, diz a guineense que vive em Berlim há quase 25 anos.

Foto © Vasco Esteves
29/06/2018
"To Berlin with Love"
Vasco Esteves
Vim pela primeira vez nos anos 70 a Berlim ocidental participar – como estudante – num seminário subordinado ao tema “Alemanha indivisível”: na altura, pensei que os alemães estavam loucos com aquela sua mania de reunificarem a Alemanha à força…

Foto © Enio Moraes Júnior
14/05/2018
Manuela Sambo e as mulheres em suas telas
Perfil - por Enio Moraes Júnior
Artista plástica angolana fala sobre a vida em Berlim e conta como o seu ofício a ajudou a consolidar a sua identidade africana na Alemanha.

Foto © Enio Morais Júnior
27/03/2018
Nove meses em Berlim
Enio Moraes Júnior
Viver bem em uma cidade não é esperar que ela seja um paraíso, mas aprender o que ela tem a ensinar. Vida nova em Berlim. Amigos perguntam como estão as coisas por aqui. “Estão bem. Tenho aprendido muito”. Isso resume as minhas impressões nestes nove meses.
%20Camile%20Brito%20Ferreira.jpg)
Foto © Camile Brito Ferreira
19/03/2020
Atenção - A tensão
Pedro Monterroso
Os passos contados, os olhares marcados, de quem passa e de quem lá passa no lado de fora. Os passos são rápidos e certeiros, o frio obriga a cálculos precisos da energia dos corpos, pouco errantes. Atenção: a tensão, diz a Maria. Os corpos à volta, espalhados no chão, arrastando-se, insinuando os gestos, a manipulação das formas, dos jeitos, dos trejeitos, têm de ser coerentes com o que querem expressar, acrescenta.

Foto © Luis Bompastor
11/04/2019
Há mar e mar, há ir e voltar
Parceria Goethe Institut Lisboa - por Rita Guerreiro
Muitos portugueses fazem as malas e deixam o país, destemidos, sem pensar num possível regresso. Outros levam Portugal e o azul do mar no coração e anseiam por voltar às origens. Pedro Monterroso e Marta Codeço contam-nos as suas experiências de vida na Alemanha, e explicam o porquê de um dia quererem voltar para Portugal – ou talvez não.
%20Cruna%20Encarnacao_j.jpg)
Foto © Cruna Encarnação
07/09/2018
Do analógico para o digital
Cruna Encarnação
Foi um ou dois anos antes de ter ido viver para Berlim que começou a emergir a crítica mais acentuada ao consumo desenfreado de produtos manufaturados em massa e através de recursos humanos, animais e naturais altamente questionáveis.

Foto © Enio Moraes Júnior
17/06/2018
Luis Pedro e um mundo para conhecer
Perfil - por Enio Moraes Júnior
Vivendo em Berlim há cinco anos, o engenheiro português é encantado com a diversidade humana e cultural da cidade. Entretanto, não abre mão de viajar e colecionar histórias para contar.

Foto © Jacinto Ferreira Delgado
29/04/2018
Aprender Alemão - uma espécie de stand-up comedy
Jacinto Ferreira Delgado
Moro em Berlim há pouco mais de dois anos meio e não falo alemão, provavelmente como muitas outras pessoas que se mudaram "recentemente"para a cidade (pelo menos, tranquiliza-me pensar assim). A minha relação com a língua alemã não existe.

Foto ©Maria Vai Com Todos
28/02/2018
Como é que se diz sarcasmo em alemão?
Maria Vai Com Todos
Antes de chegar a Berlim, fiquei num quarto, que aluguei por duas semanas. O plano era (sejam meiguinhos, não se riam de mim. Eu era ingénua! Eu não sabia!) durante essas duas semanas tratar das burocracias e arranjar casa.

Foto © Marta Setúbal
11/04/2019
Viver em Berlim: mudança e gentrificação
Parceria Goethe Institut Lisboa - por Rita Guerreiro
A rápida subida das rendas das casas em Berlim é um fenómeno que faz correr ainda muita tinta. Cristina Aibéo, Luís Silva e Marta Setúbal, residentes portugueses em Berlim, contam-nos por experiência própria as mudanças que notam na cidade com o passar dos anos.
%20Luis%20Bompastor.jpg)
Foto © Luis Bompastor
11/04/2019
Começar de novo em Berlim
Parceria Goethe Institut Lisboa - por Rita Guerreiro
Experiência de trabalho estimulante fora de Portugal, melhores oportunidades de emprego e carreira, salário mais alto ou curiosidade pelo estilo de vida da cidade são algumas razões que contribuem para a busca de uma nova vida em Berlim. Quais os desafios que encontram? Carolina Silva e João Xavier contam-nos as suas vivências na capital alemã.

Foto © Enio Moraes Júnior
16/08/2018
Instantâneos de Ismael Miquidade
Perfil - por Enio Moraes Júnior
Falante e de bem com a vida, o fotógrafo moçambicano mora há nove anos na Alemanha “Se calhar, um país muito justo”.

Foto © Mari Vass
26/05/2018
As etapas da vida de uma expatriada
Mari Vass
Sou fotógrafa e decidi tentar a vida em Berlim. Ponto. Foi uma decisão simples e direta (depois de muitos conflitos internos, claro).

Foto © Enio Morais Júnior
14/04/2018
Aloísio Avaz em movimento
Perfil - por Enio Moraes Júnior
Coreógrafo e educador brasileiro fala sobre a sua experiência de vida em Berlim, enfrentando as voltas e as reviravoltas de morar fora do seu país de origem.

Foto ©João Pedro Luís
29/09/2017
Berlim de dentro para fora
João Pedro Luís
Desde que me mudei para Berlim há dois anos e meio, é frequente outros portugueses perguntarem-me como é a vida na cidade, se gosto de cá viver, se é difícil a adaptação… e de todas as vezes demoro alguns segundos a organizar os pensamentos...