MAGAZINE

Foto © Enio Moraes Júnior

19/04/2020

O menino, o dragão e a neve

Enio Moraes Júnior

Em tempos de máscaras que negam sorrisos e de distâncias que afastam abraços, uma criança sorriu em Berlim. O menino gargalhou e se divertiu muito, vestindo uma roupa azul com desenhos brancos e amarelos que pareciam iluminá-lo. Sorriu como fazem todas as crianças, todos os dias. Mas em tempos como esses, suas risadas romperam silêncios e tocaram corações.

Foto © Luis Bompastor

11/04/2019

Viver em Berlim: lar, agridoce lar

Parceria Goethe Institut Lisboa - por Rita Guerreiro

​“Quem procura, acha”, diz o ditado. Mas quem procura casa em Berlim tem cada vez mais dificuldade em encontrar um lugar para chamar seu. Conseguir uma casa ou quarto em Berlim tornou-se uma tarefa cada vez mais complexa, morosa e cara. Cristina Aibéo, Luís Silva e Marta Setúbal, residentes portugueses em Berlim, partilham algumas experiências sobre este tão discutido tema.

Foto © Enio Moraes Júnior

16/10/2018

Dona Ana, uma mulher de raízes

Perfil - por Enio Moraes Júnior

“Eu sou muito família. Esta é a força para estar aqui”, diz a guineense que vive em Berlim há quase 25 anos.

Foto © Vasco Esteves

29/06/2018

"To Berlin with Love"

Vasco Esteves

Vim pela primeira vez nos anos 70 a Berlim ocidental participar – como estudante – num seminário subordinado ao tema “Alemanha indivisível”: na altura, pensei que os alemães estavam loucos com aquela sua mania de reunificarem a Alemanha à força…

Foto © Enio Moraes Júnior

14/05/2018

Manuela Sambo e as mulheres em suas telas

Perfil - por Enio Moraes Júnior

Artista plástica angolana fala sobre a vida em Berlim e conta como o seu ofício a ajudou a consolidar a sua identidade africana na Alemanha.

Foto © Enio Morais Júnior

27/03/2018

Nove meses em Berlim

Enio Moraes Júnior

Viver bem em uma cidade não é esperar que ela seja um paraíso, mas aprender o que ela tem a ensinar. Vida nova em Berlim. Amigos perguntam como estão as coisas por aqui. “Estão bem. Tenho aprendido muito”. Isso resume as minhas impressões nestes nove meses.

Foto © Camile Brito Ferreira

19/03/2020

Atenção - A tensão

Pedro Monterroso

Os passos contados, os olhares marcados, de quem passa e de quem lá passa no lado de fora. Os passos são rápidos e certeiros, o frio obriga a cálculos precisos da energia dos corpos, pouco errantes.  Atenção: a tensão, diz a Maria. Os corpos à volta, espalhados no chão, arrastando-se, insinuando os gestos, a manipulação das formas, dos jeitos, dos trejeitos, têm de ser coerentes com o que querem expressar, acrescenta. 

Foto © Luis Bompastor

11/04/2019

Há mar e mar, há ir e voltar

Parceria Goethe Institut Lisboa - por Rita Guerreiro

Muitos portugueses fazem as malas e deixam o país, destemidos, sem pensar num possível regresso. Outros levam Portugal e o azul do mar no coração e anseiam por voltar às origens. Pedro Monterroso e Marta Codeço contam-nos as suas experiências de vida na Alemanha, e explicam o porquê de um dia quererem voltar para Portugal – ou talvez não.

Foto © Cruna Encarnação

07/09/2018

Do analógico para o digital

Cruna Encarnação

Foi um ou dois anos antes de ter ido viver para Berlim que começou a emergir a crítica mais acentuada ao consumo desenfreado de produtos manufaturados em massa e através de recursos humanos, animais e naturais altamente questionáveis.

Foto © Enio Moraes Júnior

17/06/2018

Luis Pedro e um mundo para conhecer

Perfil - por Enio Moraes Júnior

Vivendo em Berlim há cinco anos, o engenheiro português é encantado com a diversidade humana e cultural da cidade. Entretanto, não abre mão de viajar e colecionar histórias para contar.

Foto © Jacinto Ferreira Delgado

29/04/2018

Aprender Alemão - uma espécie de stand-up comedy

Jacinto Ferreira Delgado

Moro em Berlim há pouco mais de dois anos meio e não falo alemão, provavelmente como muitas outras pessoas que se mudaram "recentemente"para a cidade (pelo menos, tranquiliza-me pensar assim). A minha relação com a língua alemã não existe.

Foto ©Maria Vai Com Todos

28/02/2018

Como é que se diz sarcasmo em alemão?

Maria Vai Com Todos

Antes de chegar a Berlim, fiquei num quarto, que aluguei por duas semanas. O plano era (sejam meiguinhos, não se riam de mim. Eu era ingénua! Eu não sabia!) durante essas duas semanas tratar das burocracias e arranjar casa.

Foto © Marta Setúbal

11/04/2019

Viver em Berlim: mudança e gentrificação

Parceria Goethe Institut Lisboa - por Rita Guerreiro

A rápida subida das rendas das casas em Berlim é um fenómeno que faz correr ainda muita tinta. Cristina Aibéo, Luís Silva e Marta Setúbal, residentes portugueses em Berlim, contam-nos por experiência própria as mudanças que notam na cidade com o passar dos anos.

Foto © Luis Bompastor

11/04/2019

Começar de novo em Berlim

Parceria Goethe Institut Lisboa - por Rita Guerreiro

Experiência de trabalho estimulante fora de Portugal, melhores oportunidades de emprego e carreira, salário mais alto ou curiosidade pelo estilo de vida da cidade são algumas razões que contribuem para a busca de uma nova vida em Berlim. Quais os desafios que encontram? Carolina Silva e João Xavier contam-nos as suas vivências na capital alemã. 

Foto © Enio Moraes Júnior

16/08/2018

Instantâneos de Ismael Miquidade

Perfil - por Enio Moraes Júnior

Falante e de bem com a vida, o fotógrafo moçambicano mora há nove anos na Alemanha “Se calhar, um país muito justo”.

Foto © Mari Vass

26/05/2018

As etapas da vida de uma expatriada

Mari Vass

Sou fotógrafa e decidi tentar a vida em Berlim. Ponto. Foi uma decisão simples e direta (depois de muitos conflitos internos, claro). 

Foto © Enio Morais Júnior

14/04/2018

Aloísio Avaz em movimento

Perfil - por Enio Moraes Júnior

Coreógrafo e educador brasileiro fala sobre a sua experiência de vida em Berlim, enfrentando as voltas e as reviravoltas de morar fora do seu país de origem.

Foto ©João Pedro Luís

29/09/2017

Berlim de dentro para fora

João Pedro Luís

Desde que me mudei para Berlim há dois anos e meio, é frequente outros portugueses perguntarem-me como é a vida na cidade, se gosto de cá viver, se é difícil a adaptação… e de todas as vezes demoro alguns segundos a organizar os pensamentos...

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved