top of page

MAGAZINE

Portuguese Cinema Days 2019

2314 Portuguese Cinema Days.jpg

23/09/2019

Foto: ©Leopardo Filmes

O cinema português está de volta a Berlim: de 30 de Setembro a 29 de Outubro o " Portuguese Cinema Days" traz várias longas e curtas portuguesas à capital alemã, numa ampla variedade de géneros e temas. O evento, organizado pela Associação 2314 - Portugiesischer Kulturverein in Berlin e.V., estende-se ao longo de um mês inteiro. Começa com uma estreia na Alemanha: o filme "Ruth", que trata a rocambolesca história de Eusébio, atleta predestinado do Sporting Clube Lourenço Marques e a sua ida para o Benfica. Após o filme, haverá sessão de perguntas e respostas com a presença do realizador, António Pinhão Botelho. A abertura do festival será assinalada à maneira tradicional portuguesa: com um pequeno cortejo de bombos pelas ruas de Kreuzberg e um concerto de alguns minutos junto ao cinema Moviemento.

O Moviemento é o cinema mais antigo da Alemanha, e está localizado numa zona de Berlim com grande dinamismo cultural. Serão apresentados vários filmes premiados em diversos festivais. Outro dos pontos altos no programa é o documentário "Luz Obscura", de Susana de Sousa Dias, que contará com a presença de um português que se viu alvo de perseguição por parte da polícia política portuguesa no tempo da ditadura, e que dará o seu testemunho num debate com o público.

 

PROGRAMA:

 

* 30.09 - 19:30 - RUTH

António Pinhão Botelho, 2018, drama

Première na Alemanha. Convidado: António Pinhão Botelho

O jovem Eusébio, atleta predestinado do Sporting Clube Lourenço Marques, é cobiçado pelo Benfica. Chantagem, tentativas de rapto, envolvimento de ministros, delírio nos jornais e promessas milionárias fazem da história da transferência do jogador uma saga desenrolada em dois continentes. Baseado numa história verdadeira, RUTH retrata a sociedade portuguesa na metrópole e nas colónias no início da década de 1960.

 

 

* 07.10 - 20:00 - RAIVA

Sérgio Tréfaut, 2018, drama

 

Alentejo, 1950. Nos campos desertos, fustigados pelo vento e pela fome, a violência eclode de repente: vários assassinatos a sangue frio têm lugar numa só noite. Qual a origem dos crimes?

RAIVA é um conto negro sobre o abuso e a revolta.

 

* 17.10 - 20:00

I. PRONTO, ERA ASSIM

Joana Nogueira + Patrícia Rodrigues, 2015, documentário animado

II. LUZ OBSCURA

Susana de Sousa Dias, 2017, documentário

 

Pronto, era assim: A curta-metragem usa excertos de entrevistas a seis idosos - quatro senhoras e um casal – para dar voz aos objectos que protagonizam a animação, partilhando histórias da vida daquelas pessoas em momentos fragmentados que oscilam entre o passado, o presente e o futuro.

 

Luz obscuraQue rede familiar se esconde por detrás de um único preso político? Partindo de fotografias da polícia política portuguesa (1926-1974), LUZ OBSCURA procura revelar como um sistema autoritário opera na intimidade familiar, fazendo emergir, simultaneamente, zonas de recalcamento actuantes no presente.

 

 

* 21.10 - 20:00 - DIAMANTINO

Gabriel Abrantes + Daniel Schmidt, 2018, drama

 

Diamantino Matamouros é uma famosa estrela de futebol, cuja carreira termina ao falhar um penálti decisivo na final do Campeonato do Mundo. Em busca de um novo propósito para a sua vida, Diamantino inicia uma moderna odisseia entre neofascismo, refugiados, modificação genética e a busca pela origem da genialidade.

 

 

* 29.10 - 20:00 CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS

João Salaviza + Renée Nader Messora, 2018, drama

 

Ihjãc é um jovem indígena krahô, do norte do Brasil. Após a morte do pai, deve organizar a cerimónia funerária para o espírito poder partir para a aldeia dos mortos. Fugindo ao seu dever e querendo escapar ao processo de se tornar um xamã, Ihjãc foge para a cidade. Longe da sua aldeia krahô, é confrontado com a realidade de ser indígena no Brasil contemporâneo.

 

Datas: 30.9.2019 a 29.10.2019

Preço único: 5 €

Cinema Moviemento 

Kottbusser Damm 22 - Kreuzberg

bottom of page