MAGAZINE

06/12/2018

Fotos: © Maria João Silva

A partir de final de Novembro começa a lufa-lufa dos mercados de Natal em Berlim. As típicas casinhas de madeira e o seu colorido luminoso atraem todos os anos muitos residentes e outros tantos turistas. Mas os mercados de Natal não são só para turista ver. Antes pelo contrário, para quem vive em Berlim, é uma tradição passar por um destes mercados durante a época natalícia, assim como é ver as decorações de Natal que brilham um pouco por toda a cidade.

 

Como nesta altura do ano costuma fazer frio e os dias são curtos, a vontade de andar ao ar-livre pode ser escassa... No entanto, os mercados de Natal em Berlim são quase de visita obrigatória durante a quadra e, com o grupo de amigos certo, valem a visita (e os dedos e ponta do nariz enregelados).

 

Há muito por onde escolher, e praticamente todas as zonas da cidade têm um - ou mais - mercados de Natal a acontecer. Alguns dos mais conhecidos são também os que mais mais movimentados, por isso nem sempre é fácil decidir qual visitar. Em jeito de presente de Natal para os leitores do magazine, a Berlinda fez uma lista com 10 sugestões de mercados para visitar em Berlim:

 

1. Weihnachtsmarkt am Gendarmenmarkt (Mitte)

2. Weihnachtsmarkt Alexanderplatz (Mitte)

 

3. Weihnachtsmarkt an der Gedächtniskirche Breitscheidplatz (Charlottenburg)

4. Weihnachtsmarkt Schloss Charlottenburg (Charlottenburg)

 

5. Lucia Kulturbrauerei (Prenzlauerberg)

 

6.  Weihnachtsmarkt an der Gedächtniskirche (Mitte)

7. Weihnachtsmarkt auf dem RAW - Gelände (Friedrichshain)

8. Alt-Rixdorfer Weihnachtsmarkt (Neukölln)

9. Spandauer Weihnachtsmarkt in der Altstadt (Spandau)

10. Weihnachtsmarkt auf dem Winterfeldtplatz (Schöneberg)

Mas esta lista não pretende ser um guia ou um "top 10", é apenas uma amostra do muito que há para explorar na capital alemã. Existem dezenas de mercados de Natal espalhados pela cidade, só é preciso sair à rua e enfrentar o frio. Quem conseguir visitar dois ou três mercados fica com uma boa ideia do ambiente que se por lá se vive nesta altura do ano - e, quem sabe, fica também com uma certa vontade de regressar no ano seguinte? Com tantas possibilidades, não é difícil visitar lugares diferentes todos anos.

 

Apenas passear por entre os vários stands e observar os objectos expostos é quanto baste para viver esta experiência, mas a cereja em cima do bolo é provar o vinho quente (Glühwein). Em quase todos os mercados de Natal  é possível encontrar esta bebida preparada no local e servida numa caneca que se pode depois levar para casa. Assim, o Glühwein serve não só para aquecer os visitantes durante a passeata no mercado de Natal, como é também uma típica lembrança. E as canecas onde é servido são um souvenir com alta probabilidade de se tornar numa colecção anual - cada mercado tem a sua caneca e cada ano há uma diferente, com o respectivo ano escrito. 


 

Mais mercados de Natal em: https://www.weihnachteninberlin.de/

Luzes, frio e Glühwein nos mercados de Natal em Berlim

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved