BERLINDA:

Carruagem antiga de dois assentos e quatro rodas, para o transporte da imagem de santos; estar na berlinda: ser alvo da atenção geral, ser o assunto do dia; pôr na berlinda: chamar a atenção para, focar, realçar, acentuar, dar ênfase a, enfatizar, sublinhar.

(Do fr. berline, “berlinda“, de Berlim, cidade alemã de onde a carruagem era importada)

Berlinda.org é uma publicação online dedicada à interação cultural entre Berlim e o mundo de língua portuguesa. Existe desde Junho de 2011 e encontra- se registada com o nome oficial Freunde von Berlinda e.V desde 2013.  Os objectivos da Berlinda são: 

  • Criar uma plataforma para promover as diversas culturas de língua portuguesa,

  • Manter um espaço para incentivar e apoiar o diálogo e o intercâmbio cultural entre a Alemanha e os países de língua portuguesa a nível cultural em ambos os idiomas (português e alemão),

  • Apoiar os migrantes lusófonos que vivem em Berlim e ajudar na sua integração na cidade

 

Berlinda.org é uma associação de utilidade pública sem fins lucrativos, autónoma e apartidária. Não depende financeiramente de nenhuma entidade ou instituição para o seu funcionamento regular - o financiamento da associação é feito através de quotas dos sócios, parceiros, donativos, taxas de inscrição em cursos e workshops, apoios de entidades e instituições oficiais a projectos pontuais da associação.

A Associação Berlinda está registada no Tribunal de Berlim-Charlottenburg com o número er VR 32334 B de 4.04.2013. Nº de identificação fiscal: 27/655/54117 (imposto sobre corporações).

A Berlinda desenvolve o seu trabalho em duas vertentes:

MAGAZINE CULTURAL

Espaço online de divulgação da interação cultural entre Berlim e o mundo de língua portuguesa, actualizado regularmente e com edição bilingue em português e alemão. Dirige-se não apenas aos falantes de português, mas também aos berlinenses interessados na cultura em português. Neste espaço, a Berlinda procura informar os seus leitores de todo o tipo de eventos culturais: concertos, espectáculos de dança, teatro, cinema, exposições, etc. O magazine foca ainda a sua atenção na elaboração de artigos e entrevistas a personalidades relevantes para a comunidade lusófona em Berlim, que incluem nomes como Teresa Villaverde (realizadora - PT), Edson Cordeiro (cantor - BR), Victoria Guerra (actriz - PT), Cristina Branco (cantora - PT), Felipe Bragança (realizador - BR), The Gift (banda rock - PT).

BERLINDA SOCIAL

Dedicada à informação, apoio e entreajuda à comunidade de língua portuguesa em Berlim. Alguns dos nossos projectos nesta área incluem:

· Apoio na chegada de novas pessoas a Berlim: sessões de esclarecimento, encaminhamento para as embaixadas;

· Aulas de Alemão: pensadas especificamente para os falantes de português e para que todos os recém-chegados a Berlim se poderem integrar mais facilmente;

· Visitas a crianças hospitalizadas: parceria com o Friedensdorf: acompanhamento de crianças vindas de Angola para tratamento médico em Berlim-Brandeburgo com visitas organizadas por um grupo de voluntários falantes de português.

BERLINDA SOCIAL

EQUIPA BERLINDA

Tiago Pinto Pais

Natural de Leiria, vive em Berlim há 7 anos. Atual morador do bairro de Kreuzberg, é formado em Gestão pela Universidade Nova de Lisboa. Desde Julho de 2016 é o presidente da associação Berlinda.

Responsável pela parte financeira e equipa Berlinda.

Marie Bröckelmann

Apaixonada por café e por África, a alemã brasileira mora em Berlim desde 2014. Historiadora formada pela USP e MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela Birmingham City University. Trabalhou em agências de publicidade Neogama Brasil e BBH Londres.

Responsável pelo programa de visitas a crianças hospitalizadas.

Rita Guerreiro

Licenciada em Audiovisual e Multimedia pela ESCS – Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa), chegou a Berlim em 2010. Começou o Shortcutz Berlin em 2011 com Humberto Rocha (Um Segundo Filmes, Porto). Antes de fazer parte da nova equipa Berlinda, foi voluntária no Festival Berlinda (2012) e participou nas visitas a crianças hospitalizadas.

Responsável pelas parcerias, comunicação e redes sociais.

Nuno Dias

Nascido em Guimarães, formou-se em 2007 pela Universidade do Minho. Vive atualmente em Berlim, depois de 4 anos em Bochum. Trabalha na área das novas tecnologias e é um apaixonado por tudo que meta rodas e movimento.

Responsável pelas parcerias, comunicação e redes sociais.

Micaela Trigo

Nascida em Angola, criada entre Brasil e Portugal, intitula-se uma afro-luso-brasileira. Esta jornalista aposentada e produtora de eventos ativa há 20 anos é apaixonada por Berlim desde 2014. Moradora do bairro de Prenzlauer Berg, busca integrar as culturas de língua portuguesa através de projetos artísticos e culturais.

Responsável pela comunicação e redes sociais.

Ficha Técnica

Conceito: Inês Thomas Almeida (Fundadora da Berlinda). Presidente: Tiago Pinto Pais

Website: Responsável Conteúdos: Rita Guerreiro. Design: Ângela Metelo, Box32

- Colaboradores - Redação Magazine:

Atuais:

Rita Guerreiro, Édi Kettemman, Enio Moraes Júnior, Mariana Lima, Tiago Pinto Pais, Hugo Sousa

Passados:

Helena Araújo, Barbara Bichler, Falk Bonitz, Daniela Franzisi, Maria-Gracia Guimarães, Tiago Mansilha, Raquel Dionísio, Christiane Quandt, Bárbara Santos, Lúcia Vicente

- Colaboradores - Tradução:

Atuais:

Hauke Christian Hartje, Miguel Schätzle Raposo, Alexander Pribb, Édi Kettemman

Passados:

Alexandra Berg, Barbara Bichler, Johannes Reiss, Margarida Camejo, Britta Mönch-Pingel, Rita Raimundo, Sofie Schulz

- Coordenação Redação Magazine: Rita Guerreiro

- Coordenação Ação Social / Voluntariado: Marie Bröckelmann

ESTRUTURA E ORGANIGRAMA

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved