MAGAZINE

FBAC - ou First Breath After Coma - é um grupo de post-rock de Leiria que conta já com três álbuns editados e é considerado um dos mais promissores em Portugal. “Nu”, lançado dia 1 de Março, é o novo trabalho do grupo, que começou este mês uma tour pela Europa. Os FBAC partiram de Leiria, passaram por Lisboa e Porto e seguem para Espanha, Alemanha, Luxemburgo e Suiça. Passam por Berlim a 27 de Março, e apresentam-se em concerto no Privat Club Berlin (Skalitzer Straße 85-86, 10997 Berlim).

 

Depois de “The Misadventures Of Anthony Knivet” e “Drifter”, nomeado para melhor disco europeu, os FBAC parecem continuar o seu percurso musical singular, sem medo de explorar sonoridades e criar um universo próprio.

 

Rui Gaspar, Telmo Soares, João Marques, Pedro Marques e Roberto Caetano formam o grupo fundado em 2012 e com uma carreira cada vez mais internacional.  O sucesso dos FBAC deve-se também ao trabalha em conjunto com a conhecida editora leiriense Omnichord Records, cujo catálogo de artistas inclui ainda nomes como Surma (que passou o ano passado por Berlim e deu uma entrevista à Berlinda) ou Nice Weather For Ducks.

 

Em “Nu” os FBAC exploram outros territórios para além do post-rock que os tornou conhecidos, como referiu o jornal Público no mês passado: “O que ouvimos em “Nu” é outra coisa, mais desafiante, inclassificável, em automaravilhamento: eis uma banda a testar os seus próprios limites, a enamorar-se da experiência e, feliz com o que atingiu, a reivindicar uma linguagem sua”.

 

A banda de Leiria define “Nu” como um álbum visual, cujos videoclipes exploram o conceito de labirinto como um caminho para as profundezas da natureza humana. Produzido por Casota Collective, é um filme sombrio, feito por capítulos, em que cada tema é uma cena. Explora a fragilidade do ser humano, seus medos e pontos fortes e tem como protagonista o jovem actor Rui Paixão (conhecido por integrar um espetáculo do Cirque du Soleil na China).

16/03/2019

Foto: © First Breath After Coma + Hugo Domingues

First Breath After Coma apresentam o novo álbum “Nu” em Berlim

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved