top of page

MAGAZINE

Espetáculo multidisciplinar “Time and (in) Movement”, de Rosiris Garrido, estreia em Berlim

Artista brasileira aborda o processo de envelhecimento na arte com histórias, dança aérea e humor. Foto: ©Rafael BisBis

A artista do corpo Rosiris Garrido, radicada há 20 anos na Alemanha, estreia no mês de maio seu espetáculo Time and (in) Movement no Pfefferberg Theater, em Berlim. A performance nasceu a partir de vivências da própria artista – que em sua longa trajetória coleciona experiências como aerialista e performer no Cirque du Soleil, Cirque Buffon, Philippe Decouflé e Öff Öff Aerial Dance Company, entre outras – e sobretudo de uma pesquisa realizada no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro.

Natural do Rio de Janeiro, Rosiris cresceu frequentando o Retiro dos Artistas, instituição fundada há cem anos, destinada a acolher artistas idosos. Em 2016, após ser contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014, a artista, em colaboração com o diretor Alvaro Assad – gestor e criador do Centro Teatral Etc e Tal – partiu para uma pesquisa de campo. Foram inúmeras visitas ao local e conversas com os artistas moradores durante dois anos. O trabalho inicial resultou em um web documentário que serviu de inspiração para o espetáculo Tempo e(m) Movimento, que teve estreia mundial no Brasil, em 2017, na programação do CIRCOS - Festival Internacional de Circo do SESC - Serviço Social do Comércio.

Em Berlim, o espetáculo será apresentado em inglês, com o título Time and (in) Movement. Com desprendimento de estéticas artísticas predefinidas, a obra de Rosiris Garrido é uma sensível performance solo com poesia, narração de histórias verídicas, dança aérea e humor. A artista extrapola a linguagem do circo para refletir sobre aspectos da própria vida, abordando a relação entre vigor físico e maturidade e o processo do envelhecimento na arte.

A artista brasileira divide o palco com a dançarina italiana Cristiana Casadio, em uma noite dedicada ao encontro de culturas e técnicas com duas singulares apresentações de artistas mulheres.

As apresentações de Time and (in) Movement e home acontecem nos dias 24 e 25 de maio, às 20h, no Pfefferberg Theater, Schönhauser Allee 176, 10119 Berlim.

Fonte: Press Release CRK Communication

 

  

 
Please reload

bottom of page