top of page

MAGAZINE

Berlinda Podcast FB Cover.png

Foto ©Berlinda

10/06/2020

Novo podcast da Berlinda

Em tempos de confinamento, várias foram as iniciativas que surgiram um pouco por todo o mundo para atenuar o isolamento - e o aborrecimento também. Se é para estarmos tanto tempo entre quatro paredes, então que o aproveitemos da melhor forma. Foi por isso que a Berlinda iniciou um podcast, uma ideia do Pedro Monterroso, colaborador da associação, educador de ensino especial e poeta, convida todos/as a ouvir o podcast e perceber que "a língua portuguesa também vive cá em Berlim".

A_metamorfose_dos_pássaros_Catarina_Vasc

Foto ©Primeira Idade

12/02/2020

70. Berlinale - produções lusófonas

Da Competição ao Forum ou Panorama, há muitas produções lusófonas para ver. “Todos os mortos”, Caetano Gotardo e Marco Dutra, "Quantum Creole", Filipa César ou "A metamorfose dos pássaros", de Catarina Vasconcelos são alguns dos títulos presentes no Festival de Berlim.

Awardees Green Talents 2019.jpg

Foto ©Green Talents

20/10/2019

Dois investigadores brasileiros vencem prémio Green Talents em Berlim

Dois investigadores brasileiros entre os 25 premiados dos Green Talents 2019.  Luisa Cortat e Marcelo Morato venceram o prémio alemão de sustentabilidade no passado dia 14 de Outubro num encontro com investigadores e cientistas dos quatro cantos do mundo que se reuniram em Berlim. O concurso, que vai na sua 10ª edição, foi criado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha e tem o objetivo de incentivar projetos nas áreas de sustentabilidade e meio ambiente.

autores Feira do Livro de Leipzig 2019 (

Foto © Camões Berlim

26/04/2019

Feira do Livro de Leipzig 2019

Foram dez os autores de língua portuguesa convidados para a Feira do Livro de Leipzig deste ano, que decorreu entre os dias 20 e 23 de Março: Afonso Cruz, Ana Margarida de Carvalho, Joana Bértholo, João Luís Barreto Guimarães, José Eduardo Agualusa, Lucílio Manjate, Luís Filipe Castro Mendes, Mbate Pedro, Valério Romão e Raquel Nobre Guerra.

Serpentario,_Carlos_Conceicao_©_Mirabili

Foto © Mirabilis 2019

06/02/2019

69. Berlinale: a lusofonia no grande ecrã do Festival de Cinema de Berlim

O programa da 69. Berlinale está fechado e conta com uma lista considerável de produções lusófonas para ver. Um dos mais aguardados, ainda que fora de competição, é o filme “Marighella”, estreia na realização do conhecido actor brasileiro Wagner Moura. Logo depois há outro nome grande do cinema brasileiro: Marcelo Gomes. “A portuguesa”, de Rita Azevedo Gomes (Portugal), e “Serpentário”, de Carlos Conceição, (Angola / Portugal) foram selccionadas na secção Forum, entre outros filmes lusófonos.

Festa de Natal Berlim 2018.png

Foto © Ricardo Torres

15/12/2018

Festa de Natal da Comunidade Portuguesa em Berlim 2018

Teve lugar em Berlim no domingo, 9 de Dezembro, a Festa de Natal da Comunidade Portuguesa em Berlim. O espaço do TAK – Theater em Berlim encheu-se entre as 13h e as 20h daquele dia, com uma presença estimada de cerca de 500 pessoas.

Berlinda Podcast FB Cover.png

Foto © Divulgação

12/06/2018

Portugal Post celebra 25º aniversário

No passado dia 9 de Junho, o Portugal Post celebrou o seu 25º aniversário. O único jornal português na Alemanhaconta com 25 anos a prestar serviço informativo à comunidade portuguesa residente na Alemanha.

Hommage_a_Cesaria_Evora_(c)_Over_the_Bor

Foto © 

10/05/2018

Cesária Évora Homenageada no Over the Border – Music Diversity Festival em Bonn

O Over the Border – Music Diversity Festival (9 a 25 de Março) fez um tributo a Cesária Évora, que teve lugar no passado dia 16 de Março em Bonn. Estiveram em palco Nancy Vieira, Teofilo Chantre, Lura, Dino D'Santiago, Lucibela, Elida Almeida e Cesaria Evora Orchestra.

Russa, Joao Salaviza e Ricardo Alves Jr

Foto: "Russa", João Salaviza e Ricardo Alves Jr. © Promo

10/05/2018

Presença Lusófona na  68ª Berlinale - as produções do Brasil e Portugal que há para ver

Chegou a altura do ano mais esperada para muitos cinéfilos - são divulgados os filmes que participarão na 68ª Berlinale - a ter lugar de 15 a 25 de Fevereiro de 2018. Este ano há, mais uma vez, várias longas e curtas portuguesas e brasileiras para ver.

Berlin Alexanderplatz _Burhan Qurbani (C

Foto ©Wolfgang Ennenbach2019 SommerhauseOne Germany

18/03/2020

Welket Bungué nomeado melhor actor principal no Deutscher Filmpreis

Welket Bungué soma e segue. Depois de alguns dias agitados durante a 70. Berlinale para a estreia do novo filme que protagoniza, "Berlin Alexanderplatz" de Burhan Qurbani, o luso-guineense recebeu a nomeação para a categoria de melhor actor no Deutscher Filmpreis - German Film Awards.

Bombos.jpg

Foto ©Berlinda

20/01/2020

Festa de Natal da Comunidade Portuguesa em Berlim com muita animação

Teve lugar em Berlim no sábado 14 de Dezembro a Festa de Natal da Comunidade Portuguesa em Berlim. A Forum Factory em Kreuzberg encheu com uma presença estimada de cerca de 500 pessoas ao longo do dia. Com abertura de portas às 13h, a festa estendeu-se este ano até mais tarde, tendo terminado pelas 23h ao som do de DJ Rosana, portuguesa residente em Berlim há 2 anos e que trouxe ritmos dançáveis portugueses como ‘Chiclete’ para a pista de dança. 

Miguel Cardoso (c) Promo.jpg

Foto ©Camões Berlim

14/08/2019

Miguel Cardoso vence Bolsa de Residência Literária em Berlim

O autor português Miguel Cardoso é o vencedor da Bolsa de Residência Literária em Berlim. Iniciada em 2016, a Bolsa de Residência Literária em Berlim enquadra-se no programa de divulgação internacional estruturado pela Embaixada de Portugal/Camões Berlim na área do Livro.

Mia-Beira-800x420 (c) Revista Pazes.jpg

Foto © Revista Pazes

01/04/2019

Mia Couto apela a solidariedade e donativos para Moçambique

A Fundação Fernando Leite Couto faz parceria com a Cruz Vermelha Internacional para angariação de valores monetários para ajuda humanitária em Moçambique. A cidade da Beira, a segunda maior de Moçambique, foi "quase totalmente destruída e encontra-se isolada", escreveu Mia Couto. As Nações Unidas apontam o ciclone, que afetou 1,7 milhões de pessoas, como "o pior desastre climático no hemisfério sul".

Smola 2019 Sieger (c) SWR.jpg

Foto © SWR

30/01/2019

Barítono português André Baleiro vencedor do prémio Emmerich Smola / SWR Junge Opernstars 2019

André Baleiro ganhou o prémio Emmerich Smola  no concurso musical da televisão alemã SWR Junge Opernstars 2019 no passado dia 19 de Janeiro juntamente com a soprano Aleksandra Jovanović da Sérvia.

Jornal de Letras  - Alemanha (c) Promo.j

Foto © Divulgação

15/10/2018

Lançamento Jornal de Letras em Alemão dedicado à Literatura em Língua Portuguesa

Foi publicada no passado dia 8 de Outubro a primeira edição alemã do Jornal de Letras, inteiramente dedicada à literatura em língua portuguesa. Esta edição especial do JL em alemão insere-se no âmbito do projeto Portugal País Convidado na Feira do Livro de Leipzig 2021.

Berlinda Podcast FB Cover.png

Foto © Diápora Lusa

29/05/2018

Berlinda e Diáspora Lusa celebram parceria

A Berlinda associou-se à Diáspora Lusa no sentido de promover o reforço da 

cooperação institucional e a partilha e divulgação de conteúdos de interesse de e para a Diáspora  Portuguesa na Alemanha.

Musicos Concerto Solidario (c) Cristina

Foto © Cristina Dongerfeldt

10/05/2018

Concerto Solidário da Associação Raquel Lombardi em prol do programa de apoio social da Berlinda a crianças hospitalizadaso

No âmbito do programa Unidos, a Associação Cultural e de Solidariedade Social - Raquel Lombardi, em colaboração com o Hotel Riu Plaza e a Embaixada de Portugal, promoveram um concerto cujos lucros reverteram para o programa de apoio a crianças falantes do português internadas em hospitais de Berlim e Brandenburgo iniciado pela Berlinda em 2012.

Meu_nome_é_bagda_(c).jpg

Foto ©Manjericão filmes

08/03/2020

70. Berlinale - as produções lusófonas premiadas

A 70. Berlinale, que decorreu de 20 de Fevereiro a 1 de Março, deu alguns prémios e distinções a títulos lusófonos. “Meu nome é Bagdá”, de Caru Alves de Souza (BR) ganhou o prémio de melhor filme secção Generation 14Plus e “A metamorfose dos pássaros”, de Catarina Vasconcelos (PT) venceu o prémio do júri FIPRESCI - Fédération Internationale de la Presse Cinématographique (Federação Internacional de Críticos).

Maria Trigo Teixeira Kurzfilmpreis (c) D

Foto ©DKF P2019/Andre Poling

05/12/2019

Maria Trigo Teixeira vence prémio alemão para curtas-metragens com "Inside me"

Maria Trigo Teixeira ganhou no passado dia 20 de Novembro o prémio alemão de curtas-metragens - Deutscher Kurzfilmpreis - para melhor animação com “Inside me”. A cerimónia teve lugar na Elbphilharmonie em Hamburgo.  “Inside me” fala da experiência de Anna, uma  jovem mulher que se depara com uma decisão delicada na sua vida: fazer ou não um aborto.

Sebastião_Salgado_(c)_Fernando_Frazao_Ag

Foto © Fernando Frazão/Agência Brasil com Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil

22/06/2019

Sebastião Salgado distinguido com Prémio da Paz em Berlim

Por ocasião da abertura da Jornada do Livro em Berlim na passada Terça-feira 18 de Junho, Sebastião Salgado recebeu o Prémio da Paz pelas mãos da Federação do Comércio Livreiro. O prémio será entregue a 20 de Outubro deste ano, na Feira do Livro de Frankfurt, sendo que a cerimónia terá lugar na igreja Paulskirche e será transmitida em directo na televisão alemã.

Rise (c) Barbara Wagner e Benjamin de Bu

Foto © Bárbara Wagner e Benjamin de Burca

19/02/2019

69. Berlinale: duas distinções para uma longa e uma curta brasileiras

São de assinalar  duas distinções para uma longa e uma curta brasileiras na 69. Berlinale: o prémio da Amnistia Internacional para “Espero tua (re)volta”, de Eliza Capai e o Audi Short Film Award atribuido a “Rise”, de  Bárbara Wagner e Benjamin de Burca.

Carlos_Bica_(c)_Luís_Ramos.jpg

Foto © Luis Ramos

13/01/2019

Carlos Bica - álbum "Azul in Ljubljana" considerado um dos Melhores Discos de Jazz pela revista portuguesa Time Out

O álbum “Azul in Ljubljana” de Carlos Bica & Azul, grupo constituído pelo compositor e contrabaixista português Carlos Bica, Frank Möbus e Jim Black, foi considerado um dos Melhores Discos de Jazz de 2018 pela revista portuguesa Time Out.

Visita Guiada Ines T II (c) Helena Arauj

Foto © Helena Araújo

11/09/2018

Salões Berlinenses e salonnières portuguesas à volta de 1800 - visita guiada em parceria com a Berlinda

A visita guiada por Berlim feita pela fundadora e anterior directora da Berlinda Inês Thomas de Almeida juntou mais de 20 participantes no passado dia 11 de Agosto. 50% da receita obtida reverteu a favor da Berlinda.

Berlinda Podcast FB Cover.png

Foto © Enio Moraes Júnior

10/05/2018

Conferência discute Português como língua de negócios

O debate O Espaço Económico da CPLP - Português como Língua de Negócios, na Embaixada do Brasil em Berlim, mediado pelo embaixador do Brasil na Alemanha, Mario Vilalva, contou com a participação de Georgina Benrós de Mello (CPLP), Luís Antero Reto (IUL) e Klaus Günter Deutsch (BDI). 

Zentral_Flughafen_THF,_Karim_Aïnouz_©_Ju

Foto: "Zentral Flughafen THF", Karim Aïnouz © Juan Sarmiento

10/05/2018

Longas brasileiras premiadas na 68ª Berlinale

Ainda que não tenha contado com filmes na competição oficial, a presença brasileira na 68ª Berlinale foi bastante bem sucedida. Entre temas políticos, a ameaça aos povos indígenas actuais, a crise dos refugiados, as questões de igualdade de género e libertação sexual, o Brasil apresentou uma variedade de temas que não passaram despercebidos na capital alemã.

bottom of page