top of page

ESTUDAR NA ALEMANHA

Para obter todas ou algumas respostas, é necessário o contacto com muitas instituições e pesquisa de informação e aconselhamento. Abaixo deixamos algumas indicações sobre onde procurar.

ENSINO PRÉ-UNIVERSITÁRIO

A partir dos 3 anos de idade, todas as crianças têm direito a uma vaga no Jardim de Infância ou creche (Kindergarten/Kita). Caso necessário (quando ambois os pais trabalham a tempo inteiro), é possível conseguir uma vaga antes dos 3 anos. Aconselha-se que os pais entrem em contato o quanto antes com Jardins de Infância de sua preferência e com o Bürgeramt do local de sua residência.

Em Berlim há filas de espera para conseguir lugar na Kita, pelo que é recomendável que os pais solicitem a inclusão de nome em lista de espera em diversos Jardins de Infância o mais cedo possível (tal pode ser feito mesmo antes do nascimento do bebé, mas não é sempre necessário - depende também da zona da cidade).

ESCOLAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM BERLIM

Grundschule Neues Tor

Escola Primária e Ensino Básico

(1º e 2º ciclos do Ensino Básico, do 1° ao 6° ano):

Hannoversche Straße 20  

Kurt-Schwitters Öberschule:

Escola do Ensino Secundário

Greifswalder Str. 25

 

Jardins de Infância (Kindergarten)

Casa Azul - Maison Bleue

Creche franco-alemã e alemã-portuguesa

Reinhardtstraße 31

 

Kita Cavalo Marinho – Associação Portubi e.V.

Jardim de infância bilíngue português-alemão

Anklamer Str.46

 

Kita Primavera

Creche brasileira e alemã, bilingue português-alemão

Glasgower Str. 25

 

ENSINO UNIVERSITÁRIO

NOTA: Cidadãos brasileiros não necessitam de um visto de entrada para um estudo superior na Alemanha (incluindo doutorandos) se estiverem devidamente matriculadas numa universidade alemã. Mais Informação sobre os vistos de estudante para cidadãos brasileiros aqui.

bottom of page