MAGAZINE

Cinebrasil - 13ª Mostra Cinema Brasileiro - "Há muito tempo que não tenho uma seleção tão regional", diz Sidney Martins

Foto: © Cinebrasil / Promo

A decorrer de 25 a 29 de Janeiro, o Cinebrasil - 13ª. Mostra Cinema Brasileiro, terá lugar no Kino Babylon. Rosa-Luxemburg-Str. 30.

O Cinebrasil é já um acontecimento na cidade de Berlim, contribuindo para explorar ideias e narrativas contemporâneas com o objetivo de desafiar estereótipos sobre o Brasil e mostrar a sua diversidade e a riqueza cultural.

São 9 filmes no total, entre documentário e ficção, sendo o filme de abertura "Redemoinho", de José Luiz Villamarim. Todos serão exibidos nas suas versões originais, com legendas em inglês.

A Berlinda falou com o director do festival, Sidney Martins, que nos explicou um pouco do processo de curadoria do festival e enumerou algumas razões para não perder o Cinebrasil este ano.

O Cinebrasil apresenta sempre filmes com excelentes passagens por festivais de cinema no Brasil e no exterior - é o caso de “Duas Irenes”, de Fabio Meira, que esteve no ano passado na Berlinale em Berlim e foi muito falado. Como é realizado o processo de escolha desses filmes?

Temos também o documentário "Curumim", de Belisario Franca, que esteve na seção Panorama, além do "BR-716", de Domingos Oliveira, que ganhou o festival de Gramado em 2016, um dos mais importantes do Brasil.

O processo de escolha é muito longo, pois procuro apoiar as produções que teriam mais dificuldades de entrar em distribuição pois não são filmes comerciais. Porém, antes disso, seleciono aqueles filmes que apresentam um Brasil o mais real possível, as particularidades e cultura regional do povo brasileiro, as nossas tradições e costumes, que estão cada vez mais afastadas nesse processo de globalização que estão nos impondo.  

Quem é o público do Cinebrasil? Brasileiros ou alemães cinéfilos? Outras nacionalidades curiosas? Todos?

O público é bem diversificado, são estudantes e interessados na cultura brasileira, brasileiros e pessoas dos países de língua portuguesa, além daqueles que tem saudades do Brasil por terem feito alguma viagem ou estar muito tempo ser ter contato direto com o país.

O que podemos então esperar desta 13a edição do Cinebrasil?

Uma boa surpresa! Há muito tempo que não tenho uma seleção tão regional; temos representantes de Minas, do Sertão, do Rio de Janeiro, de Goiás, de São Paulo, Bahia. Estou muito feliz por ter conseguido esses nove filmes para o nosso programa, espero que o público goste, pois penso sempre nas pessoas e nos comentários dos anos anteriores, para que possamos melhorar sempre a programação.

O programa completo está disponível para consulta no site do Cinebrasil

A Berlinda é mais uma vez parceira do festival e oferece entradas duplas para vários filmes! Veja como participar em PASSATEMPOS.

 

  

 
Please reload

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved