MAGAZINE

02/08/2019

Foto: ©Festa Junina

A Festa Junina é um dos mais tradicionais festivais folclóricos brasileiros que celebram os Santos Antônio, João e Pedro. Nesta festa não vai faltar a comida e bebida típicas, a música e a tradicional quadrilha. Em Berlim é sinónimo da celebração da  cultura, música e gastronomia regional brasileira.

Sábado, 10 de agosto, o Festsaal Kreuzberg vai acolher a Festa Junina 2019 a partir das 12h e até às 04h da manhã. Uma festa que é já um símbolo da cultura brasileira em Berlim e está na sua 9ª edição dura até de madrugada.

 

A festa tem uma decoração típica feita com lanternas de papel e bandeiras. Os homens se vestem de meninos de fazenda com grandes chapéus de palha e as mulheres usam rabo de cavalo, sardas, dentes pintados e vestidos de xadrez vermelho, tudo em um tributo amoroso às origens da música regional brasileira. Como no Carnaval, essas festividades envolvem o uso de fantasias (neste caso, trajes de camponeses), muitos jogos de dança e diversão para as crianças.

 

“Estive na Festa Junina no ano passado durante o dia e recordo-me que era um ambiente muito familiar, com muitos miúdos e animação para eles. Havia montes de barraquinhas diferentes de comida e alguma outras onde vendiam roupas ou bijuteria, de marcas locais que usavam matérias primas do Brasil. Encontrei muitos amigos brasileiros, gente que já não via há muito tempo e reuniu-se tudo lá”, conta a colaboradora da Berlinda Mariana Lima. 

 

"A Festa Junina Berlin teve sua primeira edição em 2011 e desde então vem crescendo muito e atraindo muitos estrangeiros. Logicamente que a comunidade Brasileira comparece em massa, muitas vezes vindo de outras áreas da Alemanha, mas a gente quer muito mostrar para os alemães e a comunidade internacional da Alemanha um pouco da nossa cultura e do nosso jeitinho Brasileiro de celebrar", contou à Berlinda a fundadora da Festa Junina em Berlim em 2017. "É bem legal ver nosso público falando e curtindo a “quadrilha”, “pamonha”, “cocada”, etc. Muitos estrangeiros voltam todos os anos já sabendo como a festa funciona, comendo muito, dançando quadrilha e fazendo junto. Isso é lindo de ver", acrescentou Paula Daunt.

Leia a entrevista completa aqui

   

 

LINE UP:

  

Música ao vivo:

 

  • Afojubá Berlin

 

  • Bate Forte Berlin 

 

  • Aja Brasil 

  

  • Forró Genau

  

 

 

    DJs:

 

  • DA MATTA

  

  • Patrick Tor4

 

  • Guima

  

  • Kotoe

  

  • Carlos Frevo

  

  • Folly Ghost

 

 

 

10 de agosto a partir das 12h

Festsaal Kreuzberg

Am Flutgraben 2, 12435 Berlim

Entrada: 5 euros (crianças até 6 anos não pagam entrada)

Festa Junina 2019

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved