DESENHAR

Durante as visitas dos voluntários Berlinda.

©Berlinda

VISITAS A CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

O programa de voluntariado da Berlinda consiste na organização

de visitas as crianças angolanas hospitalizadas em Berlim e Brandeburgo.

As crianças são internadas em hospitais para tratamentos que são muitas vezes demorados, sem saber falar alemão nem ter outro contacto social para além dos médicos e enfermeiros.  A sua vinda para a Alemanha é assegurada por organizações de ajuda humanitária que lhes possibilitam esses tratamentos e curas hospitalares, aos quais de outra maneira nunca teriam acesso. As equipas dos hospitais proporcionam às crianças o melhor tratamento possível, mas existe sempre uma barreira linguística que faz com que as crianças tenham medo dos procedimentos hospitalares – para além de passarem muito tempo sozinhas. Assim, precisam de conversar em português, de alguém que traduza os seus medos e as suas necessidades às equipas dos hospitais e também quem lhes traduza a elas quais os procedimentos, operações e tratamentos que lhes vão ser aplicados.

A Berlinda desenvolve o seu trabalho em duas vertentes:

VISITAS ÀS CRIANÇAS

Em visitas organizadas e após realizar um teste com a coordenadora do programa de voluntariado - “Campanha Tempo e Livros” (a ter lugar na sede da Berlinda).  Os hospitais encontram-se em Berlim e Brandemburgo e são de fácil acesso através dos transportes públicos.

Nota: as candidaturas para novos voluntários encontram-se neste momento encerradas.

DOAÇÃO E/OU EMPRÉSTIMO DE MATERIAIS:

Livros infantis em português, cadernos, canetas, brinquedos, jogos, etc., para as crianças brincarem no hospital. As doações podem ser feitas à Berlinda, que posteriormente distribuirá os materiais pelas crianças.

Uma parceria:

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved