top of page

MAGAZINE

Dois pesquisadores brasileiros vencem prémio Green Talents em Berlim

Vencedores Green Talents 2019.jpg

20/10/2019

Foto: © Green Talents 2019

Dois investigadores brasileiros entre os 25 premiados dos Green Talents 2019.  Luisa Cortat e Marcelo Morato venceram o prémio alemão de sustentabilidade no passado dia 14 de Outubro num encontro com investigadores e cientistas dos quatro cantos do mundo que se reuniram em Berlim. O concurso, que vai na sua 10ª edição, foi criado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha e tem o objetivo de incentivar projetos nas áreas de sustentabilidade e meio ambiente e fazer um intercâmbio de ideias como base para futuras cooperações com a Alemanha.

Os vencedores brasileiros que fizeram trabalhos relativos à redução da poluição de plástico nos oceanos e ao futuro da geração de energia no Brasil. Luisa Cortat, 31 anos, é doutoranda com dupla titulação em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória, Brasil, e em Direito Internacional Ambiental pela Universidade de Maastricht, Holanda. O seu projeto analisa como as empresas e outras organizações agem para reduzir a poluição plástica nos oceanos, bem como a eficácia da sua actução.  O jovem investigador Marcelo Menezes Morato, 24 anos, foca a sua pesquisa no controle e na supervisão de microrredes renováveis baseadas na indústria da cana-de-açúcar brasileira. Doutorando em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, dedica-se à investigação de como esta indústria poderia melhorar a sustentabilidade e a também à geração de energia renovável.

Os dois vencedores juntaram-se a outros premiados do concurso Green Talents e lançaram uma carta aberta aos brasileiros para discutir o papel da ciência no país. A mesma foi publicada na íntegra no Jornal da Ciência e pode ser lida aqui. Os 25 premiados serão ainda homenageados em cerimónia de premiação no dia 24 de Outubro no BMBF – Ministério Federal da Educação e Pesquisa em Berlim.

bottom of page