top of page

MAGAZINE

Maria Trigo Teixeira vence prémio alemão para curtas-metragens com "Inside me"

Maria Trigo Teixeira Kurzfilmpreis (c) D

05/12/2019

Foto: © DKFP 2019/Andre Poling

Maria Trigo Teixeira ganhou no passado dia 20 de Novembro o prémio alemão de curtas-metragens - Deutscher Kurzfilmpreis - para melhor animação com “Inside me”. A cerimónia teve lugar na Elbphilharmonie em Hamburgo e contou com a presença dos restantes elementos da equipa,  Aleksandra Landsmann (som), Falk Meutzner (música) e Sebastian Sánchez (gravação de entrevistas e sound mixing). A curta de escassos 5 minutos de duração é o seu projecto de final de curso na Escola de Cinema Babelsberg Konrad Wolf, em Potsdam. 
 

Maria Teixeira deixou Lisboa em 2014 e fixou-se em Berlim para fazer o curso de animação nesta escola e terminou agora em grande com uma curta que já passou por vários festivais de cinema em diferentes países. “Inside me” já passou pelo Interfilm em Berlim, pelo Festival de Cinema Independente de Barcelona ou ainda pelo festival Curtas de Vila do Conde, onde ganhou o prémio de “Melhor Realizadora”. O sucesso que a curta está a ter foi uma grande surpresa para a realizadora, que confessou não não ter imaginado uma tão boa recepção da curta. "Para mim era somente importante que conseguisse passar em alguns festivais, para ter algum público. A estreia em Vila do Conde foi um momento muito bonito mas também bastante assustador... Depois de passar mais de um ano submersa no filme, tinha ali uma sala cheia e não fazia ideia como iriam ser as reacções. Tem sido muito bom falar com o público e sentir que os sentimentos que tentei expressar com o meu filme chegam a quem o vê", acrescentou.

 

"Inside me" é a primeira curta realizada por Maria Trigo Teixeira.  No seu currículo de curtas-metragens é ainda de salientar “Drowning” (2018), do brasileiro Pedro Harres, seu colega da escola de cinema, na qual Maria Trigo Teixeira fez assistência de realização e ainda o Storyboard. O Deutscher Kurzfilmpreis é um "grande empurrão", como nos conta a própria realizadora. "Foi simplesmente inacreditável e maravilhoso! O Ministério da Cultura e dos Media mostra um grande apoio ao formato curta metragem com este prémio. Ganhamos apoio financeiro para realizar um novo filme! Para além disso todos os filmes nomeados fazem agora parte do 'kurz.film.tour', um programa de curtas que vai passar por cinemas em toda a Alemanha, e quanto mais público, melhor!"

“Inside me” fala da experiência de Anna, uma  jovem mulher que se depara com uma decisão delicada na sua vida: fazer ou não um aborto. A curta debruça-se sobre este processo complexo e duro de tomada de decisão que comporta sentimentos contraditórios. A animação acompanha os relatos desta história pessoal com ilustrações em forma de esboços, num estilo bastante minimalista. "A voz que se ouvimos no filme é o audio original.", contou Maria Trigo Teixeira à Berlinda. O tema da interrupção voluntária de gravidez, especialmente sensível para o público feminino, é ao mesmo tempo uma discussão sob uma perspectiva de saúde pública.  

"A história que me interessava contar era de alguém que tivesse abortado por sua livre vontade e num contexto em que fosse legal. Queria focar-me na experiência pessoal e em como uma mulher lida com essa decisão. Comecei por me encontrar com várias mulheres e gravar as suas histórias. Depois, durante a edição, decidi que seria melhor focar-me só numa dessas histórias, de forma a criar uma relação mais íntima com a protagonista.", disse ainda à Berlinda.

Veja aqui o trailer de "Inside Me". 

bottom of page