top of page

MAGAZINE

Novo podcast da Berlinda

Berlinda Podcast FB Cover.png

10/06/2020

Foto: Berlinda

Em tempos de confinamento, várias foram as iniciativas que surgiram um pouco por todo o mundo para atenuar o isolamento - e o aborrecimento também. Se é para estarmos tanto tempo entre quatro paredes, então que o aproveitemos da melhor forma. Foi por isso que a Berlinda iniciou um podcast, uma ideia do Pedro Monterroso, colaborador da associação, educador de ensino especial e poeta, convida todos/as a ouvir o podcast e perceber que "a língua portuguesa também vive cá em Berlim". O desafio foi fazer algo num formato diferente do magazine online, onde são publicadas regularmente notícias, artigos e reportagens escritas - e assim surgiu a ideia do podcast. 

 

Uma grande parte do trabalho da Berlinda é de divulgação da cultura lusófona em Berlim, o que,  devido à pandemia de COVID-19, está actualmente bastante limitado uma vez que a oferta cultural está praticamente parada. Não há concertos, workshops, cinema, feiras, etc., mas há sempre algo a acontecer e pessoas a fazerem coisas interessantes, mesmo de casa. E há os podcasts. 

 

Nos podcasts da Berlinda procuramos aproximar os falantes de língua portuguesa em torno de um tema.  Para isso, escolhemos cidadãos lusófonos que vivem em Berlim e que têm experiências de vida interessantes para contar, que dinamizam algum projecto original ou fazem algo específico pela comunidade. A ideia é fazer uma sessão de conversa sempre com um tema diferente e em jeito de entrevista, mas com um tom descontraído e informal que se aproxime dos ouvintes.

 

No primeiro podcast ,"Kino Tçu Hause", o foco foi o cinema português. Pedro Monterroso entrevistou o casal português Marta Navarro, professora de violoncelo, e Tiago Cutileiro, compositor e professor de música. Falaram das sessões de cinema que organizam em casa (actualmente em pausa devido ao contexto actual) , sobre filmes portugueses e alguns dos seus títulos preferidos. 

 

"Aniki Bóbó", de Manoel de Oliveira (1942 ), "Verdes Anos", de Paulo Rocha (1963), "Os Mutantes", de Teresa Villaverde (1998) ou "A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos (2020) são algumas das sugestões de filmes portugueses que nos deixam Marta e Tiago durante esta conversa animada. O Podcast  foi recentemente notícia na RTP.

 

  • Podcast Berlinda #1: "Kino Tçu Hause", com  Marta Navarro e Tiago Cutileiro para OUVIR AQUI

O novo podcast sairá em breve e estará disponível através do soundcloud, bem como no facebook e website da Berlinda. 

bottom of page