top of page

MAGAZINE

Festa de Natal da Comunidade Portuguesa em Berlim com muita animação

pasteis nata 2.JPG
Bombos.jpg

20/01/2020

Foto: © Berlinda

Teve lugar em Berlim no sábado 14 de Dezembro a Festa de Natal da Comunidade Portuguesa em Berlim. A Forum Factory em Kreuzberg encheu com uma presença estimada de cerca de 500 pessoas ao longo do dia. Com abertura de portas às 13h, a festa estendeu-se este ano até mais tarde, tendo terminado pelas 23h ao som do de DJ Rosana, portuguesa residente em Berlim há 2 anos e que trouxe ritmos dançáveis portugueses como ‘Chiclete’ para a pista de dança. 

 

O programa cultural incluiu actuações de vários artistas nacionais residentes na capital alemã, entre eles André Pontífice, que trouxe uma improvisação ao violoncelo. André Pontífice iniciou os seus estudos musicais (violoncelo) na Covilhã e em 2006 deu entrada na ESMAE, Porto, na classe do prof. Jed Barahal, tendo concluído os seus estudos na ESART em Castelo Branco na classe do prof. Miguel Rocha. Em 2017 gravou o álbum "Moonwatchers" para a Clean Feed Records com “Slow is Possible”. André Pontífice veio para Berlim à busca de novos desafios musicais.

 

Em palco estiveram também os “Bombos Portugueses”, projecto de Sofia Borges em parceria com a Associação 2314. À semelhança do ano passado, os bombos animaram a festa e deram a a possibilidade a algumas pessoas de experimentarem a percussão pela primeira vez. Sofia Borges é percussionista e compositora, com estudos no Conservatório Nacional de Lisboa e na Escola de Jazz Luís Villas-Boas - Hot Clube de Portugal, em Lisboa. Tem dado vários workshops de percussão em Berlim ao longo dos anos e feito crescer o projecto Bombos Portugueses. 

 

Nuno Filipe, músico madeirense que recentemente se mudou para Berlim à procura de novos públicos, protaganizou um dos momentos altos do dia, com a sua  improvisação de teclas, com acompanhamento na bateria de Jakub Gudz. 

 

A festa não esqueceu os mais pequenos, que tiveram a oportunidade de passar algumas horas em actividades lúdicas num espaço dedicado. Desenhos, modelagem com plasticina, origami e jogos de memória mantiveram-nos entretidos. Um ponto alto da festa foi ainda a presença do Pai Natal, que esteve junto ao espaço das crianças a tirar fotografias sentado ao lado da árvore de Natal e a ouvir os seus desejos de presentes natalícios. As crianças receberam também uma pequena lembrança.  

 

Como vem sendo tradição, a festa de Natal contou com a presença do Embaixador de Portugal na Alemanha, João Mira Gomes, que aproveitou a ocasião para comunicar à comunidade portuguesa o aproximar-se do termo da sua missão na Alemanha em Janeiro de 2020, referindo o privilégio e prazer de a ter assumido.

 

Coube ao senhor Embaixador, como vem sendo hábito, entregar as bolsas de estudo a quatro estudantes portugueses que se distinguiram pelo seu mérito escolar na conclusão do ‘Abitur’ na Alemanha e que se encontram a frequentar o primeiro ano da universidade, uma iniciativa recorrente da Embaixada de Portugal em conjunto com quatro empresas patrocinadoras, nomeadamente Caixa Geral de Depósitos, Banco Montepio, Hotel SANA Berlim e Banco Santander Totta.

 

A organização foi mais uma vez da responsabilidade da Berlinda - associação cultural e de apoio social da comunidade de língua portuguesa em Berlim, de utilidade pública e sem fins lucrativos - com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros. A Caixa Geral de Depósitos, o Banco Montepio, a empresa de serviços Servimachado patrocinaram a festa, contribuindo para o seu sucesso. A Festa de Natal da Comunidade Portuguesa em Berlim confirmou, mais uma vez, ser o evento que maior número de portugueses junta na capital alemã, sendo um ponto alto na agenda cultural da comunidade lusófona residente na cidade de Berlim e área envolvente. 

bottom of page