top of page

MAGAZINE

Feira do Livro de Leipzig 2019

autores Feira do Livro de Leipzig 2019 (

26/04/2019

Foto: os dez autores voltaram a encontrar-se no Camões Berlim, com a ajuda da equipa da Embaixada de Portugal em Berlim. ©Camões Berlim

Foram dez os  autores convidados para a Feira do Livro de Leipzig deste ano, que decorreu entre os dias 20 e 23 de março: Afonso Cruz, Ana Margarida de Carvalho, Joana Bértholo, João Luís Barreto Guimarães, José Eduardo Agualusa, Lucílio Manjate, Luís Filipe Castro Mendes, Mbate Pedro, Valério Romão e Raquel Nobre Guerra.

Durante os três dias da feira, foram várias as leituras promovidas em torno dos autores da língua portuguesa, e organizadas várias conversas e debates. Entre eles “Uma África de Língua Portuguesa?”, com José Eduardo Agualusa (Angola), Lucílio Manjate (Moçambique) e Zeferino Coelho (Portugal) ou o debate entre editores do universo de língua portuguesa e alemã com Mbate Pedro (Moçambique) e Zeferino Coelho (Portugal) na companhia dos editores Stefan Weidle (Weidle Verlag Alemanha) e Lucien Leitess (Unionsverlag Suíça), em que foram discutidas diferentes perspetivas do mundo editorial, com referência aos respetivos países.

 

Zeferino Coelho foi homenageado por ocasião dos 50 anos de carreira pelo Embaixador de Portugal na Alemanha, Dr. João Mira Gomes e pela Ministra da Cultura, Dra. Graça Fonseca que enviou uma nota lida pelo Diretor da DGLAB, Dr. Silvestre Lacerda. Zeferino Coelho editou o único Prémio Nobel da literatura portuguesa, José Saramago, e sete autores distinguidos com o Prémio Camões, o maior prémio da língua portuguesa: os cabo-verdianos Arménio Vieira e Germano de Almeida, os moçambicanos Mia Couto e José Craveirinha, o angolano Luandino Vieira e os portugueses José Saramago e Sophia de Mello Breyer, cujo centenário de nascimento se assinala este ano.

 

Foi também feita a apresentação dos programas especiais de apoio à tradução e edição -“Portugal País Convidado da Feira do Livro de Leipzig 2021” - Programa Conjunto de Apoio a Editoras Alemãs, Austríacas e Suíças. No âmbito do projeto ”Portugal País Convidado da Feira do Livro de Leipzig 2021”, o Instituto Camões e a Livro.DGLAB criaram um programa especial de apoio à tradução, edição e reedição.

 

O Programa visa promover a tradução para alemão de obras de autores portugueses e africanos de língua portuguesa e destina-se a editores alemães, austríacos e suíços, podendo cada editor submeter mais que uma candidatura. O prazo de submissão de projetos editoriais encerra a 29 de novembro de 2019. O prazo para informar os editores termina a 14 de fevereiro de 2020. A apresentação de candidaturas inclui a seguinte documentação:

- Formulário (https://bit.ly/2YtYcCQ)

- Contrato(s) de Direitos de Autor

- Contrato(s) de Tradução (especificando custos de tradução)

- Catálogo do editor

As candidaturas deverão ser enviadas para Camões, IP: balcaounico.ae@camoes.mne.pt e DGLAB: internacional@dglab.gov.pt

 

Foi ainda apresentada a 2ª edição alemã do JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias, inteiramente dedicada à literatura em língua portuguesa e intitulada “Eintauchen in die Literatur” (Mergulhar na Literatura).

A edição de 2019 é composta por textos de escritores sobre a sua própria escrita, textos sobre os seus livros ou um livro em particular, coletâneas de contos e poemas, testemunhos de editores, tradutores e livreiros alemães e uma evocação de Sophia de Mello Breyner na ocasião do centenário do seu nascimento.  A capa conta com uma ilustração de Afonso Cruz.

A iniciativa integra o projeto “Portugal País Convidado da Feira do Livro Leipzig 2021” e dá continuidade ao sucesso da 1ª edição, lançada na Feira do Livro de Frankfurt 2018, com o intuito de assinalar os 20 anos da atribuição do prémio Nobel a José Saramago. A 2ª edição alemã do JL foi apresentada por Ricardo Duarte (JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias), na presença de S.E. o Embaixador de Portugal na Alemanha, Dr. João Mira Gomes, do Dr. Silvestre Lacerda, Diretor-Geral da Livro.DGLAB e do Dr. João Neves, Vogal do Instituto Camões.

 

 

Fonte: Camões Berlim

bottom of page