top of page

MAGAZINE

Festa de Natal da Comunidade Portuguesa em Berlim

Festa de Natal Berlim 2018.png

15/12/2018

Foto: Ricardo Torres

Teve lugar em Berlim no domingo 9 de Dezembro a Festa de Natal da Comunidade Portuguesa em Berlim. O espaço do TAK – Theater em Berlim encheu-se entre as 13h e as 20h daquele dia, com uma presença estimada de 500 pessoas.

 

O programa cultural incluiu actuações de vários artistas nacionais residentes na capital alemã. Entre eles a actuação informal de grupo: 'Ritmos Tradicionais Portugueses - Bombos', coordenada por Sofia Borges e em parceria com a Associação 2314, que abriu a festa com grande energia. Sofia Borges é percussionista e compositora, com estudos no Conservatório Nacional de Lisboa e na Escola de Jazz Luís Villas-Boas - Hot Clube de Portugal, em Lisboa. Ministra vários workshops de percussão em Berlim e faz também parte do projecto “MitMachMusik”, que ensina música a crianças refugiadas.

 

Seguiu-se a actuação do Coro da Comunidade Católica de Língua Portuguesa em Berlim e depois uma performance poética com Denise Pereira, fascinada pelas palavras, sua musicalidade e ritmo. Começou a escrever os seus primeiros poemas aos dez anos e vive e trabalha em Berlim desde 2016. Participou este ano no "Poesiefestival" em Neukölln e esteve presente também na Noite da Berlinda “Culturas Lusófonas” em Junho de 2017.

 

Um ponto alto da noite foi o concerto “Contrabaixo, Guitarra e Voz” com Higino Andrade e Pedro Matos. Os músicos residentes em Berlim têm formação de base em jazz e música clássica e a sua performance pontua-se pela improvisação, originalidade e uma visão muito particular na interpretação das canções. Neste concerto interpretaram um repertório do cancioneiro Português, abrangendo desde música tradicional Madeirense a Fado, clássicos de Zeca Afonso e um tema original.

 

No final da festa, a actuação do Rancho Folclórico de Berlim pôs todos a dançar e confirmou ser uma forma deveras animada de terminar o dia.

 

A festa não esqueceu os mais pequenos, que tiveram a oportunidade de passar algumas horas em actividades lúdicas que incluiram desenho e criação de origami. Em parceria com Instituto Camões.

 

A organização ficou mais uma vez a cargo da Berlinda - associação cultural e de apoio social da comunidade de língua portuguesa em Berlim, de utilidade pública e sem fins lucrativos - com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Embaixada Portuguesa na Alemanha. 

 

Este ano a festa de Natal contou também com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, além do Embaixador de Portugal na Alemanha, João Mira Gomes. Foi entregue pelo Secretário de Estado José Luís Carneiro aos filhos do antigo Director do ‘Portugal Post’, Mário Santos, a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas – Grau Ouro, pelo seu papel ao serviço da informação dirigida à Comunidade Portuguesa na Alemanha ao longo de 25 anos.

Foram ainda entregues (atribuídas?) quatro bolsas de estudo a estudantes portugueses que se distinguiram pelo seu mérito escolar na conclusão do ‘Abitur’ na Alemanha e que se encontram a frequentar o primeiro ano da universidade, uma iniciativa recorrente da Embaixada  de Portugal em conjunto com diversas entidades patrocinadoras (o Grupo dos Hotéis SANA, o Banco Santander Totta, a Caixa Geral de Depósitos e o Banco Montepio Geral).

A Festa de Natal da Comunidade Portuguesa em Berlim confirma-se como um dos eventos que maior número de portugueses junta na capital alemã, sendo um ponto alto na agenda cultural da comunidade residente na cidade.

bottom of page