top of page

MAGAZINE

Miguel Cardoso vence Bolsa de Residência Literária em Berlim

Miguel Cardoso (c) Promo.jpg

14/08/2019

Foto: Miguel Cardoso na Feira do Livro de Leipzig com a tradutora Odile Kennel, as poetas Margarida Vale de Gato e Raquel Nobre Guerra e a Dra. Christiane Lange, subdiretora da Haus für Poesie (Casa da Poesia). © Camões Berlim

O autor português Miguel Cardoso foi o vencedor da Bolsa de Residência Literária em Berlim. Iniciada em 2016, a Bolsa de Residência Literária em Berlim enquadra-se no programa de divulgação internacional estruturado pela Embaixada de Portugal/Camões Berlim na área do Livro, no âmbito do plano anual de ação cultural externa, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e o Ministério da Cultura. 

Depois de Patrícia Portela, Rui Cardoso Martins e Isabela Figueiredo, Miguel Cardoso é o autor selecionado para a Bolsa de Residência Literária em Berlim, estando programadas várias leituras públicas durante a referida residência, em outubro, entre as quais a participação na Feira do Livro de Frankfurt.

Em Berlim estará a trabalhar num projeto que terá a cidade como um acervo vivo, quotidiano a partir do qual constituirá a matéria literária. O projeto explora os pontos de contacto entre o literário (ou o lírico) e o documental.

Miguel Cardoso ensina, traduz e escreve em Lisboa, onde nasceu em 1976. Passou alguns anos em Londres, tendo regressado a Portugal. É membro do colectivo Unipop e colaborador na revista Imprópria. Tem poemas, ensaios e outros textos publicados em diversas antologias e periódicos. Traduziu recentemente Letters against the firmament, do poeta inglês Sean Bonney (Douda Correria, 2016) e publicou seis livros de poesia. Em 2017 integrou o programa literário da Feira do Livro de Leipzig.

 

Fonte: Camões Berlim

bottom of page