top of page

MAGAZINE

Barítono português André Baleiro vencedor do prémio Emmerich Smola / SWR Junge Opernstars 2019

Smola 2019 Sieger (c) SWR.jpg

30/01/2019

Foto: O apresentador Markus Brock com os vencedores Aleksandra Jovanović e André Baleiro. ©SWR

André Baleiro ganhou o prémio Emmerich Smola no passado dia 19 de Janeiro juntamente com a soprano Aleksandra Jovanović da Sérvia.

 

O concerto teve lugar na Jugendstil-Festhalle em Landau, Alemanha vom e contou com a presença de seis concorrentes de vários países. Pode ser visto na íntegra aqui.

Depois da entrega dos prémios no final do concerto, 10.000 euros para cada vencedor, houve uma breve entrevista. Ambos os premiados confessaram ter passado por algum nervosismo no palco, próprio de um concerto deste nível, mas não pela competição em si. André Baleiro corroborou a ideia “Pensei que seria simplesmente um concerto, em que procurámos dar o nosso melhor ao público. Tentámos fazer um bom concerto e a competição não foi assim tão importante”. André Baleiro dedicou o prémio à mulher, à filha e à família.

 

Em Março de 2017 André Baleiro  ganhou o prémio de talento mais promissor no concurso internacional Das Lied, em Heidelberg, na Alemanha. Em 2016 venceu o concurso internacional Robert Schumann, em Zwickau, também na Alemanha.

 

Nascido em Lisboa, André Baleiro estudou na UdK - Universität der Kunst (Universidade das Artes) de Berlim. Foi bolseiro da Fundação Walter & Charlotte Hamel (Hanover) e da Fundação Calouste Gulbenkian. Apresenta-se regularmente em recital na Alemanha e em Portugal com diversos pianistas, de entre os quais se destacam João Paulo Santos, diretor de Estudos Musicais e diretor Musical de Cena, no Teatro São Carlos em Lisboa e David Santos, especialista do repertório de canção lírica que reside actualmente em Berlim.

 


Fonte: SWR

bottom of page