top of page

MAGAZINE

Lançamento Jornal de Letras em Alemão dedicado à Literatura em Língua Portuguesa

Jornal de Letras  - Alemanha (c) Promo.j

15/10/2018

Foto: Jornal de Letras / Promo

Dia 8 de outubro foi publicada a primeira edição alemã do Jornal de Letras, inteiramente dedicada à literatura em língua portuguesa.

Fundado pelo jornalista José Carlos Vasconcelos em 1981, o Jornal de Letras Artes e Ideias - mais conhecido como Jornal de Letras ou apenas JL -  de periodicidade quinzenal, promove as literaturas de língua portuguesa e aborda ainda temas relacionados a arte, o teatro, o cinema, a dança, a música.  

A data escolhida para o lançamento desta nova edição do Jornal de Letras não podia ser mais simbólica: o dia escolhido marca os 20 anos do anúncio da atribuição do Prémio Nobel ao escritor José Saramago, que teve lugar na 50ª edição da Feira do Livro de Frankfurt em 1998. Entre os dias 10 e 14 de outubro a Embaixada de Portugal na Alemanha, o Instituto Camões Berlim e o Jornal de Letras assinalaram ainda os 20 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago na Feira do Livro de Frankfurt.

Destinada à circulação na Alemanha, esta edição especial é para José Carlos de Vasconcelos, diretor do JL, um marco no percurso do jornal. Afirma: “É uma satisfação e uma honra para o JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, publicar esta edição em alemão, na fidelidade aos seus objetivos de sempre, em particular o de contribuir para a valorização e a difusão da literatura e da cultura portuguesas, bem assim da nossa língua, hoje língua comum de oito países, e de mais de 260 milhões de pessoas, em todos os continentes. Na fidelidade a tais objetivos e em coerência também com o seu percurso ao longo de 38 anos, sem uma só vez ter faltado, como quinzenário primeiro, semanário depois, e de novo quinzenário, que continua a ser - jornal de criação, de cultura e de pensamento único em português.”

Este é uma iniciativa de Ana Patrícia Severino, adida da cultura e diretora do Instituto Camões Berlim, que explica como está relacionada com o convite de Portugal como País Convidado da Feira do Livro de Leipzig 2021. “A literatura ocupa um lugar central no projeto Portugal País Convidado da Feira do Livro de Leipzig e os passos já dados têm vindo a contribuir para a construção de um diálogo. Recebemos a proposta para ser País Convidado de Honra em 2021, na sequência do trabalho que tem vindo a ser feito: Portugal está, desde 2016, representado na Feira do Livro de Leipzig com um stand e uma delegação de autores, são asseguradas leituras com autores na Feira do Livro de Frankfurt, foi criada uma Bolsa de Residência Literária que este ano terá a sua terceira edição, são organizadas, anualmente, visitas de editores de língua alemã a Lisboa, iniciativa agora alargada a editores de outros países, e, como resultado desse trabalho, temos assistido, mais recentemente, à publicação de livros de autores portugueses ainda inéditos na Alemanha, como são os casos de Hélia Correia (vencedora do Prémio Camões em 2015), Raquel Nobre Guerra e Isabela Figueiredo, convidadas a integrar a delegação de autores que estiveram presentes na Feira do Livro de Leipzig entre 2016 e 2018”.

Esta edição alemã do Jornal de Letras terá uma versão em português online que pode ser consultada aqui www.jornaldeletras.pt.

Fonte: Embaixada de Portugal na Alemanha

bottom of page