MAGAZINE

Simposio Internacional - Film in the Present Tense

Foto © Copyright LaborBerlin

Um simpósio organizado pelo colectivo artístico berlinense LaborBerlin entre 20 e 22 de Outubro, onde se discutirá o futuro da película cinematográfica, num período em que o digital se assume como o suporte principal no cinema.

 

Crê-se, pelo menos de forma generalizada, haver chegado o ponto na história do cinema, em que a película terá sido extinta do circuito comercial, o LaborBerlin – um colectivo de artistas visuais que se dedica à exploração e preservação da película como meio no cinema –, em cooperação com a Universidade de Belas Artes de Berlim, convida cineastas, artistas, programadores, técnicos e representantes de museus, laboratórios e cinemas independentes a reflectir sobre o estado deste meio, bem como a formular ideias, possibilidades e iniciativas que possam manter a película como meio vivo e actual.

 

Film in the Present Tense é o evento que dará por concluído o projecto Europeu de dois anos RE MI (Re-Engineering Moving Image). Um projecto que se focou na criação, preservação e transmissão de saber técnico sobre cinema analógico, com o fim de promover o seu uso como meio artístico. Neste simpósio procurar-se-á encontrar respostas para o como valorizar a unicidade deste meio como suporte artístico e de expressão visual; quais as medidas a tomar, de modo a preservar e promover o cinema analógico; qual o impacto cultural que poderá ser provocado pela sua extinção.

 

Com um extenso programa que inclui palestras, projecções e performances, Film in the Present Tense convida todos os interessados pela sétima arte a participar neste espaço de reflexão sobre o futuro do cinema. O simpósio contará com a presença de Tiago Ganhão da Cinemateca Portuguesa.

 

  

 
Please reload

Édi Kettemann

O Édi é uma pessoa muito curiosa, que se interessa por tudo aquilo que vê. Adora observar pessoas, os seus movimentos e interacções. Este é provavelmente o principal motivo que fez despertar nele, já desde pequeno, a paixão pelo cinema, teatro, pela escrita e fotografia. De formação engenheiro electrotécnico, algo que lhe deu a oportunidade de viver em diferentes países, interagir com diferentes culturas e familiarizar-se com várias línguas, dedica-se à cultura e à educação. Vive em Berlim desde 2016.

Please reload

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved