MAGAZINE

Sapatos “Made in Portugal” em Berlim

Stand Standfor Panorama Berlin · Foto © Luis Bompastor

Não é novidade que o calçado Português tem ganho credibilidade no âmbito internacional nos últimos anos, com marcas estabelecidas nos mais variados países do mundo – um deles a Alemanha. 
Também não é novidade que as feiras de moda estão na moda – e em Berlim talvez mais do que em qualquer outra cidade da Europa. A propósito das feiras internacionais de moda mais importantes da cidade – a Panorama Berlin e Premium Berlin, que tiveram lugar de 17 a 19 de Janeiro – a Berlinda esteve em contacto com várias marcas portuguesas que vieram à capital alemã apresentar os seus produtos, muitas delas já não pela primeira vez. As marcas portuguesas são impulsionadas pela APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, que tem investido na afirmação da imagem do calçado “Made in Portugal” com o objetivo de impor Portugal como “referência internacional da indústria do calçado com base na produção própria”. 
A Alemanha é, aliás, um mercado bastante apetecível para as marcas portuguesas que, regra geral, apostam forte na exportação dos seus produtos.
Na Panorama Berlin, feira que se propõe a expor as mais importantes tendências de moda da próxima estação, estiveram marcas como a Nobrand, a Felmini ou a DKODE, todas já estabelecidas a nível nacional e internacional e com vários anos de mercado.  Nomes mais recentes no mercado do calçado também marcaram presença na feira – é o caso da Softwaves (fundada em 2010) ou da Standfor (fundada no ano de 2015). 
Na visita aos stands das marcas, a Berlinda assistiu ao enaltecimento da qualidade da indústria sapateira em Portugal.
Já a Premium Berlin, que se posiciona no segmento alto/luxo, mostrou Lemon Jelly, Bernardo M., Catarina Martins ou Exceed Shoe Thinkers. 
A Berlinda teve a oportunidade de trocar algumas impressões com a Lemon Jelly e a Catarina Martins, que nos confirmaram a aposta forte no mercado alemão.
Lemon Jelly
Marca de sapatos pertencente ao grupo Procalçado, que tem na sua origem a experiência de mais de 40 anos no mercado de calçado a desenhar e fabricar solas injectadas para marcas em todo o mundo.
“O nosso calçado sabe ao mais doce dos doces: é como uma explosão de gelado, gomas, rebuçados e chupa-chupas.”
Berlinda: Podemos encontrar os sapatos Lemon Jelly nas lojas físicas em Berlim ou apenas online?
Sales Manager Lemon Jelly: Sim, a Lemon Jelly vende em várias lojas em Berlim e também está disponível em revendedores de calçado como a Goertz.
B: Porque vieram à Premium Berlin? O que esperam desta feira?
LJ: Viemos mostrar a marca, estabelecer-nos na Alemanha e ganhar visibilidade entre os nossos clientes internacionais.
B: O que acha que esta feira tem de especial?
LJ: O posicionamento (sector de moda e artigos de luxo): é o ideal para o nosso produto.

 

Catarina Martins
Catarina Martins, criada em 2003, marca de calçado que alia o conforto à qualidade dos materiais utilizados no fabrico dos seus produtos. É uma marca do norte de Portugal, que se orgulha e valoriza as raízes e tradições de décadas de experiência artesanal da região.
“Life is too short to take a nap”
Berlinda: Porque vieram à Premium Berlin?
Representante Catarina Martins: Queremos focar-nos mais na Alemanha e aumentar as vendas cá.
B: O que tem esta feira de especial?
CM: Boa mistura de outras marcas de calçado e uma boa base de clientes
B: O que acha da cidade de Berlim?
CM: Parece-me a cidade mais latina da Alemanha uma vez que não é tão organizada como a maioria das cidades alemãs.
Please reload

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved