MAGAZINE

Pequeno-almoço à portuguesa: galão e croissants fresquinhos

Maria-Grácia Guimarães

Fotos: Esquerda - Antiga padaria da RDA é hoje um café português e grego. Direita - Pastelaria portuguesa para o lanche © Daniela Franzisi

Para ele, o pequeno-almoço começa logo à meia-noite. Georg Andreadis põe  diariamente no próprio forno pãezinhos, croissants e toda a sorte de bolinhos. As pastas indiferenciadas que lhe vão parar às mãos transformam-se em massas finas,  ganham forma e vão ao forno até ficarem estaladiças. Amêndoas, sêmola, açúcar refinado, passas ou chocolate – é longa a lista dos ingredientes para se fazer a pastelaria típica portuguesa e grega.

 

Os primeiros clientes chegam às 7h30 da manhã. Sejam clientes habituais ou de passagem, na Bekarei há três tipos de pessoas que compram aqui o seu pequeno-almoço e, dependendo do tempo, que ficam para saborear um café e bolinhos.

O pequeno-almoço To-Go

Os mais apressados fazem os seus pedidos diretamente ao balcão cheio de coisas tentadoras. Muitos são clientes habituais, que pedem já só com um breve apontar de dedos aquilo que querem levar hoje da vitrina. O prato preferido de muitos são os croissants de massa lêveda ou os pãezinhos frescos, que são levados diretamente para um pequeno-almoço na rua ou em casa.

 

O pequeno-almoço ao balcão

Quem tiver um pouco mais de tempo para tomar o pequeno-almoço com a Paula e o Georg faz o seu pedido ao balcão e por aí fica a comê-lo. Na Alemanha, o comer ao balcão é coisa que só se conhece dos quiosques. Na Bekarei, os clientes já se habituaram a esta forma típica do sul de tomar o pequeno-almoço encostados à montra, como se fizessem um piquenique de pé. Muitos dos clientes fixos chegam mesmo a sair mais cedo de casa para ter tempo de tomar o pequeno-almoço ao balcão da Bekarei, antes de irem para o trabalho.

 

O pequeno-almoço saboreado à mesa

Para aqueles que têm bastante tempo, há 40 lugares sentados (também na esplanada, mesmo nos dias de frio, com uma manta) para se saborear o pequeno-almoço com toda a calma. Quem ficar lá dentro pode naturalmente ir vendo o balcão, e talvez decida experimentar um ou outro dos muitos pastéis doces. Petiscar é aqui definitivamente um prazer. Quem quiser pode ainda ler o jornal ou folhear uma revista.

 

Um grande pequeno-almoço

Quem quiser um pequeno-almoço à portuguesa mais substancial, pode pedir uma tosta mista ou uma torrada. Fatias grossas de pão de forma, mas também croissants ou pão rústico, vão com o queijo e o fiambre para a torradeira das sandes. Dependendo do gosto, pode acompanhar-se bebericando as mais variadas especialidades de café portuguesas ou gregas, como por exemplo o frappé.

Onde antes era o leste é agora o sul

Há 120 anos que existe neste lugar do Helmholtzkiez uma padaria-pastelaria. A chamada “Ostalgie”, ou nostalgia pelo charme da antiga RDA, convida a entrar e saborear sem pressas. Foi um casal grego-português que ficou com a antiga padaria alemã, e trouxe assim ao local os sabores do sul.

 

A Bekarei existe há seis anos e a ideia surgiu graças ao apego do par luso-grego pela própria comida regional. O amor pelo sul é uma característica partilhada com muita da sua clientela, pois independentemente de serem clientes habituais ou caras novas, muitos saboreiam aqui a pastelaria fresca “porque se sentem como se estivessem em férias”, diz Paula, a dona do estabelecimento. Quem quiser comer um pedacinho do sul, tem de vir aqui fazer uma visita.

Texto: Daniela Franzisi

Bekarei

Dunckerstrasse 23

10437 Berlin

Please reload

Daniela Franzisi

fez o curso de Sociologia, Ciências de Comunicação e Germânicas na Universidade de Trier. Fez um intercâmbio de um ano na Universidade Nova de Lisboa, onde estudou Literatura Portuguesa e  também Jornalismo Televisivo (com José Rodrigues dos Santos). Atualmente vive em Berlim e trabalha como jornalista de televisão. Domina o inglês, francês, italiano e português, e encontra-se a aprender o romeno.

Please reload

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved