MAGAZINE

Bau & Kapa - música de Cabo Verde em Berlim

Foto © Copyright Helder Dias

O Concerto de Bau & Kapa teve lugar a 29 de Setembro na Apostel Paulus Kirsche em Berlim. Foi a primeira vez que a banda de Cabo-Verde se apresentou em palco na Alemanha. 

O editor da Berlinda Édi Kettemann esteve no concerto e conta-nos como foi:

 

A noite está agradável e puxa a um pé de dança. Porém, em vez de um baile com ritmo cabo verdeano, acompanhado do odor salgado do mar, tem-se o concerto dos Bau & Kapa na igreja evangélica Apostel Paulus em Schöneberg, diante do olhar sereno de um Cristo íconeficado.


O concerto inicia com um instrumental. Em palco, os ex-músicos de Cesária Évora Rufino Almeida (Bau) na guitarra e cavaquinho e Zé Paris no baixo, e o baterista alemão Markus Leukel fazem aquecer o sangue daqueles que os escutam. Com uma impressionante acústica a encher a sala, vêem-se de imediato os ombros e as cabeças menos envergonhados a mexer ao ritmo das ilhas atlânticas.


Entra em palco Kapa, a voz, delicado, com um gorro a cobrir-lhe a nuca, e senta-se num banco alto defronte ao microfone. Sem tremelear, cumprimenta a audiência em alemão, com um simpático “guten Abend”. Anuncia o nome da primeira música “Remembering Cabo Verde”, uma gentileza que leva a cabo ao longo de todo o concerto.


Alternado entre temas joviais e melodias melancólicas, os Bau & Kapa conquistam o público, quebrando a austeridade eclesiástica; fazendo-o aplaudir, gritar e assobiar de entusiasmo entre músicas, ou mesmo a meio delas, quando já não é possível conter a emoção. Uma emoção que culmina no final, quando o público não os deixa ir embora sem “mais uma!”.

 

  

 
Please reload

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved