MAGAZINE

Uma festa de sorrisos, bolos e postais I Programa de Voluntariado Berlinda

Foto: Cristóvão (ao centro) com os voluntários da Berlinda Ação Social. Foto © Vasco Esteves

Aniversário de criança hospitalizada celebrado com muita alegria!

Há seis semanas, lançámos o repto: pedimos a todos os interessados que escrevessem postais de parabéns ao Cristóvão – uma criança angolana internada num hospital de Berlim, longe dos pais, da família e dos amigos – para lhos entregarmos no dia do seu 12º aniversário. A comunidade internacional ouviu e aderiu em peso: recebemos cerca de 400 postais de todo o mundo (Alemanha, Portugal, Brasil, Luxemburgo, França, Suíça, Espanha e muitos outros… até mesmo da  Ilha da Reunião!)

Ficámos muito comovidos e sensibilizados com as mensagens recebidas. Houve quem decorasse os postais com autocolantes e pequenas bijutarias; outros postais mostravam figuras em 3D; outros ainda tinham jogos e passatempos incluídos no próprio postal. Para além disso, tivémos a surpreendente participação de escolas inteiras, da França e do Brasil, cujos alunos enviaram desenhos endereçados ao Cristóvão, contando histórias e convidando-o a visitar a escola quando estivesse recuperado.

O aniversário do Cristóvão não poderia ter corrido melhor. Os voluntários da Berlinda Ação Social – naturais da Alemanha, Angola, Brasil e Portugal – reuniram-se e foram em peso ao hospital, munidos de bolos, presentes, balões e claro, dos postais.

Preparámos uma grande mesa de festa, pusémo-nos a postos, e demos o sinal para que uma enfermeira fosse buscar o Cristóvão ao quarto.

E lá veio ele… e encontrou-nos todos juntos – as caras que ele tão bem conhece desde novembro, mas que nunca tinha visto ao mesmo tempo – a cantar-lhe os “Parabéns a Você” em português! A carinha de surpresa e a emoção do menino seriam já de si suficientes para motivar, se assim fosse necessário, mais, e mais, e mais visitas.

Visivelmente feliz, o Cristóvão abriu os presentes, quase dando saltos de alegria. E ficou incrédulo quando viu os postais: mas estes postais são para mim?, disse desconfiado. Explicámos-lhe que 400 pessoas no mundo inteiro estavam a pensar nele e a desejar-lhe muita força. E começámos a ler alguns postais… olha este, aqui mais um, e outro ainda, e este também… e logo o Cristóvão começou: mas este vem do Brasil?!! e este tem um esquilo a três dimensões!!! E este tem uma girafa, e agora – hop!, são muitas girafas, vejam só! A alegria do Cristóvão e os muitos sorrisos com que nos brindou deu-nos o maior conforto que poderíamos ter tido.

O magazine Berlinda agradece a todos aqueles que contribuíram para que este dia fosse de facto inesquecível. Obrigado aos voluntários, que dedicam tempo precioso das suas vidas fazendo um acompanhamento ininterrupto, humano e desinteressado às crianças, apesar das dificuldades; a todas as 400 pessoas que escreveram um postal e o puseram no correio, dando voz a tantos e tantos desejos ternos e maravilhosos para o Cristóvão; à equipa do hospital, que nos apoiou na realização logística de toda a festa; e a todos os que nos enviam mensagens de solidariedade e apoio, e que nos ajudam a levar este programa para a frente.

 

O Cristóvão é uma das crianças que beneficia do Programa de Ação Social - voluntariado do magazine Berlinda: um programa de visitas semanais, regulares e ininterruptas a crianças de língua portuguesa hospitalizadas em Berlim e Brandemburgo, em curso desde novembro de 2012. Estas crianças não falam alemão, têm problemas médicos graves e passam vários meses longe dos pais, da família e dos amigos. Muitas estão todo o dia sozinhas no quarto do hospital, sem entenderem sequer que tratamentos, injecções e operações lhes vão ser administrados. Em maio iremos receber mais duas crianças e precisamos de mais voluntários.

O magazine Berlinda.org apela a todos os falantes de português a que dêm um pouco do seu tempo para aliviar a vida destas crianças. Junte-se a nós!

CAMPANHA TEMPO E LIVROS 

NOTA: Tanto a cara do Cristóvão como a dos demais menores de idade foram retiradas das fotos por uma questão de proteção de privacidade. Agradecemos a compreensão dos leitores.

 

 

  

 
Please reload

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved