MAGAZINE

Casos de sucesso da comunidade de Língua Portuguesa em Berlim | Documentários Berlinda
Foto: © Berlinda.org
A Berlinda apresenta os documentários da série “Casos de Sucesso da Comunidade de Língua Portuguesa em Berlim”.
Trata-se de uma série de pequenos minifilmes sobre empresas, pessoas e instituições de relevo da comunidade de língua portuguesa em Berlim, utilizando linguagem visual moderna e convidativa. É uma iniciativa da Berlinda – associação registada de utilidade pública e sem fins lucrativos, para divulgação cultural e o apoio social à comunidade de língua portuguesa em Berlim. Pretende contribuir para a divulgação da cultura e do empreendedorismo em Língua Portuguesa em Berlim, transmitindo uma imagem positiva da comunidade e potenciando, através do bom exemplo, a multiplicação de casos de sucesso, evidenciando o papel da comunidade de língua portuguesa no país de acolhimento.
Nesta primeira fase, entre setembro e dezembro de 2014, foi possível realizar quatro documentários, mas o projeto pretende ter continuidade e abarcar mais uma série de espaços e projetos interessantes que se enquadram nos mesmo objetivos.
Os minifilmes foram realizados por Daniel Neves, conhecido do grande público como diretor de fotografia do filme “José e Pilar” e como autor dos vídeos dos Dead Combo. Foi uma honra e um prazer para a Berlinda trabalhar com este grande profissional!
Os primeiros quatro filmes falam dos seguintes casos de sucesso:
BEKAREI: Padaria portuguesa vencedora do prémio “melhor padaria de Berlim” da televisão alemã
LES COUSINS FOUS: Bar português no coração de Berlim, sempre repleto de gente e um ponto de encontro tanto de portugueses como de alemães
PAZ D’ALMA / NATAS: loja de design português com uma recém-criada filial especializada na venda de pastéis de nata, tendo os ditos pastéis recebido a distinção de “melhor bolo de Berlim” feita pelo concurso anual de pastelaria de Berlim
D. GONÇALO BOM: loja de vinhos portugueses ligada a projetos sociais
Para a realização de cada um destes filmes foram feitos um guião, uma pesquisa prévia e uma entrevista. As gravações foram feitas por um jornalista, um operador de câmara/diretor de fotografia e um assistente. Além das entrevistas foram ainda feitas gravações em toda a cidade, por forma a ter material visual suficiente para ilustrar e enquadrar os depoimentos.
Produção: Berlinda.org
Edição e imagem: Daniel Neves
Entrevistas: Diogo Vital, Raquel Dionísio
Música: Dead Combo, Orelha Negra, Carlos Bica, Mikado Lab
Assessoria de Conteúdos: Diogo Vital, Raquel Dionísio, Vítor Castro
Coordenação: Fabiana Bravo
Ideia e Concepção: Inês Thomas Almeida
Apoios: Embaixada de Portugal em Berlim, DGACCP – Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, finke | production
Agradecimentos: S.E. Embaixador de Portugal Luís de Almeida Sampaio, António Albuquerque Moniz, Britta Moench-Pingel, Heide Waechter-Akkus, Jakob Finke, Licinia Thomas Almeida, Mónica Lisboa, Paulo Almeida, Rosa Isabel Campizes, Sarah Thomas Almeida, Svenja Länder, à equipa e aos leitores da Berlinda.
Agradecimento especial: aos músicos e grupos Dead Combo, Orelha Negra, Mikado Lab e Carlos Bica, pela gentil autorização de utilização das suas canções.

Ines Thomas Almeida
Inês Thomas Almeida nasceu na República Dominicana e cresceu em Portugal como bilingue e com dupla nacionalidade. Mudou-se para a Alemanha para estudar Canto na Escola Superior de Música e de Teatro de Rostock. Alguns anos depois de se instalar em Berlim, criou o magazine online Berlinda, e, mais tarde, o Festival Berlinda.