MAGAZINE

Café Juli’s – um cantinho português em Prenzlauer Berg

Maria-Grácia Guimarães

Fotos: Esquerda - Café Delta. Direita - Café Juli's © Café Juli's

Existe em Berlim-Prenzlauer Berg desde maio de 2012 um pequeno café português, em cujo espaço verde, no verão, se podem apreciar as especialidades do país à beira mar plantado. O café  pertence aos jovens gastrónomos Juliane (de 26 anos) e Mike (de 28 anos). O casal viajou durante muito tempo por Portugal inteiro, onde ambos aprenderam a amar e conhecer as especialidades regionais do país, que decidiram trazer consigo para Berlim.

BERLINDA: Vocês são ambos berlinenses. Como nasceu a vossa ligação a Portugal?  

CAFÉ JULI’S: Em 2011 fizemos uma longa viagem por Portugal e apaixonámo-nos pela paisagem, pela vida, pelas pessoas e pelas especificidades culinárias do país. Nós vivemos nos mais variados locais em casa de portugueses, e aprendemos bastante sobre a vida e a cultura portuguesas.

Em todo o lado procurámos aprender mais sobre os segredos culinários: aqui o gosto do café, ali o do vinho, a arte de fazer pão, as especialidades de queijos e enchidos… tudo isso espelha a cultura do país, e a nós, enquanto pessoas especializadas na restauração, impressionou-nos muito.

B: A ideia de abrir um café português nasceu então durante a vossa estadia em Portugal?

CJ: De certa maneira, sim. Nas grandes cidades como Lisboa e Porto existem por toda a parte os “quiosques”, que são pequenos pavilhões em parques ou perto dos parques, nos quais se vende café, vinho, licores ou pastelaria. Originalmente queríamos era fazer em Berlim um quiosque deste género. Esta ideia está presente até no nosso logotipo. Infelizmente não houve até à data qualquer possibilidade de a realizar, devido às muitas burocracias berlinenses, e  por isso decidimos abrir antes um pequeno e acolhedor café.

B: Sendo Berlim uma cidade conhecida por ter uma oferta enorme em termos gastronómico, qual é a particularidade do Café Juli’s?

CJ: As especialidades culinárias de Portugal são pouco conhecidas em Berlim. Muitas pessoas conhecem das férias o pastel de nata, o galão ou o vinho verde. Estes produtos até se podem encontrar em vários locais da cidade. Mas nós somos o primeiro café em Berlim com uma vasta oferta de pastelaria portuguesa. Fazemos nós próprios muitos dos bolos segundo receitas antigas, como por exemplo o bolo lêvedo. As especialidades de café são todas preparadas com o café Delta Ouro original. O toque achocolatado, o creme e a intensidade do café são elementos tidos em grande conta pelos nossos apreciadores de café. Temos também uma oferta requintada de pequenos-almoços com queijo e enchidos, mel e doces das mais distintas regiões de Portugal, e os vários tipos de regionais de pão para acompanhar. E para os apreciadores de vinho, Portugal – e o Café Juli’s – tem preparadas muitas boas surpresas…

B: Vocês próprios afirmam que a culinária portuguesa é pouco difundida em Berlim. Já em Hamburgo ela está muito bem estabelecida, por exemplo no “Bairro português”, e funciona muito bem. Vêem no vosso nicho de mercado muito potencial, ou antes dificuldades em se estabelecerem?

CJ: Um pouco das duas coisas…talvez agora no início encontremos sobretudo mais dificuldades, pois orientamo-nos para um produto que as pessoas não conhecem. A maior parte dos nossos clientes vêm até nós porque querem comer o famoso “pastel de nata” ou o “galão”. Tudo o que é novo, vem só depois e com alguma cautela. Mas como recebemos constantemente um bom feedback em relação à nossa oferta, acreditamos que no futuro isto terá um forte potencial em relação a outros cafés. Nós temos especialidades que não existem em toda a parte nesta cidade.

B: Quais são os vossos planos para o futuro?

CJ: O mais importante é estabelecermo-nos em Berlim como café português, e passar a palavra sobre os nossos bolinhos, pastéis e demais especialidades.

Queremos fazer também concertos de música ao vivo uma vez por mês.

E quem sabe… talvez encontremos ainda um pequeno terreno à venda perto de um parque, onde possamos fazer o “Quiosque Juli’s”.

 

O Café Juli’s celebra na terça-feira, dia 30 de abril a partir das 17h até open end o seu 1º aniversário.

Haverá uma festa com um pequeno palco ao ar livre com concertos ao vivo – por exemplo, do duo português Lavoisier. Também haverá um churrasco, cerveja e bebidas frescas.  

 

Café Julis

Metzer Straße 21

10405 Berlin

Please reload

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved