MAGAZINE

Berlinda vence projeto de cooperação europeia

Foto: © Erasmus +

A Berlinda, juntamente com mais quatro associações europeias sem fins lucrativos, venceu uma candidatura do programa Erasmus + para um projeto de cooperação estratégica da Comissão Europeia!

 

 

O PROJETO:

A ideia partiu da Conexão Lusófona, a mentora do projeto. Durante o ano de 2015, iremos trabalhar no projeto COMPASS – Lusofonia Europeia, uma candidatura conjunta de cinco associações, que tem em vista:

- o mapeamento de todas as organizações lusófonas no espaço europeu

- a criação de uma rede/plataforma para a divulgação e fortalecimento destas organizações

- a realização de um documentário e de uma publicação, com recomendações e contributos para a posterior criação de um plano estratégico de afirmação da Lusofonia na Europa.

PARCEIROS:

As associações parceiras que irão trabalhar neste projeto conjunto são:

 

A Conexão Lusófona (CL) – Associação Juvenil, foi criada em Julho de 2009 e tem como intuito o desenvolvimento de projetos multiplicadores e inclusivos que envolvam a juventude e estimulem a interculturalidade num contexto lusófono, europeu e global. Pretendemos incentivar os jovens a refletirem e a incorporarem o tema da “unidade na diversidade”, um valor comum quer à Europa, quer ao espaço lusófono, atuando nas áreas da Cultura, Comunicação, Educação, Empreendedorismo, Política e Relações Internacionais. Em 2011 e 2012 a Conexão Lusófona arrancou oficialmente com as sua atividades depois de um grande esforço na procura pelos primeiros apoios. O programa Juventude em Ação foi um dos parceiros da Conexão Lusófona nestes primeiros passos. 2011 e 2012 foram anos de organização de debates e conferências, de um festival de juventude e cultura (que na última edição contou com 5000 pessoas) e de vários outros eventos que lançaram a Organização a nível nacional. O ano de 2013 foi um ano de amadurecimento de projetos anteriores, do arranque da construção do novo portal da Conexão Lusófona, da preparação para uma ação cada vez mais internacional e da afirmação da Conexão Lusófona enquanto ator chave para o diálogo estruturado no âmbito da CPLP.

 

Bomdia.lu é uma plataforma de informação com base numa estrutura associativa e o primeiro site internet de informação a servir a comunidade portuguesa do Luxemburgo e um dos pioneiros nas comunidades portuguesas no mundo, criado em 2001. O bomdia é líder na publicação internet em língua portuguesa no Luxemburgo e na Grande Região (regiões fronteiriças do Grão-Ducado do Luxemburgo: França, Bélgica e Alemanha e que representam uma população total de mais 11 milhões de pessoas) através do portal principal – bomdia.lu – mas ainda com o bomdia.be, bomdia.fr, bomdia.eu, a rádio em linha bomdia.fm, a web TV em bomdia.tv, e finalmente o domínio internacional bomdia.net. Em 2013, o site Bomdia.lu viu o número de visitantes aumentar 10%. Na rede social Facebook, o grupo BOMDIA gere várias páginas que totalizam cerca de 35 mil seguidores: Bomdia.lu, Bomdia.fm, Bomdia.tv, Emprego.lu e o grupo Portugueses no Luxemburgo.  Entre os membros e colaboradores do grupo contam-se jornalistas e repórteres fotográficos com experiência profissional em publicações tais como Expresso, Diário de Notícias, Sábado, Diário Económico, Record, Jornal de Notícias ou RDP. O grupo conta ainda com técnicos em IT e “webmasters” entre os mais criativos e reputados do mercado luxemburguês. O Bomdia.lu asbl é a única organização de comunicação social em língua portuguesa no Luxemburgo totalmente independente de grupos económicos, políticos ou de “media” locais e dirigido apenas por portugueses e lusodescendentes de nacionalidade luxemburguesa. Em conformidade com os seus estatutos, todos os meios do grupo BOMDIA publicam segundo uma estrita independência política, ideológica e religiosa, seguindo um princípio essencial: informar e entreter em língua portuguesa.

 

A “Inquietudo – Plataforma para Artes e Cultura Cinematográficas Contemporâneas em Língua Portuguesa” é uma associação sem fins lucrativos criada em Abril de 2014 em Viena, Áustria, com o objetivo de promover o cinema em língua portuguesa na Áustria. A Inquietudo afirma-se como um fórum transnacional para os cineastas de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau, assim como todos aqueles cineastas cuja obra tenha uma ligação inequívoca com a língua portuguesa e o espaço lusófono. A Inquietudo é também uma base para cooperações no campo do cinema enquanto arte e cultura entre a Áustria e a CPLP. A principal atividade da Inquietudo consiste na organização de um festival de cinema anual a ter lugar na cidade de Viena, onde se projetarão longas-metragens documentais e de ficção que tenham tido uma data de estreia nos últimos três anos anteriores à realização do festival. A curadoria e programação do festival são realizadas segundo os critérios de diversidade, valor artístico e inclusão de géneros. Através de diversas atividades paralelas, como debates, concertos, workshops, performances, estimular-se-á o diálogo intercultural entre público e cineastas de Viena e de todo o espaço lusófono. A primeira edição terá lugar em abril de 2015. A equipa da Inquietudo é composta na sua maioria por portugueses residentes em Viena, com competências variadas que abrangem a área do cinema, tanto na sua vertente criativa e de produção como na sua vertente cultural e académica, da linguística e tradução/interpretação, da gestão de projetos e organização de eventos, da ilustração e desenho gráfico, da programação web, da arquitetura, da dança, e da música.

 

A Zarpante é uma empresa de crowdfunding e agenciamento, dedicada a projetos artísticos, sociais e ou culturais oriundos de países e comunidades lusófonas. Enquanto empresa, está registada em Portugal mas os seus dois sócios-gerentes residem na França (Paris). Desta forma, os seus serviços de agenciamento e marketing cultural focam-se por isso naquele território. O financiamento coletivo (ou crowdfunding) é o ato de arrecadar dinheiro, em troca de recompensas, para realizar projetos por meio da agregação de múltiplas fontes de financiamento: amigos, família, fãs, empresas, associações, entre outros. É uma nova tendência mundial para financiar projetos de diversas naturezas. Graças ao financiamento coletivo, cada vez mais pessoas e organizações poderão concretizar os seus projetos democratizando assim o empreendedorismo e acesso ao financiamento que muitas vezes trava a atitude empreendedora. Por outro lado, na área do agenciamento, o Zarpante trabalha com artistas de todas as áreas (música, dança, teatro, artes plásticas…) atuando igualmente como consultor na área do Marketing Cultural fundamentalmente no mercado francês.

 

Berlinda: A Berlinda (Freunde von Berlinda e.V.) é uma associação privada de utilidade pública sem fins lucrativos, destinada à divulgação das culturas dos países de língua portuguesa em Berlim, e ao apoio e integração da comunidade de língua portuguesa em Berlim. Os objetivos são fomentar a compreensão e o conhecimento da cultura dos países de língua portuguesa; incentivar o diálogo e o intercâmbio cultural entre a Alemanha e os países de língua portuguesa; apoiar os emigrantes de língua portuguesa em Berlim, que por razões físicas, psicológicas ou sociais precisem de ajuda; Promover a integração dos emigrantes de língua portuguesa em Berlim.

Em 2012 realizámos o FESTIVAL BERLINDA; um festival cultural de um mês de duração, que trouxe ao palco em Berlim importantes nomes da cena artística dos países de língua portuguesa, nas áreas da Literatura, Música, Cinema e Artes Visuais, como José Eduardo Agualusa, Sérgio Tréffaut, Diana Andringa, Aline Frazão, Pedro Pimenta (Dockanema), entre muitos outros. O Festival Berlinda teve 17 eventos em 4 semanas, incluindo exposições, concertos, debates e mostras de cinema, alcançou um total de 3000 espectadores e contou com o patrocínio de 24 entidades e instituições de 4 países diferentes. Em 2013 iniciámos a série NOITES DA BERLINDA, que cada 2 meses leva ao palco em Berlim diferentes manifestações culturais dos países de língua portuguesa. Convidamos sempre artistas de pelo menos dois países diferentes (de língua portuguesa) e de duas áreas culturais diferentes. Para além disso, desenvolvemos desde 2012 um programa BERLINDA AÇÃO SOCIAL de apoio à comunidade de língua portuguesa em Berlim. Nele se inclui uma página web informativa com todo o tipo de informação útil aos emigrantes de língua portuguesa (como e onde procurar emprego, primeiros passos na burocracia, lista de médicos que falam português em Berlim, onde procurar casa, escolas e creches bilingues, como calcular os impostos na Alemanha, entre inúmeros outros tópicos); também um programa de visitas hospitalares regulares e ininterruptas a crianças de língua portuguesa hospitalizadas; atendimento pessoal nas nossas instalações, para aconselhamento e apoio social; realização de cursos permanentes de alemão para falantes de português; realização de workshops vários para a integração da comunidade de língua portuguesa; criação de uma REDE DE TROCAS de serviços, que fomente a entreajuda, a integração e o diálogo com o país de acolhimento. Por fim, criámos e mantemos desde 2011 o magazine Berlinda, que é uma publicação online bilingue português e alemão, que trata da interação cultural entre Berlim e o mundo de língua portuguesa. Os conteúdos são atualizados diariamente, e orgulhamo-nos de contribuir ativamente para um melhor conhecimento das culturas dos países de língua portuguesa por parte do público alemão, e também para um maior entrosamento das próprias comunidades de língua portuguesa em Berlim. Tendo começado do zero, o magazine conta hoje com 17.000 leitores e 34.000 visitas/mês.

 

Para a realização do projeto, estão previstos três grandes encontros: um Kik-Off Meeting em fevereiro de 2015 em Lisboa, um Encontro Intermédio em Viena, e um Encontro Final de avaliação no Luxemburgo.

OBJETIVOS:

Este projeto tem como principal objetivo dar o pontapé de saída para o estabelecimento de uma Plataforma de Associações/Organizações europeias que trabalhem no âmbito da promoção da Lusofonia no espaço europeu, que se materializará e se baseará numa plataforma digital que permita o intercâmbio, a partilha de boas práticas e conhecimento e iniciativas diversas.

O projeto terá como resultado o aumento da troca de experiências e conhecimentos entre associações que trabalham o tópico da lusofonia no contexto europeu, com o consequente aumento das sinergias e da cooperação para projetos futuros entre as organizações parceiras e também entre as associações que serão identificadas através do mapeamento.

Com todos estes mecanismos visa-se promover cada vez mais a discussão sobre as temáticas atuais relacionadas com a  Lusofonia e a Europa, como por exemplo as questões da integração, cidadania, participação democrática, multilinguismo, etc.

Acreditamos que este projeto contribuirá em grande medida para uma maior divulgação e promoção da língua e culturas lusófonas no contexto europeu, bem como mais, melhores e mais eficazes meios de veiculação dessas mesmas culturas e reconhecimento do seu papel na construção do projeto europeu.

Estamos radiantes por estar em tão boa companhia e temos a certeza de que este será um excelente projeto, que trará muitos frutos para o futuro.

E agora… é arregaçar as mangas e trabalhar!

 

  

 
Please reload

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved