MAGAZINE

Roteiro de Berlim segundo Monica Besser

Maria-Grácia Guimarães

Fotos: © Berlinda.org

Dona de uma voz forte e personalidade marcante, aos 14 anos Monica Besser já encantava na cena musical carioca. Em 2005 lançou o seu álbum de estreia que ficou conhecido (não só mas também) pela faixa “Vem Pra Ficar”, a trilha sonora da novela da TV Globo “Beleza Pura”.

Em 2008, a artista brasileira mudou-se para Espanha (Barcelona), mas rapidamente absorveu a cidade ao máximo e “queria mais”, conta. Na decisão de vir para Berlim, em 2010, pesaram dois fatores: «os meus avós são alemães e a Alemanha é a mãe de muitas áreas. Decidi vir para Berlim por ser uma capital cultural do mundo e um lugar onde senti que ia ter oportunidade de mostrar o meu trabalho, ainda que seja difícil sobressair e encontrares o teu espaço aqui, devido à enorme vida artista», justifica.

Mas Monica Besser encontrou-o, despontando, na  Haus der Kulturen der Welt (no Über Lebenskunst Festival 2012). “Fusions Rocks” é título do seu mais recente trabalho totalmente independente. “O Fusions foi gravado em Santa Teresa, Rio de Janeiro, nasce com um conceito 100% acústico e é uma síntese de anos de pesquisas, viagens e intercâmbios culturais pelo Brasil, Nepal e Europa, por isso é uma verdadeira fusão. Sintetiza a minha forma de lidar com a arte ao colocar a música como instrumento vivo da sociedade», contou-nos.

Conheça as sugestões que a artista brasileira deu à Berlinda e descubra alguns dos sítios que vale mesmo a pena conhecer em Berlim.

Moradas:

Il Pane Quotidiano

Esquina da Kreuzbergstraße / Großbeerenstraße

10965 Berlin

Vitoriapark

Kreuzbergstraße

10965 Berlim

Heimlich Café Bar im Ballhaus Naunynstrasse

Naunynstraße 27

10997 Berlim

Forum Brasil

Möckernstraße 72

10965 Berlim

Café do Brasil

Dudenstraße 2

10965 Berlin

Mauerpark

Gleimstraße 55

10437, Berlim

(Fonte: Monica Besser; Texto e entrevista: Fabiana Bravo)

Please reload

Fabiana Bravo

Nasceu na ilha Terceira, Açores, em 1987. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Técnica e Mestre em Novos Media e Práticas Web pela Universidade Nova de Lisboa, vive e trabalha em Berlim desde maio de 2014.

Please reload

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved