MAGAZINE

ASPPA: Associação dos Pós-Graduados Portugueses na Alemanha
Foto: ASPPA
A ASPPA, Associação de Pós-graduados Portugueses na Alemanha, é uma organização independente e sem fins lucrativos, fundada no verão de 2012, para representar, promover e defender os interesses de estudantes, investigadores e trabalhadores pós-graduados portugueses na Alemanha.
No âmbito do Festival Berlinda em 2012 houve um encontro de networking para contactos com empresas alemãs, no qual a ASPPA participou.
BERLINDA: Como é que surgiu a ideia de criar uma Associação que reúna os Pós Graduados Portugueses residentes na Alemanha?
ASPPA: Há já algum tempo que havia uma vontade de criar uma associação desta natureza, à semelhança do que acontece há vários anos e com grande sucesso nos Estados Unidos e no Reino Unido. No entanto, o projeto só começou a tomar forma recentemente, quando um grupo de investigadores de vários institutos berlinenses se reuniu, catalisados pelo grupo Portugueses em Berlim.
Sentíamos que havia a necessidade de criar uma plataforma que reunisse os investigadores portugueses residentes na Alemanha, e estimulasse a interação destes com os universos académicos e empresariais alemão e português.
B: Fala-se hoje muito na fuga de cérebros, ou seja, na emigração em massa de cidadãos altamente qualificados. Em que medida é que este fenómeno contribuiu para a formação da ASPPA?
ASPPA: Devido à atual conjuntura económica que se vive em Portugal há de facto a perceção de que houve um aumento exponencial do número de portugueses com formação superior a optar por sair do país. Neste contexto, a Alemanha é vista como um destino privilegiado devido ao seu dinamismo económico e a um crescente universo de Investigação & Desenvolvimento. Por esta razão torna-se ainda mais imperativa a existência deste tipo de estrutura.
B: Que tipo de atividades é que a vossa Associação se propõe desenvolver?
ASPPA: A ASPPA quer ser acima de tudo nesta fase inicial um espaço de discussão aberto e permeável à contribuição de todos os interessados, na definição dos propósitos e estratégias que melhor se adaptem às pretensões da comunidade.
Pode no entanto delinear-se já alguns objetivos gerais. O que a ASPPA pretende essencialmente é estimular a interação da comunidade pós-graduada portuguesa na Alemanha com os universos académicos e empresariais alemão e português, promovendo assim a mobilidade e a empregabilidade. Isso irá passar muito pela promoção a divulgação dos êxitos e realizações da comunidade pós graduada portuguesa na Alemanha, o que irá fortalecer a posição e influência desta junto da população alemã e luso-descendente.
Para além destes grandes objectivos, queremos que a acção da ASPPA passe também um pouco pelo apoio à integração na sociedade Alemã de novos membros da comunidade pós graduada portuguesa, assim como pela assistência ao seu potencial regresso a Portugal.
B: Quem poderão ser os interessados em fazer parte da ASPPA?
ASPPA: Todos os estudantes de pós-graduação, investigadores e trabalhadores pós-graduados portugueses e luso-descendentes residentes na Alemanha poderão eventualmente tornar-se membros da ASPPA. Até ao momento a iniciativa tem estado restringida a Berlim por facilidade de comunicação. Num futuro próximo pretendemos, obviamente, divulgar o conceito no resto do país.
B: Como é que os possíveis interessados poderão contactar a vossa Associação?
ASPPA: Os eventuais interessados em participar na fase de construção do projeto poderão registar-se na página na internet, que serve como fórum e plataforma integradora de propostas. Também poderão contactar-nos através do e-mail: iniciativa.appa@gmail.com.
Estamos recetivos a sugestões e ideias e contamos com o apoio de todos para a divulgação deste projeto.
Para mais informações sobre a ASPPA, pode consultar a página web ou aderir ao grupo no Facebook.