top of page

NOITES DA BERLINDA

 

As Noites da Berlinda são serões de programação cultural em língua portuguesa que propiciam o convívio, networking e discussão entre os nossos associados, amigos e pessoas interessadas na cultura em português. As Noites da Berlinda são também uma oportunidade para fazer angariação de fundos para a nossa associação. 

28 Novembro 2019

Noites da Berlinda | Especial Música e Literatura

Com o Inverno a bater à porta, é tempo para mais uma Noite da Berlinda, dedicada à música e à literatura.

As Noites da Berlinda são serões de programação cultural em língua portuguesa que propiciam o convívio, networking e discussão entre os nossos associados, amigos e pessoas interessadas na cultura em português. As Noites da Berlinda são também uma oportunidade para fazer angariação de fundos para a nossa associação.


Programa:

- Actuação do guitarrista brasileiro Daniel Marques

Guitarrista do Rio de Janeiro com vários prémios no currículo, entre eles o "Prêmio Maestro Eleazar de Carvalho para Jovens Solistas (2002)", apresentando o concerto para violão de Villa-Lobos acompanhado pela Orquestra Nacional Brasileira quando tinha 23 anos.


Ao longo da sua carreira, tocou e gravou com renomados artistas da música instrumental brasileira como Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Guinga, Carlos Malta, Thiago Amud, Sérgio Krakowsk, entre outros. i,
É actualmente produtor do Brazilian Explorative Music Festival em Berlim e fundou um programa de música brasileira na Global Music Academy (Berlim), onde é professor.

- Actuação da dupla de músicos portugueses André Pontífice & João Clemente

André Pontífice iniciou os seus estudos musicais (violoncelo) na Covilhã.
Em 2006 da entrada na Esmae, Porto, na classe do prof. Jed Barahal, e conclui os seus estudos na Esart em Castelo Branco na classe do prof. Miguel Rocha. Trabalhou e integrou diversas orquestras, master classes com diversos músicos e maestros, mas a sua diversidade musical cedo o levou na busca de novos desafios divergentes da música dita erudita. Slow is possible, Street fight, Salad Ensemble, Golden dark, Coffee and cigarettes, Penicos de prata, Usted, Blue Velvet, Passeio dos Prodígios são alguns exemplos de projectos que integra. Gravou vários álbuns com os seus projectos, tendo também gravado e colaborado com vários artistas. Em 2017 grava o álbum "Moonwatchers" para a clean feed records com Slow is Possible. André Pontífice vive em Berlim na busca de novos desafios musicais.

João Clemente é um músico, compositor e produtor musical português agora residente em Berlim. Guitarrista fundador de grupos como Slow is Possible, Cat in a Bag, Street Fight, Salad Ensemble, Passeio dos Prodígios e Golden Dark conta já com vários álbuns editados pela Clean Feed Records e Jacc Records.

 

- Apresentação de livro de fotos sobre Lisboa "Lisboa – die melancholische Schöne" com Ruppert Günther,

Ruppert é alemão mas está radicado no Brasil. A leitura é acompanhado de música.


Programa sujeito a alterações.

11 Março 2018

Noites da Berlinda | Especial Cinema

No rescaldo da Berlinale, a Berlinda organiza uma noite dedicada ao cinema, em especial às curtas-metragens. Curta convidada - "Cidade Pequena", de Diogo Costa Amarante, vencedor do Urso de Ouro para melhor curta-metragem na Berlinale 2017. 


Programa (em actualização):

- "Cidade Pequena", Diogo Costa Amarante 

- "Castillo y el armado", Pedro Harres

 

- "Sushila by the Sea", Reinaldo Pinto Almeida

- "Patriotska", Tiago Araújo


As Noites da Berlinda são serões de programação cultural em língua portuguesa que propiciam o convívio, networking e discussão entre os nossos associados, amigos e pessoas interessadas na cultura em português. As Noites da Berlinda são também uma oportunidade para fazer angariação de fundos para a nossa associação. 

Sugestões para próximas Noites da Berlinda são muito bem-vindas!


Programa sujeito a alterações.

3 Junho 2017

Noites da Berlinda | Culturas lusófonas

No âmbito do Carnaval das Culturas, a Berlinda apresenta uma noite com várias expressões artísticas lusófonas que terá lugar Sábado, dia 3 de Junho. A partir das 19h no Bar Filmkunst Fitzcarraldo, teremos um programa repleto de música, cinema, pesia e, claro, comida típica! 

As Noites da Berlinda são serões de programação cultural em língua portuguesa que propiciam o convívio, networking e discussão entre os nossos associados, amigos e pessoas interessadas na cultura em português. São também uma oportunidade para fazer angariação de fundos para a nossa associação. Como tal, convidamos todos os participantes a fazerem uma doação à Berlinda no valor que lhes for possível.

 

19.00 - Abertura portas.

Teremos comida típica portuguesa e brasileira com empadas, pão de queijo pastéis de nata, etc.  Teremos ainda os magníficos imans Berlinda, edição especial limitada pela Soulvenirs.

19.30 - Poesia: Denise Pereira - Marioneta Inquieta (Portugal)

20.00 - Música: Sara Serodio (Portugal)

20.30 - Filme: "Porque não sou o Giacometti do sec XXI", de Tiago Pereira. Parceria com a iniciativa A música portuguesa a gostar dela própria(Portugal)

Sorteio de 5 entradas para o After Show & Records Release Party daTropical Diaspora Party Domingo, dia 4 de Junho. 

21.30 - Música: Musgos - Marcelo Vaz (Brasil) e Tiago Margaca (Portugal)

A partir das 23.30 teremos um Dj set oferecido pelo Filmkunstbar Fitzcarraldo com Toby Dope + Martin. 


Programa sujeito a alterações.

26 de abril 2015

Noites da Berlinda | Carnaval das Culturas

 Festa com três bandas ao vivo, muita comida portuguesa, brasileira e vegetariana, mostra de curtas-metragens, workshop de construção de Cabeçudos e muita animação! 

Para preparar o desfile da Berlinda no Carnaval das Culturas, celebrar a Revolução de Abril e conviver em ambiente descontraído e de festa!

 

Programa:

15 – 17h: Workshop “Cabeçudos” - venham fazer Cabeçudos connosco! (adultos e crianças)
17h: Curtas-metragens dos países de Língua Portuguesa, curadoria de Sofia Varino
18h: Filhos da Madrugada (Guitarra, voz e percussão; canções de Zeca Afonso)
19h: Daniel Pereira (Voz & Violoncelo)
20h: Batuque low-fi

A Berlinda participa pela primeira vez no Carnaval das Culturas - o maior evento ao ar livre de Berlim. Iremos marcar presença com um desfile sobre a Língua Portuguesa, tomando por base as figuras dos Cabeçudos, que no Brasil são os Bonecos de Olinda, em Moçambique as Marionetas de Moçambique, e na Guiné Bissau também têm expressão.

Um desfile transversal às várias culturas, em que o centro da diversidade está naquilo que nos torna especiais: a Língua Portuguesa!

Nesta festa procuramos angariar o dinheiro que nos falta para cobrir os custos do material: colas, tintas, pincéis, tecidos, madeiras, etc. A entrada simbólica é de 4 Euros. Crianças e sócios da Berlinda têm entrada grátis.

Quem quiser participar no Workshop de Cabeçudos, das 15 às 17h, só precisa aparecer. Nós teremos as tintas e pincéis, várias cabeças pré-feitas para decorar, e ajudamos com técnicas e dicas. E vamos mostrar os Cabeçudos e Gigantones que já fizemos.

Tragam amigos, apetite e boa disposição! As crianças são EXPRESSAMENTE bem vindas! :-)

Entrada: 4 Euros
Crianças: grátis
Sócios da Berlinda: grátis

Noites da Berlinda
Domingo, 26 de abril de 2015, das 15h00 às 22h00
SODA SALON – KULTURBRAUEREI
Schönhauser Allee 36
10435 Berlim – Prenzlauer Berg
 

12 de novembro 2014

Noites da Berlinda

Programa:

Uma noite de partilha de experiências, dedicada à comunidade de língua portuguesa em Berlim, onde poderá participar com o seu talento especial! Teremos um palco aberto para que possa vir cantar, dançar, fazer um número de magia, um número de comédia, recitar um poema da sua autoria… A sua imaginação é o limite!

Estaremos também a preparar a nossa Festa de Natal e aceitamos sugestões para esta noite de partilha e convívio numa época do ano tão importante. Em português e alemão, naturalmente.

A festa conta com a já habitual animação da DJ Lúcia Vicente!

Uma noite inesquecível, a não perder.

Os portadores do BERLINDA CARD - o cartão que dá descontos nas lojas da comunidade de língua portuguesa em Berlim - têm 10 % de desconto na comida! Ainda não tem o BERLINDA CARD? Encomende já o seu!

Arroz doce ✓ Queijadinhas de cenoura ✓ Folhados de maçã e canela ✓ Bola de presunto ✓ Uma especialidade da República Dominicana: o Sancocho As receitas da venda de comidas revertem para a Festa de Natal dos Portugueses em Berlim 2014

 

 

NOITES DA BERLINDA
Quarta-feira, 12 de novembro 2o14, às 19h00
SODA Salon in der Kulturbrauerei Berlin
Schönhauser Allee 36
10435 Berlim – Prenzlauer Berg

Um evento do magazine Berlinda.org Em cooperação com o SODA Salon der Kulturbrauerei e finke | production Com o apoio do Instituto Camões e Embaixada de Portugal em Berlim

23 de julho 2014

Noites da Berlinda | Festa do Bigode

Programa:

Uma noite de espectáculos e entrevistas com artistas e personalidades da comunidade de língua portuguesa em Berlim.


Para comemorar os casos de sucesso, e festejar com muita música e grande farra. Não faltará a comida típica portuguesa e os cocktails surpresa elaborados de propósito para este evento.
E há prémios para o melhor bigode!

Numa espécie de Talk-Show, vários convidados irão partilhar as suas experiências, alternando as discussões com espectáulos ao vivo de vários artistas portugueses residentes em Berlim. Os Wonderland Charlie com a performance swing “Wanna be Americano” cheia de saltos e acrobacias – os bailarinos já anunciaram que precisam de espaço para fazer aéreos – prometem pôr toda a gente a dançar: O filme ”HOME” fala sobre a geração globetrotter, a que emigra, hoje em Berlim e amanhã em outro lugar, a que muda de país e em todos está bem – estará? Onde nos sentiremos em casa quando envelhecermos? Um documentário de Josephine Landgertiner Forero, em presença da realizadora; e ainda testemunhos de artistas e empresários de sucesso da comunidade portuguesa em Berlim, serão alguns dos pontos altos da festa.

Para animar toda a gente até de madrugada estará a DJ Lucky Lu (aka Lúcia Vicente)

E para deixar toda a gente feliz e de alma lavada, a loja Paz d’Alma irá preparar comida típica portuguesa – doces e salgados estão garantidos!

Convidados:

Joao Paglione e Ruben Alves – Der Magnetmann
Ana Belchior - LATA Berlin Has it
Ana Santos – Paz D’Alma
Mónica Brás, Samuel Bello e Catarina Pinto – Wonderland Charlie
Josephine Landertinger Forero – Home – Documentary Film

As entrevistas são feitas em Português e Alemão – não é preciso saber falar português para celebrar connosco!

Quem levar um  bigode (verdadeiro ou falso, não importa) tem entrada gratuita. E os três melhores bigodes recebem prémios:
- 1 feijoada brasileira para 2 pessoas no Restaurante Butterhandlung
- 2 ampliações em formato grande (50x40cm) de fotos à escolha, feitas pelo Magnetmann

Uma coisa é certa: será uma noite de pura diversão!

Um evento do magazine Berlinda.org
Em cooperação com o SODA Salon e finke | production
Com o apoio do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal em Berlim

 

NOITES DA BERLINDA
Quarta-feira, 22 de julho 2o14, às 19h00
SODA Salon in der Kulturbrauerei Berlin
Schönhauser Allee 36
10435 Berlim – Prenzlauer Berg

16 de Abril 2014

Noites da Berlinda | ESPECIAL PORTUGAL

Programa:

Uma noite de espectáculos e entrevistas com artistas e personalidades da comunidade portuguesa em Berlim. Para comemorar os 40 anos da Revolução dos Cravos, que trouxe a democracia a Portugal, e os 50 anos da Comunidade Portuguesa na Alemanha. Com comida típica portuguesa do Restaurante LATA Berlin Has it, e um cocktail surpresa elaborado pela Berlinda - o ”TUGA  COCKTAIL”, feito especialmente para este evento.

Numa espécie de Talk-Show, vários convidados irão partilhar as suas experiências, alternando as discussões com espectáulos ao vivo de vários artistas portugueses residentes em Berlim. Testemunhos de elementos históricos da comunidade portuguesa em Berlim, emigrantes de décadas, jovens recém-chegados, artistas, cientistas, músicos e activistas, estarão lado a lado para mostrar esse complexo mosaico de gerações e backgrounds, que é a Comunidade Portuguesa em Berlim.

Convidados:

Ângela Relógio – Cientista
Ann Antídote & Lun Ario – Artistas e activistas Queer
Catarina Brazão – Terapeuta
Jorge da Cruz – Artista Plástico
Maria de Lourdes Sessor – ex-directora do Rancho Folclórico
Pedro Jacinto – Guia turístico/Pibea Tours
Teresa Prata – Realizadora
Tiny Domingos – Artista plástico/Galeria Rosalux
Will Furtado – Editor

E os espectáculos ao vivo de:

Alexandre Andrade Jazz Trio
Ângelo Neto e Arthur Guidi - Guitarra
Cátia Almeida Santos – Performance em Andas
Maria Vasconcelos – Atriz
Nuno Henriques – Trombone
Trio Fado - Fado

E depois festa com a DJ Lucky Lu (aka Lúcia Vicente)

Em Português e Alemão

ENTRADA LIVRE!

Os portadores do BERLINDA CARD - o cartão que dá descontos nas lojas da comunidade de língua portuguesa em Berlim – têm direito a 1 Cocktail “TUGA COCKTAIL”* grátis!
Ainda não tem o seu BERLINDA CARD? Encomende já o seu!

*O “TUGA COCKTAIL” é um cocktail com as cores da bandeira portuguesa, criado especialmente para este evento por um Barkeeper profissional de Berlim

 

Um evento do magazine Berlinda.org
Em cooperação com o SODA Salon e finke | production
Com o apoio do Instituto Camões, Embaixada de Portugal em Berlim, 50 Anos da Comunidade Portuguesa na Alemanha, Lata Berlin Has It, Super Ibérico, Associação 25 de Abril, Bausparkasse Mainz

 

NOITES DA BERLINDA
Quarta-feira, 16 de abril 2o14, às 19h00
SODA Salon in der Kulturbrauerei Berlin
Schönhauser Allee 36
10435 Berlim – Prenzlauer Berg

22 de Janeiro 2014

NOITES DA BERLINDA

Programa:

DEBATE / CONVERSA:

Como Berlim é vista pelos seus habitantes de língua portuguesa? Quais são os maiores desafios? E como fazer para manter a sanidade mental no longo e frio inverno? Vários residentes falantes de português, de ocupações, idades e nacionalidade diferentes, irão mostrar as suas diferentes perspectivas.

O público e os oradores são convidados a levar um objeto à escolha (que pode ser um objeto palpável, como um lenço ou uma pedra, ou então algo abstrato como um vídeo, uma música etc.). Cada um fala por que escolheu esse objeto e conta a sua própria história.

Com:
Cláudio Tamele / Café Maputo (Moçambique)
Lúcia Vicente / Lissabonbon Vintage Café (Portugal)
Maria-Gracia Guimarães / SAVVY Contemporary (Angola)

Nilda Bezerra / ex-Botequim Carioca (Brasil) e a fotógrafa Inês David (Portugal).

Idiomas: Português e Alemão

E depois: Música e petiscos dos países de língua portuguesa com o DJ Mc Diamondog (Angola).

 

Nascido em Angola, Diamantino Feijó aliás Mc Diamondog mudou-se para o Brasil com apenas 19 anos e vive desde há vários anos em Berlim. Na Noite da Berlinda, irá presentear o público com a melhor seleção de samba, funk, semba de Angola, kuduro, kizomba, pop português, clássicos, electrónica, morna, coladera, marrabenta, e muito mais.

 

Um evento do magazine Berlinda.org
Em cooperação com o SODA Salon e finke | production
Com o apoio do Café Maputo

 

NOITES DA BERLINDA
Quarta-feira,  22 de janeiro 2o14, às 19h00
SODA Salon in der Kulturbrauerei Berlin
Schönhauser Allee 36
10435 Berlim – Prenzlauer Berg

28-08-2017

6 de Novembro 2013

NOITES DA BERLINDA

A nova série cultural do mundo de língua portuguesa em Berlim.

Programa:

LEITURA- „Despaís“ de Pedro Sena-Lino (Portugal)

E se houvesse um referendo sobre o fim do país – e este ganhasse? O romance de Pedro Sena-Lino mostra um país dependente da ajuda externa, pobre, emigrado, desempregado, envelhecido. Gerido por políticos corruptos, ou líricos sem ligação à realidade, acaba vendido em partes, como depois de uma insolvência. Um romance-provocação.

Segue-se um debate com Daniel Falb (Poeta e tradutor), Samuël Coghe (historiador) e Ruth Tobias (Diretora do Centro de Línguas da FU Berlin)

Leitores: Daniel Houet, Maria João Manso e Pedro Sena-Lino
Tradução: Manuela Sambo

Idiomas: português e alemão

FILME - CABRALISTA de Valerio Lopes (Cabo Verde)

Através de uma imagem visual moderna e impressionante, cheia de efeitos especiais e  muito lirismo, é apresentado neste documentário um dos maiores heróis africanos de todos os tempos: o guineense Amílcar Cabral.

MÚSICA - com o DJ Mc Diamondog (Angola)

E, claro, não faltarão os petiscos dos países de língua portuguesa

 

Um evento do magazine Berlinda.org
Com o apoio da Embaixada de Portugal em Berlim e do Instituto Camões
Em cooperação com o Instituto Ibero-Americano, o SODA Salon e o Afrikavenir e.V.

NOITES DA BERLINDA
Quarta-feira, 6de novembro 2o13, às 19h00
SODA Salon in der Kulturbrauerei Berlin
Schönhauser Allee 36
10435 Berlim – Prenzlauer Berg

Please reload

bottom of page