MAGAZIN

Cinebrasil – 12ª Mostra de Cinema Brasileiro de 26 a 30 de Janeiro

Foto © Gachot Films

O Cinebrasil – Mostra de Cinema Brasileiro – terá lugar de 26 a 30 de Janeiro no Cinema Babylon.
“Nos 12 anos de história do Fesival, podemos orgulhar-nos do público que atingimos, que tem vindo sempre a aumentar” refere o director do Festival, Sidney Martins.
O Festival, na sua 12ª edição, convida a uma viagem pelas diferentes regiões do Brasil e inclui importantes filmes brasileiros, com actores como Glória Pires, Augusto Madeira ou Fabrício Boliveira.  A selecção deste ano inclui filmes como “Nise: O Coração da Loucura”, de Roberto Berliner, “5x Chico” de Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein, Eduardo Nunes, ou “Samba – Martinho da Vila e a Escola de Samba Vila Isabel”, de Georges Cachot. Todos os filmes serão mostrados em versão original com legendas em alemão.
Sidney Martins é claro quanto à sua visão do Cinebrasil: “O meu objectivo não é propagar um determinado estilo de cinema Brasileiro, mas antes mostrar a sua diversidade – a diversidade das histórias, estilos, pessoas e suas formas de vida.”
“Nise: O Coração da Loucura”, de Roberto Berliner (2015) é o filme de abertura e está programado para 20.00 de dia 26 de Janeiro. Com Glória Pires, no principal papel, o filme passa-se durante os anos 40 e conta a história de uma mulher que trabalha num hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro e a sua luta contra o sistema e o modus-operandi dos médicos tradicionais da época.
Sinopse: Depois de liberada da prisão, por ser acusada de comunista, Nise da Silveira retoma seu trabalho numa instituição psiquiátrica no Engenho de Dentro em 1944. Única mulher no corpo médico, ela contesta enfaticamente o regime vigente – de tratamento de pacientes com eletrochoques e lobotomia, condenando-os a uma sobrevida destituída de sentido. Por suas reações, ela retoma o Setor de Terapia Ocupacional, até então restrito a atividades básicas, como varrer o chão.Determinada a transformar a vocação do Setor, a Dra. Nise vence a resistência inicial dos auxiliares e angaria aliados importantes – como Almir, estudante de Belas Artes. Aos poucos, o setor adquire aparência de atelier e ganha também os espaços abertos da instituição. A incorporação de cães e gatos à equipe modificam a relação dos pacientes – consigo mesmos, com os demais, com o ambiente. Entre avanços e recuos, e em guerra permanente com os médicos tradicionais, Nise da Silveira aprofunda seus estudos da teoria Junguiana.
Onde:
Kino Babylon
Rosa-Luxemburg-Str. 30
Programa completo no site do Festival: www.cinebrasil.info
Please reload

Freunde von Berlinda e.V. , Heimstr. 3, 10965 Berlin - info@berlinda.org 

BERLINDA 2019 · All rights reserved